Maudie - Sua Vida e Sua Arte
    Você assistiu Maudie - Sua Vida e Sua Arte ?

Luiz C.
    Luiz C.

Enviada em 28 de janeiro de 2024
    O filme foi dirigido e escrito por mulheres, e tem esse ponto de vista sobre a condição feminina perante uma sociedade machista. "Maudie - Sua vida e sua arte", de 2016.
    A sinopse do filme é pobre, e não dá conta da sua grandiloquência simples, da sua glória cotidiana. Diz apenas: "Maud Lewis (Sally Hawkins) tem problemas de artrite reumatoide, que causa inflamações e deformações nas articulações do seu corpo. Apesar disso, possui incríveis habilidades artísticas. Passada para trás pelo irmão e incomodada com a vigilância exagerada da tia, ela busca independência trabalhando para um rabugento e pobre vendedor de peixes (Ethan Hawke).¨
    Na realidade é a história de uma moça que poderia ter sido rica, se não fosse o irmão, poderia ter tido uma filha, se não fosse a tia, poderia também não ter sido nada, se acreditasse na limitação que as pessoas diziam que a sua deficiência lhe acarretava.
    História de superação, de amor, de dedicação, de arte, de beleza e de poesia!
    Quando ela morre, em 1970, aos 67 anos, diz ao marido: "Eu fui amada!" Eis a sua glória, a sua consagração maior, o maior prêmio que ela conquistou ao longo da vida!
    Que linda vida tiveram juntos!
    Baseado na vida da maior artista naif do Canadá , Maud Kathleen Lewis (nascida Dowley; 7 de março de 1903 - 30 de julho de 1970).
    Ela nasceu com defeitos congênitos e desenvolveu artrite reumatóide, o que reduziu sua mobilidade, especialmente em suas mãos. Dowley foi introduzida à arte por sua mãe, que a instruiu na fabricação de cartões de Natal aquarela para vender.
    Dowley se envolveu com Emery Allen, também de Digby, que foi descrito como o amor de sua vida. Ela deu à luz sua filha, Catherine Dowley, em 1928 fora do casamento.
    Foi arranjado pelo tribunal para que sua filha Catherine fosse adotada, já que Dowley não tinha como cria-la.
    Maudie casou-se com Everett Lewis, um vendedor de peixes de Marshalltown, em 16 de janeiro de 1938, aos 34 anos. Everett Lewis também trabalhou como vigia na Fazenda Pobre do condado. De acordo com Everett, Maud Dowley apareceu em sua porta em resposta a um anúncio que havia postado nas lojas locais para "morar ou cuidar da casa" de um homem solteiro de 40 anos. Várias semanas depois, eles se casaram.
    O casal vivia na pobreza em sua casinha de um quarto, que ela decorou completamente com suas pinturas. Cada superfície disponível foi pintada.
    Maud Lewis acompanhou seu marido em suas rondas diárias vendendo peixes de porta em porta, trazendo cartões de Natal que ela havia desenhado. Ela venderia os cartões por 25 centavos cada. Esses cartões se mostraram populares entre os clientes do marido, e ela começou a pintar. Everett encorajou Lewis a pintar, e ele comprou seu primeiro conjunto de tinta a óleo.
    No último ano de sua vida, Maud Lewis ficou em um canto de sua casa, pintando o máximo que podia entre idas e vindas do hospital para tratamento de problemas de saúde. Ela morreu em Digby em 30 de julho de 1970 de pneumonia. Seu marido Everett foi morto em 1979 por um ladrão durante uma tentativa de roubo da casa do casal. Ele não queria deixar que o ladrão levasse obras da falecida esposa.
    Fabio William O.
    Fabio William O.

Enviada em 15 de janeiro de 2024
    "Maudie: Sua Vida e Sua Arte" é um filme biográfico dirigido por Aisling Walsh, estrelando Sally Hawkins e Ethan Hawke. A história, ambientada em Terra Nova e Labrador, segue a vida inspiradora da artista folclórica Maud Lewis, interpretada por Hawkins. Apesar dos desafios físicos decorrentes da artrite reumatoide, Maud desafia as expectativas e busca independência ao trabalhar para Everett Lewis, um vendedor de peixes vivido por Hawke.

O filme destaca-se pela sua beleza visual, com uma cinematografia deslumbrante que captura a singularidade da casa de Maud e a paisagem encantadora da região. A atuação notável de Sally Hawkins, expressando as emoções de Maud, e a química entre os protagonistas adicionam profundidade à narrativa.

