Planeta dos Macacos: A Guerra
    • Critikat.com
    • Folha de São Paulo

Almanaque Virtual

por Rodrigo Fonseca

Neste radicalíssimo exercício de niilismo diante da intolerância nossa de cada dia, o ambiente do progresso industrial dá lugar a uma luta quase medieval. E, nela, nosso coração bate por César e seus ideais de preservação.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Collider

por Matt Goldberg

"A Guerra" traz uma jornada sóbria, tensa que passa de um filme de vingança a uma narrativa saborosa sobre a fuga. Reeves espertamente combina tudo isso através da figura de Caesar, concluindo a saga que começou com "A Origem".

A crítica completa está disponível no site Collider

New York Times

por A.O. Scott

Há uma cena em o "Planeta dos Macacos: A Guerra" que é mais vívida e assustadora do que qualquer coisa que eu tenha visto em um blockbuster de Hollywood nos últimos tempos, [é] um momento de clareza cinemática excitante e terrível da qual que não espero me libertar nem tão cedo.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Washington Post

por Michael O'Sullivan

"Planeta dos Macacos: A Guerra" pode ter o corpo de um filme de ação, no entanto tem a alma de um drama artístico e o cérebro de um suspense político.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Cinemação

por Lucas Albuquerque

Tenso, impactante, emocional, familiar. "Planeta dos Macacos: A Guerra" é tudo isso. Mas o principal elogio vai para a ainda impressionante computação gráfica em fusão com a interpretação magnífica de Andy Serkis.

A crítica completa está disponível no site Cinemação

Chicago Sun-Times

por Richard Roeper

Serkis é brilhante e memorável e às vezes absolutamente doloroso como César. Os atores coadjuvantes são excelentes, cada um com um ou dois momentos ao sol.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cinema com Rapadura

por Thiago Siqueira

Apesar de um final um tanto forçado, embora prenunciado em uma linha de diálogo anterior, este “Planeta dos Macacos – A Guerra” encerra com chave de ouro essa trilogia que revitalizou a franquia...

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

O olhar humanizado do animal enfrenta o olhar bestializado do homem. E, como todo bom filme de ação, "Planeta dos Macacos" não tem apenas ação. Esta é mesclada a momentos de repouso e mesmo de reflexão, de modo que a dramaturgia possa funcionar. Por isso, fala mais do que aparentemente diz.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

O Globo

por Ruy Gardnier

“A Guerra” conta com um talento incomum na direção de Matt Reeves, que sabe transformar o espetáculo pirotécnico em drama humano, com ênfase marcante nas trocas de olhares entre personagens.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Preview

por Roberto Cunha

O roteiro, como já mencionado, prevê cenas de combate, são intensas, porém trabalha mais os conflitos internos de seus personagens, em especial, o de seu protagonista.

A crítica completa está disponível no site Preview

Screen International

por Fionnuala Halligan

[Planeta dos Macacos: A Guerra"] cresce em cada centímetro do caminho, com suas casualidades, as lutas internas, falhas de caráter, guerra, e algumas grandiosidades deliciosas de Harrelson.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Screen Rant

por Sandy Schaefer

Além de trazer alguns dos personagens en motion capture mais fotorrealistas já vistos no cinema, "A Guerra" é rico em atmosfera sombria e densa, graças às imagens escuras e à paleta de cores lúgubre.

A crítica completa está disponível no site Screen Rant

ScreenCrush

por Matt Singer

Serkis, sem surpresa, está excelente, assim como o resto do elenco. Interpretando algo diferente do costume, Harrelson se sai muito bem em estilo Marlon Brando de "Apocalypse Now" como o coronel perturbado e impiedoso. [...] E Steve Zahn traz uma bem-vinda dose de humor.

A crítica completa está disponível no site ScreenCrush

The Guardian

por Peter Bradshaw

O terceiro [filme] da série reboot de "Planeta dos Macacos" é tão bom quanto seus predecessores: uma aventura arrojada e abrangente contada com confiança e intensidade.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

O fato de que uma entrada de gênero desta natureza - sem necessidade intrínseca de ser filosóficamente matizada - sai de seu caminho para dar [espaço a] [...] seus vilões ostensivos com avaliações dos seus motivos como compreensíveis [para isso se justifique] como uma conquista notável.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

The Playlist

por Rodrigo Perez

Reeves é um dos raros diretores de blockbusters que conseguem criar épicos em grande escala sem abandonar a intimidade e as relações dos personagens. Repleto de inteligência emocional, a textura humana de "A Guerra" distingue este filme do resto da saga.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

CineClick

por Daniel Reininger

A jornada de César se torna ainda mais incrível nesse longa, porque ele enfrenta os mesmos dilemas que Koba [...] O filme se arrastra um pouco lá pela metade, afinal a sequência na prisão se alonga demais.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinepop

por Pablo R. Bazarello

No lado negativo, "Planeta dos Macacos: A Guerra" não inova verdadeiramente. Não consegue ir muito mais além do que já havia sido brilhantemente apresentado no episódio anterior.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Observatório do Cinema

por Giovanni Rizzo

Matt Reeves [...] consegue fazer com que seu filme seja mais do que uma batalha empolgante, cheia de efeitos especiais, entre homens e macacos. O que pesa no longa é realmente essa tentativa constante de balancear um produto padronizado e uma obra inquieta

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Boston Globe

por Ty Burr

"Planeta dos Macacos: A Guerra" parece ser uma mistura sobre aproximadamente cinco filmes diferentes, em que pelo menos um deles se parece como uma obra-prima.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

Cineplayers

por Cesar Castanha

O mais cativante dessa recriação segue sendo a incomum congruência entre o artifício que justifica o interesse na obra pela indústria [...] e a apreciação metafórica, política do universo conquistada a partir dessa humanização.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cineweb

por Alysson Oliveira

Tecnicamente, o filme é impressionante, e a evolução tecnológica da série parece acompanhar a evolução/humanização dos macacos. [...] O diretor, [...] no entanto, opta por um clímax tão anticlimático que pode frustrar algumas expectativas.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Quarto Ato

por Natália Coelho

Com uma boa trilha sonora e um longo caminho pela frente, a falta de rostos conhecidos (humanos e símios) pode incomodar, além da promessa de uma grande guerra que acaba não ocorrendo, de certa forma. As poucas cenas de ação verdadeiramente quebra a lógica de seu subtítulo, mas entrega todo o resto...

A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

Télérama

por Frédéric Strauss

"A Guerra" explora a fantasia de uma diversão movimentada, porém infantil. Esta é a qualidade e o defeito destes macacos de cinema: eles servem para tudo. Interpretam os heróis de um filme de guerra, são personagens de fábula ou animais engraçados. O diretor não hesita a explorar todos esses registros.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Peter Debruge

É apropriado que os efeitos visuais tenham avançado de forma tão dramática desde 2011, pois permite que a série sugira que seus protagonistas de macacos evoluíram para um grau equivalente e, no entanto, a história da "Guerra" está abaixo de sua inteligência.

A crítica completa está disponível no site Variety

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

O título pode sugerir uma batalha intensa, mas o enredo privilegia o drama em lugar da ação. Isso não significa, porém, perda de qualidade. Superior ao episódio anterior, o longa-metragem tem uma história profunda e metafórica ao enfocar o embate entre símios e humanos.

A crítica completa está disponível no site Veja

Critikat.com

por Adrien Mitterrand

"A Guerra" retorna, e insiste até demais, na temática da punição divina: o vírus não aconteceu por acaso, ele tem um objetivo, um sentido. Esta nova dimensão, e a ideia de que um ser superior está no comando transforma tudo, e se mostra prejudicial ao filme.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Esta nova incursão ao esgotado planeta dos macacos é de visão perfeitamente dispensável. Nada de ideia ou de invenção. Em nenhum sentido. Pois a série já nos mostrou o macaco rebelde. Agora é a vez do coronel psicopata. Ou seja: é sempre um "outsider" que entorna o caldo.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo