Whiplash - Em Busca da Perfeição
Ótimo
Whiplash - Em Busca da Perfeição

Sonho ou pesadelo?

por Lucas Salgado

Grande vencedor do Festival de Sundance em 2014, Whiplash - Em Busca da Perfeição não é precisamente um filme sobre jazz, mas é um longa que irá encantar os apaixonados por música. É uma obra, como o título nacional insiste em entregar mastigadinho, sobre a busca da perfeição e os limites que as pessoas estão dispostas a atingir para alcançar suas ambições.

Whiplash - Em Busca da Perfeição - FotoMiles Teller interpreta Andrew Neyman, um jovem estudante de um consagrado conservatório que sonha em ser uma lenda da música. Após ensaiar muito, ele consegue o posto de baterista substituto na banda principal da escola, comandada pelo impetuoso Terence Fletcher (J.K. Simmons).

Após ingressar no grupo, Andrew percebe que terá que lutar muito para seguir os padrões musicais do professor, prejudicando seus relacionamentos familiares e amorosos. Ele sonha em se tornar uma lenda do jazz, enquanto que Fletcher sonha em descobrir uma lenda do jazz, no que justifica seu jeito truculento e os ataques pessoais, que não deixam a desejar aos insultos do sargento Hartman (R. Lee Ermey) do clássico Nascido Para Matar.

O filme levanta uma discussão interessante neste mundo do século XXI. Vale a pena submeter alunos a uma condição degradante se for para criar um talento musical, um Charlie Parker? A fala de Fletcher em que afirma que a pior expressão que existe é "bom trabalho" é bem interessante.

Whiplash - Em Busca da Perfeição - FotoDestaque em filmes como Projeto XNamoro ou LiberdadeDivergente, Teller se afirma cada vez mais como um dos atores jovens mais interessantes do momento. Ajuda a ele o fato de não ser um galãzinho comum e também não ser completamente estranho, conquistando a simpatia do público masculino e feminino. O jeito de "gente boa" do ator é tão marcante, que tendemos a suavizar mesmo algumas atitudes babacas de seus personagens, como vemos em uma cena com a namorada.

Simmons também merece um destaque a parte. Ele se entrega ferozmente ao papel. Curiosamente, este é o segundo longa recente que ele faz envolvendo a paixão pela música. Ele também está no correto A Música Nunca Parou.

Whiplash conta ainda com as presenças de Paul ReiserAustin StowellJayson BlairMelissa Benoist. Esta última, conhecida pelo papel de Marnie em Glee, se destaca pelo jeito descolado/perdido e pelo rosto bonitinho. Ela vive Nicole, interesse amoroso de Andrew, antes dele perceber que seu único interesse era ser um músico renomado.

O longa é muito eficiente e conta com momentos de extrema beleza, seguidos, geralmente, por sequências tensas de pressão e desespero. A trilha sonora é extraordinária e a direção de Damien Chazelle é surpreendente, até porque seus trabalhos anteriores não são nada memoráveis, como Toque de MestreO Último Exorcismo: Parte II.

Um filme para se ver. E ouvir.

Filme assistido durante a cobertura do Festival do Rio, em setembro de 2014.

• Sibylla

Mais um na minha lista. Acho que vou ter que deixar o emprego para dar conta da lista ...kkkkkkk

• bjames

Concordo...mais um na minha lista, esse ano vou passar mais tempo no cinema do que em casa!

• bjames

Vou usar o espaço para questionar o Adoro Cinema....ontem ocorreu o People's Choice Awards, vcs vão publicar alguma matéria sobre??

• bjames

não não vi, foi tão ruim assim??