"Maudie" equilibra habilmente momentos de tristeza e alegria, oferecendo uma experiência cinematográfica emocionalmente envolvente. A trilha sonora complementa perfeitamente a atmosfera, criando uma obra que vai além de uma mera biografia, celebrando a arte e a resiliência de Maud Lewis. Em resumo, o filme é uma jornada visualmente bonita e narrativamente cativante, que deixa uma impressão duradoura ao contar a história única de uma artista extraordinária.
    Arianne F
    Arianne F

Enviada em 24 de janeiro de 2021
    Emocionante, a atuação da Sally foi incrível, maravilhoso. Chorei bastante. Super indico, deveria ter sido indicado ao Oscar.
    Giovanni Vegas
    Giovanni Vegas

Enviada em 22 de novembro de 2020
    Com um roteiro sólido e bem estruturado Maudie nos faz pensar o quanto precisamos para sermos felizes. A Direção junto com a trilha sonora são ótimas, atenção especial para fotografia que é de encher os olhos, Os atores támbem entregam seus papéis com maestria.
    Mislene Moreira
    Mislene Moreira

Enviada em 3 de outubro de 2020
    Que filme maravilhoso...Não tem como não se emocionar...Estou aos prantos...Filme peculiar e tocante Um dos mais lindos que eu já assisti.
    Recomendo!
    Nabokova
    Nabokova

Enviada em 21 de setembro de 2020
    História real belíssima. Glória a Deus não foi desperdiçada sendo filmada por um diretor sem sensibilidade artística. Não há o menor sinal de sensacionalismo, de exploração da condição doente da personagem. O que mostra é uma mulher doce, inteligente, prática. E, embora a personagem não resmungue, em absolutamente nenhum momento, de sua condição, o filme não cai na armadilha de querer diminuir sua real fragilidade física. Pelo contrário, mostra bastante isso, mas como um fator coadjuvante perto da grandeza de sua determinação calma de seguir em frente. A caracterização e interpretação pessoal de Sally Hawkins estão estupendos. Hawke também está ótimo. Dosagem perfeita nos diálogos, nas reações,
    sem fakes, sem cenas teatrais estapafúrdias. Filme encantador e envolvente do começo ao fim.
    Michele L
    Michele L

Enviada em 12 de setembro de 2020
    Filme delicado, singelo e de uma perfeição sem igual
    . A escolha dos atores também é covardia... Sally e Ethan são tão bons, fora da curva. Eu estou realmente tocada com o filme e principalmente como Maudie conseguia cativar os que rodeavam ela.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 28 de agosto de 2020
    O filme “Maudie: Sua Vida e Arte”, dirigido por Aisling Walsh, é uma cinebiografia sobre a artista plástica canadense Maud Lewis (Sally Hawkins), que, por boa parte de sua vida, viveu numa situação de extrema pobreza, até que seu trabalho foi descoberto, nos anos 60.

O roteiro escrito por Sherry White nos mostra que a revelação de Maud como a grande pintora que ela foi veio quase que por acaso, uma vez que ela vivia uma vida regrada, quase que em confinamento, ao lado do marido Everett (Ethan Hawke), numa pequena casa localizada no meio de uma estrada.

Isso é sintomático de quem Maud foi: uma mulher que passou a vida sofrendo com os efeitos da artrite reumatoide e que teve a sua própria vontade relegada, por boa parte do tempo, pelo cuidado excessivo e hipocrisia de seus familiares. Até mesmo seu casamento foi marcado por muita turbulência.

Por isso mesmo, o despertar artístico de Maud vem ao mesmo tempo em que ela e Everett encontram uma forma de fazer o relacionamento deles funcionar, do jeito deles, com respeito, tolerância e, por quê não, amor. Acompanhar essas transformações é um dos pontos positivos de “Maudie: Sua Vida e Arte”. As ótimas atuações de Sally Hawkins e Ethan Hawke são um bônus!
    Marissoni H
    Marissoni H

Enviada em 22 de agosto de 2020
    É um filme de muitas sutilezas. Nele vemos conversões, transformações, evoluções, trocas. Vemos a proximidade gerar a atração, como já concluiu a Psicologia Social. Vemos o serviço se tornar cuidado. Vemos que a mão que bateu foi a mesma mão que afagou. Vemos o silêncio e a aparente subserviência darem as cartas. Vemos a cumplicidade feminina. Vemos quanto o ser humano pode ser mau, mas também quanto pode ser mau. Vemos a plenitude apesar das contingências. Um filme lindíssimo pela história, pela produção, pela atuação.
    Rosa Anjos
    Rosa Anjos

Enviada em 18 de agosto de 2020
    Filme maravilhoso...
    Falo como simples espectadora..
    Não entendo aspectos técnicos..
    Filme que assistiria cem vezes.