Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Ao Cair da Noite
    Críticas AdoroCinema
    4,0
    Muito bom
    Ao Cair da Noite

    Menos é mais (assustador)

    por Renato Hermsdorff
    Ao entrar na sala de cinema, não espere respostas. Ao Cair da Noite é um filme quase que exclusivamente sensorial. Um suspense de construção de clima que boa parte da audiência pode acreditar que não leve a lugar algum. Mas, acredite: o importante, aqui, não é o destino, mas o percurso em si.

    Dirigido pelo quase desconhecido Trey Edward Shults (do elogiado Krisha, que não foi lançado no Brasil), o longa também conta com roteiro do realizador. E a história é bem simples. Em um mundo assolado por uma ameaça à saúde das pessoas, Paul (Joel Edgerton) vive isolado em uma floresta com a esposa (Carmen Ejogo) e o filho (Kelvin Harrison Jr.) Quando um homem (Christopher Abbott) invade o refúgio deles, claro, perturba a ordem autoimposta pelos anfitriões.  


    Daí que sem reviravoltas rocambolescas, teorias “espertinhas”, nem a tentativa de reinventar a roda (o cinema), o que o diretor faz é se ater a uma escola econômica de contar história, uma espécie de volta ao passado que soa, ironicamente, transgressora para os dias de hoje.

    Da mesma produtora do já cult A Bruxa (A24), It Comes At Night (no original) combina texto, fotografia (escura e úmida), trilha (minimalista e discreta), todos os elementos a favor da dramaturgia. E o resultado é uma atmosfera de constante apreensão – uma espécie de Contágio (o aterrorizante filme de Steven Soderbergh) rural.


    Durante a totalidade da projeção, a impressão que se tem é a de se estar diante de um primeiro ato progressivo e sem fim. Sempre na iminência de que algo aconteça, o perigo rondando, à espreita, não há como desgrudar os olhos da tela. Funciona quase como uma pegadinha para com o espectador. O diretor estabelece uma relação terrorista para envolver psicologicamente a audiência.

    Se o seu coração só dispara na presença de monstros megalômanos animados por computação, serial killers com máscaras esquisitas ou figuras que saltam à luz quando o som estoura, talvez seja melhor optar por outra sala. Ao Cair da Noite é a lembrança de que menos é mais (assustador).
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema

    Comentários

    • Eduardo Rodrigues
      Deploravel
    • cult_movie
      Vai assistir Velozes e Furiosos e similares então...a única coisa que o teu cérebro limitado consegue processar
    • cult_movie
      Merda é você, excremento humano
    • cult_movie
      Isso mesmo, melhor comentário até agora...
    • cult_movie
      E tu é um imbecil
    • cult_movie
      Vai ver Velozes e Furiosos, a única coisa que teu cérebro limitado consegue processar...
    • cult_movie
      Vai assistir Velozes e Furiosos então...
    • Ana Flora Mello
      Pelos comentários parece que todo mundo aqui precisa de uma história com começo, meio e fim, tudo expositivo e explicadinho pra se sentir bem depois. Até parece que a vida é assim, cheia de explicações amarradinhas
    • Cassia Castro.
      Vixe pelos comentarios que li então não vou assistir.
    • Thiago F
      Assisti o filme na esperança que iria ficar bom, que iria ter um pouco de sustos ou que pelo menos iria ter um suspense no final. Mas me decepcionei... filme sem pé nem cabeça.
    • Glenio Lima
      <3
    • Pedro Henrique
      Eu assisti ao filme agora e eu particularmente gostei não é um filme que irei assistir novamente mas não é ruim... eu fiquei tenso e angustiado com toda a situação tomei sustos e gostei da história final é bem interpretativo (SPOILER:Pelo que entendi o garoto saiu a noite para procurar o cachorro o adolescente é sonâmbulo Quando o filme tá no final mostra o garoto caminhando em direção a porta vermelha sem estar doente ele achou o cachorro e o trouxe de volta e contraiu a doença assim a passando para o garotinho no momento em que ele o levou para a cama dos pais, no final deu a entender que todos ficaram doentes o pai e a mãe por terem o contato com o filho eles apenas aceitaram a condição) Não é um filme para qualquer um mas na minha opinião é tão bom ou melhor que aclamado corra! que pra mim é um filme nada demais.
    • Rebeca R
      Filme sem contexto, sem história, sem sentido. Vai entrar pra lista dos piores filmes que já assisti. Se for pra assistir um filme apenas sensorial sem contexto, prefiro andar de montanha russa. Nota ZERO.
    • Magda Amaral
      Filme ruim, péssimo, fraco, lerdo, horroroso, chato...
    • Paulo Oliveira
      Gosto é igual ao cool curti o filme e n sou culto
    • Danielle
      Exato filmaço onde???
    • Danielle
      Filme péssimo acabei de asssitir não entendi o pq das 4 estrelas pelo amor! Não recomendo!
    • Caio Lucas
      Péssimo! Um dos piores filmes que já assisti na vida. Sou cinéfilo e assisto a quase todo tipo de filme e sempre espero ao menos um bom entretenimento. Porém, este filme é sem duvida alguma um experiencia impactante negativa.a ausência de elementos básicos para uma história e o desfecho totalmete vazio revoltam mais ainda.
    • andre
      o nevoeiro tem história. começo.meio e fim esse daí não.
    • Bruno Tonelli
      Concordo que é sensorial... para mim é um filme textura, como a música da banda Sigur Rós... Um pouco difícil de assistir, o clima de tensão e a aflição me fez desejar que acabasse logo, por não querer lidar com essas sensações por isso considero o filme mto bem feito.
    Mostrar comentários
    Back to Top