O Filme da Minha Vida
    Você assistiu O Filme da Minha Vida ?

Hugo D.
    Hugo D.

Enviada em 5 de agosto de 2017
    Este filme entra na minha lista de “filmes nacionais de qualidade”. Ele apresenta ótima direção e roteiro, trilha sonora e fotografia espetaculares, além de atuações seguras, emotivas e convincentes. Não parece filme brasileiro de tanto cuidado e carinho que foi produzido. Percebemos que não houve uma preocupação somente mercadológica e sim de arte, de contar uma história de emocionar a plateia. Este é um filme belo, poético e sensível, que te emociona do início ao fim. É muito provável que seja o filme brasileiro na briga por uma indicação ao Oscar de Filme Estrangeiro em 2018.
    jrcampos
    jrcampos

Enviada em 4 de agosto de 2017
    Fotografia maravilhosa.Grande direção, uma estória comovente que hipnotiza a plateia. Enredo complexo, nos mantém em suspense todo o tempo.
    Junior
    Junior

Enviada em 5 de agosto de 2017
    É um filme bem delicado, sutil e muito bonito em todos os pontos de vista. A história toda é muito envolvente, te prende na trama até o final. Não comete o erro de subestimar a inteligência do telespectador e deixa coisas subentendidas. O elenco todo é muito bom, a direção do Selton é magistral, o roteiro incrível. Filmaço, o cinema do Brasil precisava de um filme desse naipe. Bonito, poetico e sutil. Uma pena não ter tido a divulgação que merecia.
    Alan David
    Alan David

Enviada em 8 de agosto de 2017
    Chatinho, você percebe um cuidado na direção para trazer cenas pontuais de qualidade, mas exagera nas analogias e preguiça de desenvolver certas cenas para que o público pense o que é, um caminho preguiçoso de roteiro.

para lê completo visite meu blog parsageeks.blogspot.com.br
    Fabiano Z.
    Fabiano Z.

Enviada em 4 de agosto de 2017
    Filme muito poético, romântico......te coloca em outra época. O filme foi filmado na serra gaúcha e a fotografia ficou linda e a trilha sonora com músicas em francês me envolveu muito. Ótimo filme. Recomendo muito.

Enviada em 26 de março de 2018
    Filme regular! temos Johnny Massaro, Sélton Melo e o ótimo ator Vincent Cassel num filme que tinha grande potencial, mas que se perdeu no meio do caminho, 1° ato agradável e 2 já se arrasta, até o ultimo fechar com chave negativa, pois tenta se explicar de mais, ae destrói o que tava indo bem. vale-se destacar a ótima fotografia e direção de arte, também com a boa trilha sonora, as atuações são meia boca e a direção de Sélton se perde um pouco. um filme meia boca.
    Enviada em 26 de agosto de 2017
    Deslumbrante impactante, interessante, lindo, realististico e envolvente são algumas que podem descrever esse filme
    Fui assistir o filme com expectativas muito baixas, mas me surpreendi realmente é uma obra de arte, com uma abordagem muito legal sobre a vida.
    Recomendo!😀
    Cibele N.
    Cibele N.

