Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    A Luneta do Tempo
    Nota média
    3,5
    10 publicações
    • Cinemascope
    • O Globo
    • Papo de Cinema
    • Quarto Ato
    • Rubens Ewald
    • Cinegrafando
    • Rolling Stone
    • Cinética
    • Almanaque Virtual
    • Almanaque Virtual

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    10 críticas da imprensa

    Cinemascope

    por Sttela Vasco

    Pegue tudo o que você conhece sobre o cinema nacional e coloque de lado. Aliás, pegue tudo o que você acredita que conhece sobre linearidade e realismo e deixe de canto. Para apreciar e compreender "A Luneta" é preciso estar com a mente completamente aberta e dedicar toda a sua atenção à obra, que é uma viagem à cultura brasileira e sua criatividade.

    A crítica completa está disponível no site Cinemascope

    O Globo

    por Daniel Schenker

    Nesse primeiro longa-metragem, Alceu surpreende. Mostra domínio nas cenas de ação, mais insinuando que explicitando a violência. Também há qualidade na fotografia de Luís Abramo, na direção de arte...

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Papo de Cinema

    por Willian Silveira

    O filme reflete Valença em todos os seus aspectos [...]. A prova de tamanha onipresença está no roteiro, desenvolvido por núcleos – por vezes excessivamente esquemáticos e fragmentários –, com avanços que nos remetem mais à música do que ao cinema.

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    Quarto Ato

    por Gabriel Amora

    Dito isso, Alceu Valença e sua luneta revelam que o tempo pode ser elaborado de uma melhor maneira. Através de décadas de cinema e da experiência com o Cinema Novo, o diretor exibe uma história bem contada e sem explicações constantes sobre os elementos

    A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

    Rubens Ewald

    por Rubens Ewald Filho

    ["A Luneta do Tempo" é um] filme muito pessoal [para o diretor Alceu Valença], que por isso pode ter imperfeições, mas que são desculpadas pela excelência da fotografia, do clima poético e a força da personalidade do autor.

    A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

    Cinegrafando

    por Túlio Vasconcelos

    O que o diretor Alceu Valença construiu aqui foi um filme ousado, mas sem perder as rédeas da trama. Resta ao homem vivenciar a aventura: ela é que rendeu à cultura o precioso registro do cangaço. "A Luneta do Tempo" é, sobretudo, uma ode ao espírito vivo do cangaceiro pernambucano.

    A crítica completa está disponível no site Cinegrafando

    Rolling Stone

    por Antonio do Amaral Rocha

    O roteiro de Alceu Valença, estreando com segurança atrás das câmeras, opta por contar a saga em três níveis de narrativa [...] Rico em ambientação, o filme celebra o imaginário nordestino em versos, diálogos, música e imagens.

    A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

    Cinética

    por Marcelo Miranda

    [...] o filme de Alceu Valença acaba por se assemelhar ao espetáculo circense que coloca na tela: as questões estão todas lá, prontas para serem levadas adiante, mas são deixadas de lado quando o número acaba porque não interessa que a ilusão e o mito se quebrem por completo.

    A crítica completa está disponível no site Cinética

    Almanaque Virtual

    por Lena Cavalheiro

    O que começa muito bem encaminhado e interpretado pelo casal principal na pele de alguns dos maiores nomes na atuação brasileira atual, Irandhir Santos e Hermila Guedes, acaba descambando para uma galhofa perdida e dissipada.

    A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

    Almanaque Virtual

    por Lena Cavalheiro

    [...] o que começa muito bem encaminhado e interpretado pelo casal principal na pele de alguns dos maiores nomes na atuação brasileira atual, Irandhir Santos e Hermila Guedes, acaba descambando para uma galhofa perdida e dissipada.

    A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    Back to Top