Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
Em certo momento da projeção, ao explicar a Johnny por que não gosta de ir ao cinema, Paco diz que este “é um troço escuro que você fica lá dentro vendo a vida dos outros em vez de cuidar da sua e perde duas horas da vida”. Pois de minha parte só tenho a agradecer aos responsáveis por esta obra...
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Quarto Ato
por Gabriel Amora
Por último, como disse Don Draper em "Mad Men", a nostalgia é uma pontada no coração muito mais potente que a memória. E o filme, como uma nave espacial, avança e retrocede em busca de um lugar a que ansiamos por voltar. "O Filme da Minha Vida" fala disso, felizmente, de forma muito sincera.
A crítica completa está disponível no site Quarto Ato
Cinema com Rapadura
por Raphael PH Santos
Aliado ao tom episódico, cada minuto de projeção de “O Filme da Minha Vida” demonstra-se útil para entendermos os problemas, as decisões, os personagens (principais e secundários) e a vida simplória naquela cidade pacata e dona de charme marcante...
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin Oricchio
Esse trajeto existencial vem num formato em que a beleza joga papel fundamental. […] Sem ser um feel good movie (filme para se sentir bem) no sentido clássico, "O Filme da Minha Vida" é, como definiu Selton Mello, um presente para o espectador em tempos difíceis. Um bombom.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Cineweb
por Neusa Barbosa
O veterano diretor de fotografia Walter Carvalho materializa visualmente esse passado ao banhar muitas dessas imagens de uma luz dourada ou sépia, como as velhas fotografias de uma juventude sempre revisitada em filmes como este.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Rolling Stone
por Chico Fireman
Mello guarda para si um papel coadjuvante e elege como protagonista Johnny Massaro. É a delicadeza da performance do jovem que dá corpo a uma discussão sobre ausência, herança e missão.
A crítica completa está disponível no site Rolling Stone
Almanaque Virtual
por Ana Rodrigues
“O Filme da Minha Vida” é daqueles longas em que todos os personagens importam, incluindo a pequena trama de um menino que está doido para perder a virgindade. Um filme que conquista a nossa simpatia e mantém nosso interesse constante.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Cinemação
por Cauê Petito
É sintomático que "O Filme da Minha Vida" seja um filme de fã. Uma carta de amor de Mello ao livro, enfim, uma idealização romântica daquelas páginas transposta, despejada – através das belas imagens fotografadas pelo grande Walter Carvalho – para as telas.
A crítica completa está disponível no site Cinemação
Cineplayers
por Francisco Carbone
Dos olhos de Johnny Massaro, por quem o filme é completamente e assumidamente apaixonado, saem a vida que é atribuída aos tantos diálogos expositivos; dos olhos do ator Selton Mello, em trabalho diametralmente oposto ao do roteirista Selton Mello, saem a sabedoria que faltou ao diretor dessa vez...
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
O Globo
por André Miranda
A tradição de uma sociedade patriarcal manda que o filho assuma a liderança da família quando o pai vai embora. É assim na vida e, por reflexo, é assim no cinema; mas com a diferença que o segundo torna possível qualquer justificativa. Daí vem seu encanto.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Observatório do Cinema
por Giovanni Rizzo
"O Filme da Minha Vida" coloca todos pensamentos nessa visão em um processo nada sutil, tudo deve ser mágico e belo, o tempo todo, algo que por muitas vezes torna-se apenas sufocante.
A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
O filme oscila entre o oferecimento de respostas através de silêncios dolorosos, banhados pela luz idealizada para conferir aura de transcendência, e os esclarecimentos por meio de explanações banais. Então, frente à fragilidade dramática, a opulência visual sobressai tortuosamente.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
Quando está em cena, Selton Mello/Paco é um gigante imbatível com suas tiradas irônicas. Como realizador, tem uma sensibilidade artística de repertório apurado.
A crítica completa está disponível no site Veja
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
[...] Quase toda a adaptação é infeliz. [...] O problema é que a história/trama é mal desenvolvida, de tal maneira que o que seria protagonista, o grande ator Francês Vincent Cassel (fui grande admirador do pai dele, Jean Pierre Cassel, já falecido) que tem uma presença ingrata, mal se vê seu rosto...
