Samba
    • The Guardian
    • Télérama

Almanaque Virtual

por Emmanuela Oliveira

[...] Nakache e Toledano suavizam o incômodo causado pelo toque em questões polêmicas. A tática é o apego imoderado a um sentimento de prazer: o riso formado nos lábios, para aliá-lo ao consumo de temas humanos, de grande relevância social.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Gazeta do Povo

por Victor Hugo Turezo

[Samba] é constantemente vítima de olhares preconceituosos, seja no transporte público ou nos bicos que arranja. Mas jamais perde a esperança e a alegria. [...] “Samba” fala de sonho. Da batalha por realizá-lo. E principalmente do poder de alguns em destruí-lo.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

Zero Hora

por Roger Lerina

[...] os diretores e roteiristas conseguem falar com humor e seriedade, equilibrando os dois registros, de temas candentes da situação não apenas francesa, mas internacional...

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

CineClick

por Edu Fernandes

É irresistível não torcer para o herói. Assim, os realizadores encontram uma maneira inteligente de entregar seu discurso social e ao mesmo tempo criar um bom entretenimento.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Estado de Minas

por Carolina Braga

Samba não tem a mesma potência do filme anterior de Eric Toledano e Olivier Nakache. De todo modo, reforça a característica da cinematografia francesa em ressaltar aquilo que é cotidiano. Assim, é delicado no retrato que faz da rotina de um cidadão comum.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Uma obra que cresce com o tempo, dona de um elenco afinado e bastante entrosado, e que tem como maior mérito servir também de espelho para um mundo em constante mudança.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Cineplayers

por Marcelo Leme

A dupla de diretores traça uma linha e a segue cuidadosamente, sem a coragem de ir mais longe em aspectos técnicos ou na exploração sobre aquilo que o roteiro trazia de melhor; e também não despenca, nunca soando chato ou aborrecido...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cineweb

por Alysson Oliveira

O tema social da imigração ilegal, uma pauta quente na Europa atualmente, aos poucos, dá lugar ao romance entre o casal de protagonistas. [...] Os diretores não procuram facilitadores para os dramas, mas também não encaram a questão com profundidade.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Diário de Pernambuco

por Júlio Cavani

O filme [...] foi feito para ser do bem. Tem música brasileira, velhinhas dançando, personagens comoventes, situações cômicas e mensagem sobre a convivência solidária entre povos de culturas e etnias diferentes. A proposta funciona principalmente pelo trabalho do elenco...

A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

O Globo

por André Miranda

Durante todo o tempo, “Samba” mostra — ou brinca com — os efeitos da vida de um imigrante ilegal na França. O caráter de fábula que percorre a trama, porém, destoa um pouco do drama vivido por imigrantes.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Rolling Stone

por Christian Petermann

Com pegada de comédia dramática, os cineastas tratam respeitosamente de questões atuais, como a delicada situação dos imigrantes ilegais na Europa e a estafa emocional causada pelo caos urbano. Há ótima química entre os dois atores [Charlotte e Omar] e todo o elenco gera empatia natural.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Variety

por Peter Debruge

Um filme mais dramático do que cômico. [...] Usando para o bem a maliciosa sensibilidade populista dos diretores, "Samba", oferece uma mensagem honesta e progressista em uma embalagem atraente.

A crítica completa está disponível no site Variety

The Playlist

por Nikola Grozdanovic

"Samba" embarca em uma história de amor previsível, forçadamente orquestrada para dirigir o público entre o riso e a piedade, enquanto transforma um dos temas mais sensíveis e urgentes da Europa em algo leve.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

Claro que o casal protagonista possui química, ainda mais com a verve dramática de Charlotte, contudo o que parece foi terem posto um leão para interpretar um coelhinho, bem aquém da capacidade da atriz.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Chronic'art.com

por Yal Sadat

Embora Toledano e Nakache tenham provado o domínio de certa estrutura cômica, o cinema de ambos continua marcado por uma forma fatal de indecisão: eles não conseguem escolher entre a fábula pura e a pequena sátira popular.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Critikat.com

por Théo Ribeton

É preciso admitir que "Samba" atinge algo muito raro no blockbuster nacional, um tipo de americanismo, uma liquidez da narrativa que combina todos os gêneros sem atrito: o melodrama, é claro, mas também a comédia romântica e o filme social...

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

“Simpático” parece ser o adjetivo que mais se aplica ao filme. A começar do título, tudo nele é simpático: o protagonista, as situações, a trilha sonora. [...] Bons sentimentos, boas intenções e bom astral não fazem necessariamente bom cinema.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Não achei que se classifique como comédia romântica. Nem suspense, nem uma emoção assim tão palpável. Parece cheio de boas intenções mas não chega nem perto [de "Intocáveis"].

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Screen International

por Mark Adams

A magia não funciona muito bem desta vez [após "Intocáveis"]. Os diretores apresentam um filme com boas intenções, e divertido de vez em quando, mas muito fragmentado em formato e tom para acabar dando certo.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Peter Bradshaw

É ótimo que a história não embarque no miserabilismo, mas os estranhos saltos narrativos do filme são implausíveis e irritantes. As cenas não levam a lugar nenhum: o realismo às vezes cede espaço à tolice, e Gainsbourg não está bem escalada neste papel meloso.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Télérama

por Pierre Murat

Vamos resumir: não existe roteiro, não existem personagens de verdade, não existe direção. Apenas gentileza, em todos os lugares, o tempo inteiro. Isso basta para fazer um sucesso? Certamente. Basta para fazer um bom filme? Não.

A crítica completa está disponível no site Télérama