O Clã
    Muito bom
    O Clã

História em foco

por Lucas Salgado

Responsável por obras marcantes como Família RodanteAbutresElefante Branco, o diretor argentino Pablo Trapero volta aos cinemas brasileiros com o drama e suspense O Clã. E pode-se dizer que o cineasta acertou mais uma vez a mão.

Exibido no Festival de Veneza e no Festival do Rio de 2015, o longa conta a história real da família Puccio, que ficou conhecida nos anos 80 por sequestrar parentes de pessoas com dinheiro. Liderado pelo pai, Arquímedes (Guillermo Francella), o grupo ficou marcado por assassinar as vítimas após recolher o valor do resgate.

A trama, escrita por Trapero, Esteban Student e Julian Loyola, é muito bem desenvolvida. O diretor usa mais elementos do suspense do que do gênero policial. Os crimes são significativos na condução da história, mas importante mesmo é a construção da família. De certa forma, são todos "vítimas" daquele pai e se deixam levar por uma rotina de violência e abuso. Ao mesmo tempo, muitos tomam atitudes que fazem com que não possam ser considerados como vítimas.

O principal mérito da produção é conseguir contar uma história abrangente e ao mesmo tempo intimista. Analisa o período da Argentina, que havia sido libertada há pouco tempo do regime militar, mas que ainda trazia muitas cicatrizes. Já o lado intimista está no estudo de caso e de personalidade que é o retrato desta família. É curioso notar que o espectador chega a ficar um pouco triste com o rumo que determinado personagem toma, chegando a torcer por ele, independentemente de suas atitudes.

O grande destaque do elenco é Francella, que entrega um pai complexo e ameaçador. Já Peter Lanzani vive um dos filhos, Alejandro, e de certa forma é o personagem principal da história, aquele que irá ajudar ao pai ao mesmo tempo em que sabe que algo ali não está correto. Lili Popovich, Giselle MottaFranco MasiniAntonia BengoecheaGastón CocchiaraleStefanía Koessl completam o ótimo elenco da produção.

Produzido por Pedro AlmodóvarAgustín Almodóvar, o longa conta com 108 minutos de muito suspense e tensão. Mesmo o espectador esperando por um final trágico, El Clan (no original) consegue surpreender até a última cena.