A Dama Dourada
    • Omelete
    • The Playlist

Almanaque Virtual

por Zeca Seabra

"A Dama Dourada" é um filme de fácil assimilação cujo propósito é oferecer o máximo do realismo histórico, em detrimento do aprofundamento de outras questões como a perda de memórias pessoais e o resgate de novos valores.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

O único ponto fraco, o americano Reynolds não chega a estragar o filme, que é todo narrado em flash-backs, em locações autenticas. [...Helen Mirren] torna o filme obrigatório.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

A Tarde

por Rafael Carvalho

O filme é uma produção classuda que leva a sério a importância histórica que aquele julgamento resgata. Menos pelo valor financeiro da peça de arte, mas mais pela retratação a todo um povo perseguido e dizimado no passado, que perdeu seus bens materiais e suas próprias famílias.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Cineweb

por Neusa Barbosa

Um grande acerto do filme está em manter o passo da narrativa histórica, introduzindo flashbacks precisos para retratar a ascensão e queda dos Bloch-Bauer e as dolorosas escolhas da jovem Maria...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Chicago Sun-Times

por Susan Wloszczyna

Num ponto magnífico de sua carreira, Mirren já não precisa de uma coroa para evocar majestade. Ela está no comando de todas as suas faculdades como artista e não pode fazer nada além de chamar a nossa atenção, seja pelo carregado sotaque do Velho Mundo de sua personagem ou [...]

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Há maneiras seguras de arruinar uma boa história. Duas delas são infalíveis: o sentimentalismo e o uso abusivo de "flashbacks". "A Dama Dourada" serve-se dos dois, de tal modo que, partindo de uma história fabulosa, não chega a mais que um filme agradável.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Susana Schild

Embora as discussões jurídicas possam soar cansativas e as repetições de “cenas-chave”, como o casamento, diluir a dramaticidade, “A Dama Dourada” preserva seu interesse não só pela finesse de Helen Mirren como, principalmente, pelas impensáveis ironias e reviravoltas da História.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Willian Silveira

O final previsível e as dificuldades de imprimir um ritmo poderiam ter conduzido o filme para um destino irrecuperável – destino de tantos outros, diga-se. Mas, A Dama Dourada prova que, entre todas as escolhas, a de uma boa história é sempre a mais acertada e segura.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Pipoca Moderna

por Antonio Carlos Egypto

A presença de Helen Mirren, interpretando Maria Altmann, é o ponto alto do filme. Ela é brilhante. Mas Ryan Reynolds também está muito bem como o advogado e o ator espanhol Daniel Brühl faz um papel complementar importante...

A crítica completa está disponível no site Pipoca Moderna

Télérama

por Pierre Murat

Criamos uma empatia total pela mulher teimosa e adorável, principalmente porque ela é interpretada pela soberba Helen Mirren [...] Pouco importa se os flashbacks excessivos retornam inutilmente aos anos 1930, pouco importa que Ryan Reynolds seja um dos atores mais inexpressivos do cinema atual...

A crítica completa está disponível no site Télérama

CineClick

por Edu Fernandes

As manobras inteligentes que Randy executa para continuar na luta são instigantes o suficiente para manter o espectador ligado à história. Aparentemente, o filme não acredita no roteiro de seu próprio roteiro e insere os tais flashbacks emotivos com um tema praticamente infalível no cinema.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Blogs Pop

por Luiz Gustavo Vilela

O resultado é charmoso dentro do limite em que esse tipo de produção se sustenta, o que envolve a média do carisma de seus atores e a mão do diretor para dar ritmo e emocionar quando a trama pede.

A crítica completa está disponível no site Blogs Pop

Omelete

por Gabriella Feola

"A Dama Dourada" não tem uma forte carga dramática nem ao menos delicadeza para mergulhar no sentimento dos personagens diante das atrocidades da guerra. [...] Curtis apresenta apenar mais um caso de americano de sucesso nos tribunais.

A crítica completa está disponível no site Omelete

The Playlist

por Jessica Kiang

Um filme que esconde sua baixa qualidade sob uma camada de mediocridade tão grossa que fica até difícil enxergar algo por baixo [...] Existe algo traiçoeiro nestas reconstituições insossas, pré-mastigadas para serem digeridas com a maior facilidade possível.

A crítica completa está disponível no site The Playlist