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
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Cinema em Cena
Em certo momento da projeção, ao explicar a Johnny por que não gosta de ir ao cinema, Paco diz que este “é um troço escuro que você fica lá dentro vendo a vida dos outros em vez de cuidar da sua e perde duas horas da vida”. Pois de minha parte só tenho a agradecer aos responsáveis por esta obra...
Quarto Ato
Por último, como disse Don Draper em "Mad Men", a nostalgia é uma pontada no coração muito mais potente que a memória. E o filme, como uma nave espacial, avança e retrocede em busca de um lugar a que ansiamos por voltar. "O Filme da Minha Vida" fala disso, felizmente, de forma muito sincera.
Cinema com Rapadura
Aliado ao tom episódico, cada minuto de projeção de “O Filme da Minha Vida” demonstra-se útil para entendermos os problemas, as decisões, os personagens (principais e secundários) e a vida simplória naquela cidade pacata e dona de charme marcante...
Estado de São Paulo
Esse trajeto existencial vem num formato em que a beleza joga papel fundamental. […] Sem ser um feel good movie (filme para se sentir bem) no sentido clássico, "O Filme da Minha Vida" é, como definiu Selton Mello, um presente para o espectador em tempos difíceis. Um bombom.
Cineweb
O veterano diretor de fotografia Walter Carvalho materializa visualmente esse passado ao banhar muitas dessas imagens de uma luz dourada ou sépia, como as velhas fotografias de uma juventude sempre revisitada em filmes como este.
Rolling Stone
Mello guarda para si um papel coadjuvante e elege como protagonista Johnny Massaro. É a delicadeza da performance do jovem que dá corpo a uma discussão sobre ausência, herança e missão.
Almanaque Virtual
“O Filme da Minha Vida” é daqueles longas em que todos os personagens importam, incluindo a pequena trama de um menino que está doido para perder a virgindade. Um filme que conquista a nossa simpatia e mantém nosso interesse constante.
Cinemação
É sintomático que "O Filme da Minha Vida" seja um filme de fã. Uma carta de amor de Mello ao livro, enfim, uma idealização romântica daquelas páginas transposta, despejada – através das belas imagens fotografadas pelo grande Walter Carvalho – para as telas.
Cineplayers
Dos olhos de Johnny Massaro, por quem o filme é completamente e assumidamente apaixonado, saem a vida que é atribuída aos tantos diálogos expositivos; dos olhos do ator Selton Mello, em trabalho diametralmente oposto ao do roteirista Selton Mello, saem a sabedoria que faltou ao diretor dessa vez...
O Globo
A tradição de uma sociedade patriarcal manda que o filho assuma a liderança da família quando o pai vai embora. É assim na vida e, por reflexo, é assim no cinema; mas com a diferença que o segundo torna possível qualquer justificativa. Daí vem seu encanto.
Observatório do Cinema
"O Filme da Minha Vida" coloca todos pensamentos nessa visão em um processo nada sutil, tudo deve ser mágico e belo, o tempo todo, algo que por muitas vezes torna-se apenas sufocante.
Papo de Cinema
O filme oscila entre o oferecimento de respostas através de silêncios dolorosos, banhados pela luz idealizada para conferir aura de transcendência, e os esclarecimentos por meio de explanações banais. Então, frente à fragilidade dramática, a opulência visual sobressai tortuosamente.
Veja
Quando está em cena, Selton Mello/Paco é um gigante imbatível com suas tiradas irônicas. Como realizador, tem uma sensibilidade artística de repertório apurado.
Rubens Ewald
[...] Quase toda a adaptação é infeliz. [...] O problema é que a história/trama é mal desenvolvida, de tal maneira que o que seria protagonista, o grande ator Francês Vincent Cassel (fui grande admirador do pai dele, Jean Pierre Cassel, já falecido) que tem uma presença ingrata, mal se vê seu rosto...