O Homem nas Trevas
    Muito bom
    O Homem nas Trevas

Tensão nas sombras

por Lucas Salgado

Após realizar o incrível curta-metragem Ataque de Pânico (2009), no qual robôs atacam Montevidéu, o jovem diretor uruguaio Fede Alvarez chamou a atenção de Hollywood. Em 2013, assumiu a realização de A Morte do Demônio, com direito a produção de Sam Raimi. Agora, chega aos cinemas com seu segundo longa norte-americano: O Homem nas Trevas.

Alvarez demonstra mais uma vez possuir um ótimo domínio das cenas de tensão e suspense. O novo filme é envolvente e energético. E, mesmo adotando uma série de clichês, consegue não ser previsível em momento algum.

Três jovens realizam pequenos roubos procurando mudarem de realidade. Os crimes são sempre muito planejados, evitando grandes riscos. Determinado dia, eles descobrem que um senhor em um bairro próximo recebeu uma grande quantia em dinheiro. E que mantém todo o valor em sua casa. O que seria o último golpe do trio acaba se transformando em um verdadeiro pesadelo.

O dono da casa, mesmo cego, não vai deixar barato. E também se revelará com muitos esqueletos em seu armário. Neste sentido, o longa é bem interessante. Ele conta com protagonistas bandidos e com uma ameaça que, na verdade, surge como vítima. É uma inversão de posições bem curiosa. E que obriga ao espectador a refletir sobre as atitudes de todos os personagens.

Com aproximadamente uma hora e meia de duração, a produção é narrativamente imprevisível, mas peca por alguns clichês. Todo personagem tem seu momento super-herói, que acaba prejudicando a experiência.

Ainda assim, estamos diante de um curto, mas excelente elenco. Jane Levy, Dylan MinnetteDaniel Zovatto vivem os três jovens, enquanto que o veterano Stephen Lang surge muito ameaçador na pele do senhor cego.

Don't Breathe (no original) conta com uma ótima direção de fotografia. O roteiro é bastante original, oferecendo cenas bem inovadoras. O que fazer quando se é cego e tem a casa invadida? Simples, apaga-se a luz. Soluções do tipo fazem da produção algo bem eficiente.

• James H.
      Você estava torcendo pra um FDP que mantinha uma pessoa em cárcere privado e ainda por cima fazendo todas aquelas barbaridades mostradas no filme?
    • James H.
      Pqp, mais burro que isso impossível.
    • Diego Rossi
      A cena do cão assassino que persegue a jovem é patética, foi um recurso ridículo usado pelo roteiro.. cães não são assassinos nem perseguidores.
    • Jakson Farias
      Eu tbm, vibrei o tempo topo para que o Cego metesse bala nos bandidos. Quem invade propriedade alheia tem que levar é bala.
    • Jakson Farias
      Filmaço. Pena que a Ladra saiu em leso e ainda com o dinheiro. Poderia ter terminado com ela presa e o dinheiro devolvido. Pois não se pode vangloriar bandidos de qualquer espécie. Eles invadiram a casa pra roubar. Tinha que ter levado um monte de tiros no rabo mesmo.
    • saymn
      melhor filme
    • Antonio Marcos B da Silva
      Foi o primeiro filme de terror que torci para o antagonista... torci para o velho matar todos, foi aquele ditado mexe com quem ta quieto