Enviada em 17 de agosto de 2017
    Acabei de ver "O Filme da minha vida". Um trocadilho à altura do nome. Se fosse apenas uma obra de arte plástica, como um quadro ou escultura, exclamaria um "Parla!". Mas como é cinema, onde por querer ficamos presos numa sala escura gastando duas horas da nossa vida prestando atenção na vida dos outros... citando a fala de Paco personagem interpretado por Selton Mello, ator e diretor do longa.... acredito que esse seja não só um filme completo, mas uma obra de arte completa. Um Cinema Paradiso de humanidade embebido em prazeres e em perdão.
    "O homem sabe que é homem. O porco só é porco." Disse Paco, mas ouso, entre grunhidos humanos, incluir nessa frase mais uma distinção... o porco jamais imaginaria ser homem como o homem imagina ser porco. De fato, é um filme filosófico. Paco era um porco de consciência amplificada, como o camundongo de Dostoiévski em Notas do Subsolo. E talvez o "belo e o sublime" tão buscados na produção cinematográfica sejam utopias da vida real, onde todo inalcançável vira arte. Além disso, inegavelmente o questionamento "sou um homem ou sou um porco?" feito por Paco
    constrói uma ponte com o livro A Revolução dos bichos, de George Orwell, que neste ano completa 72 anos da publicação. O que poderiam aqueles porcos mais dizer? É um filme cheio de intertextualidades...
    Um quê de crítica à limitação da capacidade de imaginar imposta pelo ensino escolar foi escapada pela personagem interpretada por Bruna Linzmeyer num filme muito ameno, com olhares menos inquisitores que compassivos. Diria até que seja um filme complacente que perdoa a miséria humana. Numa filosofia simples que distingue pouco mas tenazmente o homem do animal. Através de cortantes zonas limítrofes que são a consciência de si e dos outros.
    Uma fresta na janela me lembrou Victor Grippo em Inhotim e sua obra "La intimidad de la luz en St Ives, 1997". E um enquadramento tão redondo que faz parecer fluar o protagonista intepretado por Johnny Massaro que alegre se rende ao gozo da sétima arte logo após assistir ao faroeste Rio Vermelho... Vi Tony deslizando enquanto o mundo trotava e essa visão apreciei como algo muito novo e envolvente.
    Num outro momento, o olhar do personagem interpretado por Rolando Boldrin compassado com a foto revelada foi de uma sutil perfeição que preenche cirurgicamente a passagem de uma cena a outra. O trem e o maquinista como metáfora e paradoxo de Caronte é de uma candura que injeta esperança de final feliz. Assim como o spoiler do filme pelo filme logo nos primeiros minutos fariam crer.
    As cenas deslizam imbricadas. Como na interpretada por Ondina Clais, tendo o êxtase interrompido pela realidade. As mãos de Sofia apenas poderiam tocar o que se tinha, a ordenha de uma vaca e a barra contorcida do seu vestido, e não os pensamentos e sonhos ardentes alimentados pela saudade do marido... Metáforas?
    O filme é úmido quase feito "Os dois irmãos" de Milton Hatoum. Mas otimista. E sim! é cheio de metáforas, como a que envolve bicicleta e moto representando etapa em que Tony evolui como agente desencadeador de fatos. O "sou homem" machadiano, de Bentinho, parecia cobrir a cena em que o personagem observava a dança das meninas no pátio da escola.
    Senti-me muito envolta da fumaça de cigarros. Mais que a fumaça da locomotiva... A década de 60 teve seus maus hábitos ao extremo... E esse é o cheiro do filme misturado a perfume de pomar, vinho, queijo e salame.
    Por vezes, fui transportada à França romântica, dona das luzes. Na cadência da língua na lição ensinada, na poesia declamada e nas melodias que invadiam feito o sol invade as noites. Do DNA de Vicent Cassel o filme alcançou uma mistura muito rica e real.
    O longa foi um encontro agradável com a conterrânea Vania Catani... Delicadíssima e marcante produção. Tal como o vinho que perfuma narinas da alma, abre papilas do ser como se fossem cortinas e janelas, enchendo de gozo sem pressa o corpo, "O filme da minha vida" merece ser tomado. Deu vontade de aplaudir depois da tatuagem que Selton Mello cravou na tela "aos meus pais".
    Bom, escreveria um livro, mas não posso dar mais spoiler do que já dei. Mais pessoas devem senti-lo. Vê-lo é sentar-se à mesa do cinema gourmet numa concepção sinestésica.
    Se Chico Buarque fez " Tua Cantiga" sem ver esse filme, imagina o que pode vir por ai... Não quero privar gênios dessa experiência rica logo no início, a invadir o meio e a transcender no fim!...
    #ofilmedaminhavida
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 15 de agosto de 2017
    Baseado no livro Um Pai de Cinema, escrito pelo chileno Antonio Skármeta, O Filme da Minha Vida, dirigido e co-escrito por Selton Mello, acompanha a história do jovem Tony Terranova (Johnny Massaro), que nasceu e cresceu numa pequena cidade do interior gaúcho. No primeiro ato do longa, ele fala a respeito do pai (Vincent Cassel), que nasceu na França, mas casou e constituiu família no Brasil. Para seu pai, Tony tinha que estudar para ser alguém na vida.

Chega a ser uma metáfora bastante interessante que, no mesmo momento em que Tony regressa da capital gaúcha, onde se formou professor; o pai dele parta no mesmo trem, sem explicação, de volta à França. Tony, agora, já é um homem feito e formado, tem uma profissão e pode assumir o papel dele como “homem da casa”; mas a sombra da ausência do pai será sempre presente em sua vida, especialmente porque ele não faz ideia das razões que levaram o seu genitor a abandonar a família, ainda mais daquele jeito.

Portanto, O Filme da Minha Vida acompanha essa lacuna na vida de Tony, ao mesmo tempo em que mostra a personagem tentando se virar sem o pai, lidando com os primeiros conflitos de uma vida adulta, mas que acaba tendo contornos de adolescência, como a relação que ele estabelece com os seus jovens alunos, o convívio com o melhor amigo do pai (Selton Mello) e a descoberta do primeiro amor com Luna (Bruna Linzmeyer).

Esse processo de amadurecimento pelo qual Tony passa – e que está perfeitamente mostrado, na ótima atuação de Johnny Massaro – será muito importante para a personagem no último ato de O Filme da Minha Vida, quando ele, com muita sabedoria, desenrola aquela que é a sua maior vulnerabilidade. A beleza desse último ato, aliás, com um final completamente aberto para interpretação da plateia, é a prova do grande diretor em que Selton Mello (um dos atores mais talentosos que possuímos) se transformou. Em uma obra totalmente intimista, o diretor demonstra uma maturidade enorme em transformar a história de Tony em algo universal, num filme que, com certeza, terá uma trajetória bonita – especialmente, em solo internacional.
    Crismika
    Crismika

Enviada em 24 de janeiro de 2020
    Selton Mello dá um show na direção impecável desse filme contando a história através de imagens poéticas com riqueza de detalhes, porém a história é simples e comum e deixa a desejar. Mas vale deleitar-se com as imagens de um filme tão profundo. Parabéns ao diretor pela dedicação e uma carreira tão bem construída. Ah, não podemos esquecer da trilha sonora que completa as imagens e torna o filme mais poético ainda.