Tudo Sobre Vincent
    Muito bom
    Tudo Sobre Vincent

Super-herói francês

por Lucas Salgado

O cinema francês é conhecido por dramas sociais, romances e até mesmo comédias. Por causa de movimentos como a Nouvelle Vague, muitos associam o cinema francês a um cinema cult, de arte. E isso não está muito errado, muito embora também tenhamos produções meramente comerciais.

Os filmes de super-heróis, no entanto, não são nenhum pouco presentes na cinematografia da França. Só por isso, Vincent já valeria ser conferido. Mas o longa não fica apenas na proposta, conseguindo criar uma trama envolvente e instigante.

Vincent é um homem comum que vive no interior da França e que luta para se manter empregado. Ele leva uma vida simples, mas possui um segredo: adquire uma força sobrenatural sempre que está em contato com a água. O sujeito usa todas as oportunidades que tem para aproveitar da água. Se refresca, toma chuva e passa dias inteiros nos lagos da região. Ele não compartilha seus poderes com ninguém até que inicia um relacionamento com a bela e simpática Lucie.

A premissa é muito interessante, oferecendo um protagonista que tem super-poderes que ao mesmo tempo são fascinantes e limitadores. Afinal, não é sempre que está em contato com a água.

O diretor e roteirista Thomas Salvador, que também é o intérprete de Vincent, conseguiu criar uma obra complexa, com momentos de drama, suspense, romance e até mesmo comédia.

Conta com referências a filmes como Homem-Aranha, com uma versão modificada do clássico beijo de ponta-cabeça, e O Incrível Hulk, com o protagonista fingindo se transformar em contato com a água. Apesar destas citações, não estamos diante de um filme de super-herói comum. O "aquaman francês" é um sujeito comum que não sonha em ser herói ou salvar o mundo. Ele quer viver sua vida ao lado de pessoas que ama. E perto da água.

Salvador entrega uma atuação fria, mas que condiz com o jeito calado e tímido do personagem principal. Em contraponto, Vimala Pons surge como uma Lucie quente e amigável, que de certa forma irá ajudar o protagonista a se soltar. Youssef HajdiNicolas JailletNina Meurisse completam o elenco da produção.

Filme visto no 5º Festival Internacional Cineramabc, em maio de 2015.