Sicario: Terra de Ninguém
    Você assistiu Sicario: Terra de Ninguém ?

Vilmar O.
    Vilmar O.

Enviada em 6 de maio de 2016
    Gostei. É um bom filme. Ação, policial, suspense, drama com requintes de horror. Primeira vez que vejo Emily Blunt no gênero.
    Fábio R.
    Fábio R.

Enviada em 23 de abril de 2016
    O filme merecia até uma nota melhor, mais a personagem Kate foi um erro no filme, completamente desnecessária sua presença. Sendo apenas uma agente de campo do FBI, pior ainda foi ver Kate questionando ordens superiores.
    Allex S.
    Allex S.

Enviada em 27 de março de 2016
    Excelente filme, bem em uma linha realista. o poder do barco tráfico, e quais métodos utilizar para chegar até o topo. um ex e lente filme para reflexão.

Super indico.
    Tatiane M.
    Tatiane M.

Enviada em 14 de março de 2016
    Filme fraco. Esperava mais ação. Muito parado, cenas desnecessárias, como se quisessem preencher mais o tempo. Não recomendo.
    Luis Claudio M.
    Luis Claudio M.

Enviada em 7 de março de 2016
    Não espere muita ação, o trailer engana muito. A cada cena impactante, 20 minutos sem acontecer quase nada. Frustrante o fato de a protagonista ir perdendo força e cedendo emocionalmente ao longo da trama ao invés de crescer. Após cerca de 1h30 de filme vem à tona o sentido do que está ocorrendo, até então o expectador fica tão vendido quanto a protagonista. Após a última cena, aquele sentimento e pergunta: ué, é isso mesmo o final?
    Mike M.
    Mike M.

Enviada em 7 de março de 2016
    Filme fraco na minha opinião, esperava mais pelo diretor. Trata a protagonista com uma fragilidade gigantesca e a torna quase que como um fantoche o filme inteiro, a mesma não tem ações sólidas e que mudam de fato o rumo do filme ou que agregam algo ao roteiro e só está ali para completar o enredo. Fraco e cansativo.
    Daniel N.
    Daniel N.

Enviada em 1 de março de 2016
    Um filme cuja temática meio "padrão" em enredos policiais pode te levar a alguns enganos... não é uma obra-prima, mas é um bom enredo com excelentes atuações. Vale assistir!
    Marcão
    Marcão

Enviada em 31 de janeiro de 2016
    Neste filme não tem nada de novidade, roteiro comum, uma historia banal, um filme horrível, cena do tiroteio na estrada já assisti em outros filmes não acrescenta algo do nada para nada e perca de tempo assistir este filme, coitados dos mexicanos, são todos tratados como traficantes, filme péssimo não recomendo pra ninguém
    Alvaro S.
    Alvaro S.

Enviada em 25 de janeiro de 2016
    Cheguei hoje de viagem do Chile e ainda me sinto meio zonzo pelo cansaço.
    Dito isso, a impressão final sobre esse thriller de ação sobre uma agente do FBI que é designada a integrar uma operação especial para liquidar um quartel no México, reside nos atores Emily Blunt, que dá vida a agente do FBI e no Benício Del Toro, o sicário do título.
    Se filmes que tratam sobre tráfico de drogas e suas consequências pessoais, mortes brutais, etc... melhor buscar outra produção, mas se te interessa ver boas atuações, este filme pode te surpreender. A cena final ilustra muito bem o trabalho dos atores, Blunt e Del Toro.
    Curiosidade. A produção, após sua exibição no Festival de Cinema de Cannes figurou nas diversas listas como possível indicado ao Oscar nas principais categorias, mas só conseguiu em 3 categorias técnicas, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição de Som.
    Nota do público: 7.8 (IMDB)
    Nota dos críticos: 93%(Rotten Tomatoes)
    Bilheterias
    EUA - $46 milhões
    Mundo - $80 milhões
    Acesse o blog 365filmesem365dias.com.br para ler sobre outros filmes.
    Enviada em 25 de janeiro de 2016
    Com o aumento da violência e todos os problemas decorrentes do trafico de drogas na fronteira EUA/México, o governo norte-americano cria uma espécie de força-tarefa para ir à perigosa Juarez, no México com o objetivo de erradicar um cartel de drogas e capturar um figurão do tráfico mexicano, Manuel Diaz. Nessa missão interdepartamental, eles enviam o responsável pela tarefa, focado apenas no sucesso da operação, Matt Graver (Josh Brolin) e uma agente - que logo revela seu caráter idealista e correto - do FBI chamada Kate Mace (Emily Blunt) para o local, mas não lhe dão muitos detalhes da operação. Ela aceita se voluntariar após saber que poderia ter a chance de capturar o principal responsável por um atentado à bomba que matou alguns membros da sua equipe, e por temer que esses atentados pudessem aumentar com o tempo. Ainda se juntaria à equipe Alejandro (Benício Del Toro), um agente “freelancer”, especialista em cartéis de drogas e nas formas de como obter informações e seguir pistas.

Sicario é um projeto bastante ambicioso, apesar de o filme ter uma atmosfera bastante “crua”, onde não há glamour em absolutamente nada do que aparece na tela, seja moral ou visualmente. Dirigido pelo talento já consolidado de Dennis Villeneuve, que surgiu como um diretor de grande personalidade com os controversos “Incêndios (2010)” e “O Homem Duplicado (2013)” e demonstrou saber agradar com maestria crítica e público com filmes de temas polêmicos, interpretados por grandes nomes de Hollywood, caso do excelente “Os Suspeitos (2013)”. Outra característica bem sustentada pelo diretor e presente em “Sicario” é levantar questões ambíguas, como ética e moral.

Como mencionado no primeiro parágrafo, o filme aborda o tema do combate aos cartéis de drogas, especificamente na fronteira entre EUA e México. Além da questão óbvia que é a ilegalidade do comércio dos entorpecentes, este é um tema que abrange várias outras questões delicadas, como os imigrantes ilegais, a corrupção, o terrorismo e a impunidade. Isso sem falar na desumanidade cometida por esses assassinos, fazendo milhares de vítimas diretas e indiretas com estes crimes. Filmicamente falando, é quase impossível não se lembrar do premiadíssimo Traffic: Ninguém Sai Limpo (2000), também co-protagonizado por Benício Del Toro, e que deu uma nova visão (na época) sobre o combate às drogas na America. Naquela história, um juiz conservador que é nomeado o responsável pelo combate ao tráfico de drogas sente na pele o horror do vício quando sua própria filha se torna uma viciada. O filme também aborda a questão da ambiguidade do personagem de Del Toro, agindo na fronteira e mostra que muitas vezes a mudança começa de dentro para fora e não o inverso. O mais chocante nisso tudo é saber que passados 15 anos, esta luta ainda está muito longe de acabar.

Começarei falando da melhor parte, pois tecnicamente, Sicario beira à perfeição. A fotografia do mestre Roger Deakins mais uma vez está impecável, ambientando perfeitamente a história. As tomadas aéreas são impressionantes e o DP consegue transformar de forma magistral Juarez em quase que um deserto, como se estivéssemos realmente em um campo de guerra. Quando a personagem Kate está em ação, os enquadramentos e movimentos de câmera freqüentemente nos colocam no POV (ponto de vista) da agente, levando o espectador – que teoricamente partilha dos mesmos princípios idôneos da moça – a reagir da mesma forma que a personagem faz. Isto acaba sendo muito mais eficaz do que um plano médio qualquer ou até um close-up. Possivelmente o DP receberá mais uma indicação ao Oscar, lembrando que ele já foi indicado incríveis 12 vezes, sem ganhar nenhuma. O trabalho artístico do canadense Patrice Vermette, em conjunto com a fotografia, é simplesmente um dos melhores do ano, descrevendo visualmente o ritmo eletrizante do filme desde a cena de abertura. A trilha de Jóhann Johannsson (Vencedor do Globo de Ouro no ano passado) é bastante econômica, mas de uma forma positiva, servindo para pontuar os momentos de maior tensão do filme. Para a trilha de Sicario, o compositor islandês resgata a atmosfera tensa que tem tudo a ver com o tom do filme, semelhante ao que fez na trilha de Os Suspeitos (2013).

