A Luneta do Tempo
  • Almanaque Virtual

10 críticas da imprensa

Cinemascope

por Sttela Vasco

Pegue tudo o que você conhece sobre o cinema nacional e coloque de lado. Aliás, pegue tudo o que você acredita que conhece sobre linearidade e realismo e deixe de canto. Para apreciar e compreender "A Luneta" é preciso estar com a mente completamente aberta e dedicar toda a sua atenção à obra, que é uma viagem à cultura brasileira e sua criatividade.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

O Globo

por Daniel Schenker

Nesse primeiro longa-metragem, Alceu surpreende. Mostra domínio nas cenas de ação, mais insinuando que explicitando a violência. Também há qualidade na fotografia de Luís Abramo, na direção de arte...

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Willian Silveira

O filme reflete Valença em todos os seus aspectos [...]. A prova de tamanha onipresença está no roteiro, desenvolvido por núcleos – por vezes excessivamente esquemáticos e fragmentários –, com avanços que nos remetem mais à música do que ao cinema.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Quarto Ato

por Gabriel Amora

Dito isso, Alceu Valença e sua luneta revelam que o tempo pode ser elaborado de uma melhor maneira. Através de décadas de cinema e da experiência com o Cinema Novo, o diretor exibe uma história bem contada e sem explicações constantes sobre os elementos

A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

["A Luneta do Tempo" é um] filme muito pessoal [para o diretor Alceu Valença], que por isso pode ter imperfeições, mas que são desculpadas pela excelência da fotografia, do clima poético e a força da personalidade do autor.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Cinegrafando

por Túlio Vasconcelos

O que o diretor Alceu Valença construiu aqui foi um filme ousado, mas sem perder as rédeas da trama. Resta ao homem vivenciar a aventura: ela é que rendeu à cultura o precioso registro do cangaço. "A Luneta do Tempo" é, sobretudo, uma ode ao espírito vivo do cangaceiro pernambucano.

A crítica completa está disponível no site Cinegrafando

Rolling Stone

por Antonio do Amaral Rocha

O roteiro de Alceu Valença, estreando com segurança atrás das câmeras, opta por contar a saga em três níveis de narrativa [...] Rico em ambientação, o filme celebra o imaginário nordestino em versos, diálogos, música e imagens.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Cinética

por Marcelo Miranda

[...] o filme de Alceu Valença acaba por se assemelhar ao espetáculo circense que coloca na tela: as questões estão todas lá, prontas para serem levadas adiante, mas são deixadas de lado quando o número acaba porque não interessa que a ilusão e o mito se quebrem por completo.

A crítica completa está disponível no site Cinética

Almanaque Virtual

por Lena Cavalheiro

O que começa muito bem encaminhado e interpretado pelo casal principal na pele de alguns dos maiores nomes na atuação brasileira atual, Irandhir Santos e Hermila Guedes, acaba descambando para uma galhofa perdida e dissipada.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Almanaque Virtual

por Lena Cavalheiro

[...] o que começa muito bem encaminhado e interpretado pelo casal principal na pele de alguns dos maiores nomes na atuação brasileira atual, Irandhir Santos e Hermila Guedes, acaba descambando para uma galhofa perdida e dissipada.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual