Malasartes e o Duelo com a Morte
    • Folha de São Paulo
    • Veja

Almanaque Virtual

por Ana Rodrigues

O filme atingiu o objetivo: encantar visualmente. [...] A representação limpa, natural, de Jesuíta Barbosa, deixa tudo muito mais divertido. A Morte, realmente intimida com a atuação sinistra de Julio Andrade.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinepop

por Pablo R. Bazarello

Os efeitos especiais são um chamariz e parecem ser o carro chefe do filme. Sem dúvidas é uma conquista para o cinema nacional, poder criar pela primeira vez algo dentro dos moldes e impulsionar o cinema de gênero – com a possibilidade de algo assim ser utilizado em outros tipos de filme.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Cineweb

por Neusa Barbosa

Um elenco dos sonhos, muito afinado e entregue à manutenção do clima cômico-fantástico, esticando ao máximo o fio de uma história extremamente simples. É de se perguntar qual o público que o diretor teria em mente.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Zero Hora

por Roger Lerina

Enquanto responde ao esquema arquetípico de confusões tipo commedia dell'arte, a trama avança: os diálogos entre Malasartes e Áurea e, especialmente, do anti-herói com o bocó de bom coração Zé Candinho (Augusto Madeira) [...] conferem leveza e graça...

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

O Globo

por Daniel Schenker

O destaque aos recursos tecnológicos não anula a criatividade, a julgar pela fotografia de Adrian Teijido e pela direção de arte de Tulé Peake, apesar de certa sobrecarga nos efeitos nos últimos minutos. Eventuais restrições à parte, o resultado tem méritos consideráveis.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Robledo Milani

"Malasartes e o Duelo com a Morte", de Paulo Morelli, investe no lúdico em detrimento de suas características mais marcantes. [...] Mortes e traições, milagres engendrados e amizades forjadas na desconfiança são introduzidas de modo forçado.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Preview

por Edu Fernandes

Se o roteiro consegue fazer a história avançar com leveza, há ainda um problema de andamento. Depois de algum tempo de projeção, gera-se uma certa canseira para acompanhar as repetições na narrativa, enquanto o filme se arrasta até seu desfecho.

A crítica completa está disponível no site Preview

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

O real problema vem da infeliz ideia de dar, ao picaresco herói, um inimigo tão possante quanto a Morte em pessoa. A catástrofe se dá em vários níveis. No de roteiro, limita a ação a um enfrentamento tão grandioso que todos os demais não passam de molduras.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Diretor e roteirista, Paulo Morelli capricha na recriação de época e nos efeitos visuais. Mas na retomada do cinema caipira (eternizado por Mazzaropi) falta, sobretudo, graça.

A crítica completa está disponível no site Veja