O roteiro assinado pelo estreante Taylor Sheridan usa um modelo que não é nenhuma novidade, mas ficou muito conhecido de um tempo pra cá pela sua utilização nas séries de TV: a antologia de histórias, ou seja, a utilização de tramas secundárias, cada uma com sua narrativa própria. Em Sicario, ficam bem claras três histórias: a operação em Juarez, a confrontação de Kate entre agir da forma que acredita ser o correto e as coisas que realmente precisa fazer e a história do misterioso Alejandro. Desta forma, o roteiro consegue tocar em diversos assuntos relevantes, mas convém dizer que conforme a história avança, ela deveria se aprofundar mais e, infelizmente não é o que acontece. O roteiro também não é nem um pouco sutil ao escolher um lado para "demonizar". Claramente ele coloca os norte-americanos como heróis, mesmo que façam o que for preciso para capturar os responsáveis pelos atentados (como se os fins justificassem os meios) e os mexicanos como os vilões, caracterizados - inclusive esteticamente, todos tatuados e com cara de mau - como verdadeiros terroristas, como os iraquianos que também ficaram estigmatizados nos filmes de guerra norte-americanos pós 11 de setembro. Portanto, podemos dizer que Sicario é a "guerra ao terror" no combate ao tráfico na fronteira EUA/México.

Vale lembrar que a expressão "Guerra ao Terror" foi atribuída ao ex-presidente George W. Bush (que inclusive já foi interpretado pelo mesmo Josh Brolin) como uma resposta ao atentado terrorista, mas que ganhou uma proporção gigantesca conforme o tempo passava. Entretanto, está idéia foi duramente criticada ao redor do mundo, pois se questionavam as reais intenções dos EUA em se envolver em conflitos armados no Oriente Médio e o pior: ao nomear a luta contra o terrorismo de "Guerra", isso permitiu (de uma forma bizarra) que grupos terroristas "defendessem" a legitimidade de seus atos, transformando assassinos em soldados. O filme poderia ter se expandido para os dois lados da história, mas ao encarar o problema do tráfico desta forma "simplória", ou seja, apenas o gato caçando o rato, o roteiro perde a oportunidade de se aprofundar em todas as vertentes que o assunto possibilita, deixando os enigmas mais interessantes para as subtramas, que são o dilema moral de Kate e o mistério de Alejandro.

Apesar deste deslize do roteiro, vamos voltar aos pontos positivos do filme. As atuações do trio principal são espetaculares. Embora não costume variar muito seus papéis e sua aparência, Josh Brolin entrega uma atuação muito convincente como Matt Graver, sério, implacável e focado, características que combinam muito com a personalidade do ator. Mas eu não vejo uma indicação para ele neste momento. Quem se destacam mesmo são Del Toro e Emily Blunt. O primeiro consegue manter o ar misterioso que compõe seu personagem, sendo que ao mesmo tempo que ajuda a agência parece ter uma motivação pessoal no caso. Já Emily é a que surpreende mais, a atriz de despe de sua sensualidade durante todo o filme, e apesar de (como eu mencionei anteriormente) o roteiro não se aprofundar como deveria no interior da sua personagem, pois como muitas vezes o espectador vê o filme do ponto de vista dela, não faria sentido ela explicar para si mesma o que está sentindo. Ou seja, o próprio roteiro nos impede de conhecê-la melhor - diferente por exemplo da agente Sterling (Jodie Foster), que no clássico "O Silêncio dos Inocentes (1991)" é instigada a se abrir para o Doutor Lecter. Como não há para Kate este interlocutor, sua personagem perde muita profundidade. Estes dois últimos citados podem ser indicados para o Oscar de Melhor Coadjuvante e Atriz, respectivamente, mas também não os apontaria como francos favoritos, apesar do ótimo trabalho.

Considerando o que foi dito, Sicario torna-se um filme imperdível pelo seu impecável trabalho técnico. O "tripé" de diretores desempenha um trabalho excepcional, e Villeneuve mostra mais uma vez sua capacidade em tirar o máximo do seu elenco. O diretor também obtém sucesso na sua proposta que é mostrar para o espectador que a fronteira "é apenas uma linha a se cruzar", ou seja, é a ponta do iceberg e há muito mais a se considerar e sacrificar para atingir o resultado desejado. O filme choca visualmente, as atuações em momento algum parecem artificiais, e segue alguns elementos que, segundo Aristóteles, todo bom filme de ação deve ter: um lugar específico onde a história deve acontecer - e Juarez tem um aspecto muito peculiar, idiossincrático; uma cadeia de incidentes com causa e efeito; começo, meio e fim bem claros. Apesar de mais uma vez o diretor deixar um gosto amargo na garganta do espectador ao final do filme (sim, mais uma vez ele deixa o final em aberto), o resultado é muito mais claro e compreensível que os finais enigmáticos de "O Homem Duplicado (2013)" e "Os Suspeitos (2013)". Sicario vem com força para ser indicado ao Oscar de Melhor Filme - e assim como seu diretor - corre por fora, na espera de alguma surpresa.