Uma Dobra no Tempo
    • Télérama
    • Veja

Screen International

por Tim Grierson

O filme parece muito ser direcionado para crianças e adolescentes, dramatizando a batalha entre o bem e o mal de forma bem direta. [...] Os personagens expressam seus sentimentos com tanta abertura sem vergonha que é impactante. [...] O roteiro de "Uma Dobra no Tempo" não é seu ponto forte.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Cineweb

por Neusa Barbosa

É certamente um filme sobre empoderamento feminino conjugado na adolescência e bastante pudico. Embora Meg tenha por volta de 14 anos, assim como seu apaixonado Calvin, não há um único beijinho, só olhares apaixonados.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Boston Globe

por Ty Burr

Então, como é o filme até agora? Não é terrível, nem ótimo, algo como uma decepção depois do que parece ser um período geológico de expectativas altas.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

CineClick

por Iara Vasconcelos

Claramente focado no público infanto-juvenil, o filme usa e abusa de clichês sobre aceitação e o poder da força interior e dos bons pensamentos, mas que nunca serão datados quando os espectadores em questão são seres-humanos em plena formação.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Collider

por Matt Goldberg

A história nunca parece livre o suficiente para se desenvolver como uma aventura interessante ou como um filme familiar ousado. A história em si é um pouco estranha, e parece entrar em conflito na hora de entrar nos moldes da Disney.

A crítica completa está disponível no site Collider

New York Times

por A. O. Scott

Fiquei sem ar uma ou duas vezes, apesar de que eu descreveria a experiência no todo como um prazer ao invês de um espetáculo. [...] Isso é, sem desculpas, um filme de criança, com gentileza emocionante e didática, mas que faltou uma dimensão extra de terror e maravilha para transcender o gênero.

A crítica completa está disponível no site New York Times

The Playlist

por Will Ashton

Carinhoso mas bagunçado, cheio de paixão mas acelerado demais, amplo mas bruto demais, o filme é uma decepção. Mesmo assim, é honesto e sincero, deve-se dizer.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Washington Post

por Ann Hornaday

Essa agradável e modesta aventura fantasiosa possui todas as forças e fraquezas do material de sua fonte. [...] "Uma Dobra no Tempo" é atormentado pelos mesmos pulos confusos e falta de lógica apressada que foi apontado ter no livro. [...] esse filme poderia ter se beneficiado de mais algumas cenas...

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Observatório do Cinema

por Rodrigo Oliveira

Se o empenho da diretora em tornar essa abundância de texturas, cores e formas num universo inimitável apenas levou o filme a um estado extravagante dos mais duvidosos, o encanto e o frescor juvenil de sua narrativa é o aspecto que o redime.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Screen Rant

por Molly Freeman

O filme mistura mundos através de muita exposição e diálogo explicando o que o personagem está fazendo, pouco antes de fazê-lo, ou logo após. [...] Mesmo assim, o visual de algumas sequências é certamente brilhante.

A crítica completa está disponível no site Screen Rant

Ccine10

por Kadu Silva

O roteiro [...] é problemático, primeiro ele por utilizar do elemento fantástico na construção, esquece completamente a lógica narrativa, ou seja, diversas pontas são deixadas soltas, além disso, ao fazer uso da mensagem de autoajuda, acaba sendo ofensiva em alguns momentos.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Chicago Sun-Times

por Richard Roeper

"Uma Dobra no Tempo" é um filme corajoso que toma grandes riscos do início ao final, em uma tentativa atrevida de ser algo especial. Mas com tantas cenas de personagens voando e pairando aqui e alí, ele nunca realmente levanta voo.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

Essa presença introduz o tanto de magia necessário à mistura de fantasia e ciência que está em sua base. Há também as “mensagens”. Mais politicamente correto o filme não poderia ser. Multiético, como hoje é de rigor, adota estilo visual um tanto brega.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

O elenco estelar se esconde em figurinos carnavalescos e os diálogos são pra lá de bobinhos. A garotada – e só os pequenos – podem se deixar levar pelo visual colorido e uma trama que fala de bullying, coragem e do bem contra o mal.

A crítica completa está disponível no site Preview

ScreenCrush

por Matt Singer

O roteiro [...] é amplamente composto de cenas tagarelas e desconexas. As crianças chegam em algum lugar, outra personagem explica o que está acontecendo, e eles partem para o próximo cenário digital. Estes planetas distantes são coloridos, mas totalmente desprovidos de vida.

A crítica completa está disponível no site ScreenCrush

The Guardian

por Amy Nicholson

O filme reduz todo o universo para a autoestima de uma única menina. [...] "Uma Dobra no Tempo" ficaria melhor em uma tela pequena. [...] Não há espaço para respirar ou pensar ou encontrar seu próprio caminho para um momento emocional.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

O filme é mais tolerável quando fica centrado nas três crianças, suas implicâncias e interdependência. [...] A maior parte das cenas são dominadas demais por cortes entre os planos que não possuem relações espaciais umas com as outras, chega o ponto das composições parecerem arbitrárias.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Cinema com Rapadura

por Rogério Montanare

Apesar do “rocambolismo” dramático, a característica mais marcante do longa, de longe, é o seu péssimo design. No geral, nada funciona. Os cenários são basicamente formados por ambientes virtuais mal renderizados e a interação dos personagens com o meio chega a ser até vexatória em alguns momentos.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cineplayers

por Rafael W. Oliveira

"Uma Dobra no Tempo" poderia ter se encaixado na filmografia de Ava Duvernay como uma nova proposta para seu cinema de representatividade, mas a má vontade que rodeia cada frame do projeto derruba qualquer ponto de vantagem que certamente há por detrás do que vemos.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Critikat.com

por Benoît Smith

Do início ao fim, "Uma Dobra no Tempo" busca combinar duas bases das diversões Disney, do modo menos sutil e mais suspeito possíevel. Um deles é o luxo da direção de arte [...], e o outro é o maniqueísmo da trama.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Folha de São Paulo

por Alexandre Agabiti Fernandez

Essa típica fábula maniqueísta e cheia de peripécias que mistura ficção científica e fantasia não cumpre o que promete. O principal responsável pelo fracasso é o roteiro. Uma de suas fraquezas é o discurso repleto de boas intenções.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Começando pela direção de arte e figurinos mais feios que o cinema mostrou nos últimos anos. A coitada da Oprah é a pior vitima usando roupas pavorosas e vitima de uma maquiagem paquidérmica.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Télérama

por Samuel Douhaire

Embora tenha imagens kitsch em abundância, o filme sofre o peso das convenções do gênero: a moral gentil e o roteiro ultra codificado. Transformada em mera realizadora, Ava DuVernay perde a sua singularidade.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Dos efeitos visuais medíocres aos medonhos penteados e maquiagem, "Uma Dobra no Tempo" [...] pouco funciona para o público-alvo. Trata-se de uma miscelânea de ciência, esoterismo e autoajuda que não decola nem emociona.

A crítica completa está disponível no site Veja