Afterimage
    • Variety
    • O Globo

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Em "Afterimage" estamos, primeiro, diante de uma reflexão sobre a imagem: o que significa, como se forma, aonde nos leva, que lugar ocupa na vida social. Andrzej Wajda serve-se do pensamento do pintor para discorrer, ele próprio, sobre o papel da arte.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Cinepop

por Raphael Camacho

Mesmo tendo um contexto melancólico e deveras triste, por tudo que cerca a vida do ilustre pintor após seus embates com os que comandam o pensamento em sua terra, o filme é poético ao abordar o amor pela arte e todos os inúmeros sentimentos que passa com ela.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Almanaque Virtual

por Celso Rodrigues Ferreira Junior

Em “Afterimage”, Wajda estabelece a arte como elemento de resistência e integridade diante da opressão do Estado, adotando a bandeira de que uma arte asséptica, que promova a falta de ideologia ou a propaganda oficial, é um desserviço ao povo.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinemascope

por Lucas Torigoe

Strzemiński é um personagem contraditório, e até certo ponto dotado de extrema teimosia. Sua força de vontade e a figuração de sua obra sendo tomada de si [...] é uma das representações mais fortes do cinema atual acerca da perseguição estética e ideológica sofrida por um membro da classe artística.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Cineweb

por Luiz Vita

Uma obra que conclui um ciclo vigoroso, marcado pelo humanismo e pela defesa da liberdade em ambientes totalitários. [...] Wajda encerra sua filmografia com uma obra potente que tem muito a dizer nos dias de hoje.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

New York Times

por Glenn Kenny

Este é um filme bravo, vívido e apaixonado. O cinema está pior agora que Wajda, um dos grandes criadores da forma, morreu...

A crítica completa está disponível no site New York Times

Observatório do Cinema

por Vítor Guimarães

Wajda mais uma vez denuncia as mazelas do regime soviético reafirmando a identidade polonesa de sua obra ao narrar com maestria a história desse grande artista plástico polonês.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Não é preciso dizer qual é o final, e em momento nenhum Wajda faz discursos ou lança pedras no governo, prefere contar a vida triste e arruinada [...]. Um incrível cineasta que continuou fiel a si mesmo na sua despedida. Um filme que se enquadra entre os grandes de sua obra.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Cineplayers

por Bernardo D.I. Brum

Pela última vez, Wajda falou sobre os nossos tempos usando outros tempos como referência - e não há como mensurar o tamanho da perda desse transformador e crítico empático e humanista, um dos responsáveis por reformular a forma que conhecíamos cinema europeu.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Papo de Cinema

por Leonardo Ribeiro

A composição de Boguslaw Linda no papel principal é fundamental para o sucesso do filme, fazendo de Strzeminski a figura carismática que se espera, trafegando também por outros aspectos de sua personalidade, como uma aparente indiferença no que tange às relações pessoais.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Críticos.Com.Br

por Leonardo Luiz Ferreira

Através de "Afterimage", Wajda mantém sua verve crítica ao regime comunista e reflete sobre os princípios dogmáticos que regem qualquer via de poder, mas ao mesmo tempo mostra um retrato unilateral de foco apenas no personagem principal e de sua verdade.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Screen International

por Dan Fainaru

[...] a direção da arte enche a tela com conjuntos recém-feitos, anti-septicamente limpos, aparentemente nunca viveram antes. Isso pode estar bastante fora de sintonia, mas apesar disso, o filme ainda é um monumento imponente para a memória de um grande artista.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Stephen Dalton

Um retrato atraente, apesar de algumas pinceladas amplas. [...] A última peça do período de Wajda é mais prosa do que a poesia, mas seu sólido histórico de seis décadas deve ajudar a atrair mais atenção do festival e uma distribuição de nicho.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Pierre Murat

Talvez este filme não tenha o mesmo fervor e lirismo dos primeiros filmes de Wajda [...]. Mas este pintor que fracassa sem a menor esperança [...] mantém uma força inquestionável.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Dennis Harvey

Uma figura líder da arte moderna polonesa é o assunto da biografia de Andrzej Wajda. [...] O resultado é outro capítulo importante na história polonesa da Wajda, embora seja improvável que viaje tão amplamente quanto alguns de seus assuntos passados.

A crítica completa está disponível no site Variety

O Globo

por Ruy Gardnier

O grande problema de “Afterimage” é que, com a desculpa de criar uma obra contundente contra o totalitarismo, a narrativa é construída apenas como uma escalada de humilhações em torno de Strzeminski, construindo o personagem como um joguete da luta de forças do período.

A crítica completa está disponível no site O Globo