Últimas Conversas
    • Zero Hora
    • Gazeta do Povo

Almanaque Virtual

por Emmanuela Oliveira

“Últimas Conversas”, imensamente eficaz, deixa ainda mais vivas as lembranças da habilidade maior de Eduardo Coutinho. Dar voz a indivíduos calados e corpo a vivências ocultas. Uma autenticidade que permanece inalterada por mãos corretas, de Jordana Berg e João Moreira Salles.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinemascope

por Frederico Cabala

[...] Coutinho, mesmo cheio de autodesconfiança, mostra uma empatia afinadíssima com os adolescentes. Os personagens se desvelam em filosofias de vida, experiências traumáticas devido ao bullying ou à ausência da figura paterna [...], em diálogos nos quais o diretor é capaz de reduzir a distância de seis décadas.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

A última conversa do filme é com uma criança, com quem Coutinho se encanta [....] Talvez seja uma nostalgia de ancião: a entrevista pouco acrescenta ao longa, a não ser um discurso pleno de real e desprovido de densidade. No geral, o filme é o fecho notável de uma obra invulgar.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

Mas, ainda uma vez, Coutinho conseguiu o milagre. As experiências de vida que se expõem em seguida, ainda que a contrapelo ou mesmo a contragosto, são de uma riqueza extraordinária.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

Revista Interlúdio

por Sérgio Alpendre

"Últimas Conversas" é simples só na aparência: uma sala vazia. [...] Há um contraste entre sua [de Coutinho] voz rouca, cheia de marcas do cigarro e da vida, e as vozes e entonações dos jovens [...]. Entre um e outro, temos um filme tortuoso, que encerra sua carreira dignamente e de maneira desconcertante.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Um documentário de depoimentos sinceros e reveladores, que eram financiados pelos Irmãos Moreira Salles e que faziam descortinar um universo encantador e tocante, até mesmo por sua simplicidade.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Cineplayers

por Heitor Romero

Nunca saberemos o que seria de "Últimas Conversas" se não fosse a morte de Coutinho, mas o produto final só atinge tal beleza e força por conta da soma das circunstâncias em que foi realizado.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cineweb

por Neusa Barbosa

"Últimas Conversas" é um retrato provisório deste novo Brasil, fruto das recentes mudanças sociais, o que bate na tela, nos rostos destes jovens, que falam de bullying, religião, conflitos familiares, abusos, preferências musicais.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Críticos.Com.Br

por Carlos Alberto Mattos

Independente do contexto pós-filme, este é um dos trabalhos mais comoventes e divertidos da obra de Coutinho. [...] Uma surpresa fica reservada para a última entrevista, quando o filme quebra seu padrão [e] deixa entrever o que poderia ser um futuro filme seu, [...] quem sabe mais uma obra-prima.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

Coutinho evitava entrevistar gente que tinha alguma coisa a perder – políticos, pessoas ricas, famosos. Aspirava, talvez, a uma pureza absoluta de diálogo que, acreditava, encontraria apenas na infância, no diálogo com crianças. De certa forma, este filme é como a realização póstuma desse desejo.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

O Globo

por Daniel Schenker

Todas as conversas soam interessantes. Talvez suscitem no espectador a vontade de ouvir os jovens durante mais tempo [...] Realizado em formato próximo ao dos recentes documentários de Coutinho [...] “Últimas conversas” encerra com propriedade uma carreira brilhante.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Edu Fernandes

O longa oferece uma oportunidade para a classe média (o público corriqueiro do cinema) entrar em contato com uma parcela da população que, apesar de majoritária numericamente, é praticamente invisível, muda ou fantasiada no cinema brasileiro.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Zero Hora

por Roger Lerina

O resultado desse trabalho conjunto diz tanto sobre o universo observado – o imaginário da juventude brasileira das classes populares – quanto a respeito do observador. Célebre por seu "cinema de conversação" [...], Coutinho emperra em "Últimas Conversas"...

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Gazeta do Povo

por Cristiano Castilho

Não deu errado. Mas não é um grande Coutinho. [...] "Últimas Conversas" é, de certa forma, uma análise qualitativa da juventude da classe média-baixa brasileira.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo