O Lobo do Deserto
    • Washington Post
    • Zero Hora

Folha de São Paulo

por Diogo Bercito

A atuação do jovem - que nunca havia trabalhado como ator - é um dos triunfos desse filme. Outra das qualidades da produção é o cenário. "O Lobo do Deserto" foi rodado em Wadi Rum, onde também foi recentemente filmado "Perdido em Marte".

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

The Hollywood Reporter

por Boyd van Hoeij

[...] uma aventura majestosamente montada, ainda que de produção modesta e que sencaixa na intersecção entre uma aventura ímpar de um menino e um drama sócio-político-histórico [...]

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Jay Weissberg

"Theeb" é um filme de aventura clássico do melhor tipo, daqueles que raramente são produzidos nos dias de hoje [...] uma história bem contada baseada em costumes específicos de beduínos.

A crítica completa está disponível no site Variety

Papo de Cinema

por Leonardo Ribeiro

A violência suprimida, presente desde as primeiras cenas [...] explode de maneira impactante, sempre filmada com uma crueza bastante realista, mas evitando o sensacionalismo. Esse sentimento de veracidade também acompanha o desempenho do elenco...

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Almanaque Virtual

por Raíssa Rossi

Há também a irregularidade no ritmo narrativo de “Theeb” (no original), que acaba por cansar o espectador a partir do final da segunda parte do filme. Apesar disso, a trama central de “O Lobo do Deserto” é bem desenvolvida e possui um desfecho bastante satisfatório, ainda que previsível...

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Boston Globe

por Ty Burr

Uma hipnotizante história de amadurecimento em um cenário complexo, "O Lobo do Deserto" se torna cada vez mais alegórico e específico sobre o nosso momento histórico atual conforme pensamos sobre o filme.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

O estilo adotado pelo diretor é de um realismo sem muito rebuscamento. Nowar explora a paisagem majestosa do deserto, como fizera David Lean a seu tempo. Mas sem o mesmo sentido de estética do inglês.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

New York Times

por Stephen Holden

[...] o sentido agudo de urgência do filme neste cenário implacável é sublinhado por uma trilha sonora em que tiros e vozes ficam ricocheteando assustadoramente através dos desfiladeiros pontiagudos e das passagens por montanha áridas.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por Daniel Schenker

Há muitos méritos no resultado, destituído de excessos. Jacir Eid tem atuação expressiva, segura. O elogio deve ser estendido a todo elenco — composto, quase totalmente, por não profissionais —, conduzido por meio de técnicas dos encenadores brasileiros Augusto Boal e Guti Fraga.

A crítica completa está disponível no site O Globo

The Playlist

por Nikola Grozdanovic

Em termos de produção e execução, o filme não parece uma obra de estreia em momento algum. Mesmo os atores não profissionais possuem uma química notável diante da câmera, e os olhos negros de Jacid Eid conquistam a empatia dos espectadores imediatamente.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

CineClick

por Edu Fernandes

Essa parte introdutória e pueril é vagarosa e parece carecer de objetividade, mas o espectador que tiver paciência de superá-la será recompensado com situações intrigantes em série que prendem na poltrona. Depois do primeiro grande ponto de virada é que as coisas ficam realmente interessantes.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineweb

por Neusa Barbosa

De todo modo, um dos grandes temas é a jornada de amadurecimento de Theeb [...] O grande trunfo do filme é o equilíbrio desta intensidade através do preciso controle dos elementos de uma narrativa minimalista e de apelo universal.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de Minas

por Carolina Braga

A grande diferença em relação a "O Regresso" é que "O Lobo do Deserto" fala sobre vingança na perspectiva de uma criança. Mas, independentemente da faixa etária, o longa jordaniano nos dá a dimensão de todas as cruzadas sobre transformações pessoais.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Não espere um filme político, é ao contrário uma aventura clássica que podia ser feita a qualquer momento, já que pertence a um gênero hoje esquecido, que é a aventura no deserto revelando os antigos costumes beduínos...

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

The Guardian

por Mike McCahill

A inocência forçada na observação dos eventos do filme através da perspectiva infantil do protagonista faz com que alguns elementos da trama fiquem além do alcance do público, mas também permite que outros atinjam o espectador com uma força inesperada.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Washington Post

por Ann Hornaday

Ao invés de dar uma aula sobre o contexto histórico da guerra, colonialismo, conflito tribais e outros problemas comuns na época em que o filme se passa para os espectadores, o diretor simplesmente foca em seu ótimo protagonista...

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Zero Hora

por Daniel Feix

O problema é que a encenação, às vezes, é pobre demais, e todas as informações sobre o contexto dos acontecimentos só estão disponíveis via trailer, sinopse e peças publicitárias. Por si só, a narrativa de "O Lobo do Deserto" não responde a diversas questões que surgem durante o filme.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora