Samba
    Você assistiu Samba ?

XamDdy
    XamDdy

Enviada em 17 de julho de 2015
    A parte "romântica" do filme poderia ter sido melhor explorado!
    Eduardo Santos
    Eduardo Santos

Enviada em 19 de julho de 2015
    Depois do sucesso do filme “Intocáveis”, uma tocante comédia dramática francesa que emocionou muitas pessoas mundo afora, seus criadores tentam mais uma vez emocionar o público com mais uma deliciosa comédia dramática que tem todos os ingredientes para um filme de sucesso: boa história, bom ritmo, boas piadas, personagens carismáticos e interessantes e uma leveza muito bem vinda. Para quem não sabe, o filme trata dos dramas dos imigrantes ilegais na França e sua busca por melhores condições de vida, tendo que se submeter a empregos que não requerem grandes qualificações para ganharem mixaria na busca de um futuro melhor. Para contrabalancear esse tema tão denso, há um romance entre Alice (Charlotte Gainbourg), uma mulher insegura e que sofre de problemas para dormir e estafa, com um senegalês (Omar Sy), que mesmo depois de viver 10 anos na França, não conseguiu ainda sua documentação para permanecer em Paris, sofrendo com o risco eminente de ter de voltar à sua terra natal. Pena que o final do filme desande a massa do bolo. Ao apostar num final melancólico e melodramático os diretores destoaram de todo o restante do filme, que mesmo tendo uma pegada dura em alguns momentos permeadas de maneira homeopática, até os minutos finais não havia tido um embate tão dramático e anti-clímax. Tudo bem. O filme tenta retratar momentos marcantes de personagem de fácil identificação, e assim é a vida: bons e maus momentos mesclados de maneira inconstante. Não quero dar spoilers aqui, mas enfim... O filme vale muito a conferida, principalmente pelo trabalho dos atores, que estão excelentes. Charlotte Gainsbourg parece finalmente ter se livrado das amarras trágicas de suas personagens dos últimos filmes de Lars Von Trier, e nos brinda com uma mulher depressiva, como é intitulada, porém com graça e encanto. Seu semblante menos sério, sorridente e com uma ingenuidade no olhar praticamente pueril de uma adolescente apaixonada, é bonito de se ver. E Omar Sy, como o protagonista Samba, mesmo repetindo seu jeitão brucutu de “Intocáveis”, transborda carisma e tem uma interpretação inspirada, desde os momentos mais leves e engraçados, como também nas cenas de maior tensão. Outro destaque vai para a pequena participação de Tahar Rahim, como um “brasileiro” conquistador, que traz excelentes momentos cômicos à tela. Ah, e a trilha sonora é excepcional, com algumas canções brasileiras de ícones como Gilberto Gil e Jorge Ben Jor. No mais, é um filme leve, divertido e que não fosse o final apático, poderia estar entre os filmes que mais me impressionaram positivamente este ano, pois não esperava muito por ele, e vi que trata-se de uma ótima obra, para se divertir e refletir.
    Paulo V.
    Paulo V.

Enviada em 19 de abril de 2016
    Um filme que expressa a sutileza e delicadeza cotidiana francesa que, ultimamente, está sendo pautada pela crise migratória e de segurança interna após os variados atentados terroristas. Com o bum humor adequado, "Samba" reflete essas situações relatando romanticamente as tramas que por ventura acometam aquele povo. As duas horas de duração fazem da narrativa mais complexa do que deveria ser, fato que, na realidade, é muito típico dos filmes franceses.
    Nesse aspecto, alguns problemas de roteiro se escancaram, prejudicando o toque de arte que emcima as boas produções. No fim, "Samba" não desmistifica a sétima arte, pelo contrário, nos encanta ao corroborar que, apesar de tudo, é possível fazer filme com leveza.
    Dagoberto M.
    Dagoberto M.

Enviada em 26 de setembro de 2016
    Divertido, simpático, cativante, realista e jovem, essas são as principais características desse filme que não deixa de mostrar a situação atual dos imigrantes europeus.
    Enviada em 22 de julho de 2015
    O filme tem uma boa ideia, mas que não foi bem desenvolvida. Ele poderia se aprofundar mais no drama de Samba (o personagem principal) e falar de mais coisas ruins da sua vida. Com o drama pouco desenvolvido, os pontos altos do filme são o romance e as cenas de comédia, que não são as suas partes principais. Aliás, as de comédia com Tahar Rahim e Omar Sy são as melhores do filme inteiro. O resultado é um filme mediano.

Leiam a minha resenha completa no link abaixo:
    Marco G.
    Marco G.

Enviada em 1 de agosto de 2015
    Este fllme tinha todos componentes para ser grande . Os atores, a música do Ludovico, o tema da imigração parisiense, entretanto o diretor não consegue prosperar. Talvez também tenha faltado um pouco de química entre o casal protagonista. Esperava bem mais.
    Lala S.
    Lala S.

Enviada em 27 de agosto de 2015
    Mais um vez fiquei feliz em ver mais filmes franceses em cartaz!
    Filme de drama leve com pitadas de comédia, "Samba" trata, assim como "Que Mal Eu Fiz A Deus" do drama do preconceito com o imigrante que tenta levar a vida na França.
    A atuação de Charlotte Gainsbourg ('Ninfomaníaca' e 'Anticristo' de Lars Von Trier) é sensacional, natural, encantadora.
    O filme é cheio de altos e baixos, nada tedioso e prende até o final. Adorei!

RECOMENDO!!!
    Vilmar O.
    Vilmar O.

Enviada em 19 de maio de 2016
    Ótima filme francês que aborda o drama dos imigrantes irregulares na França até que de forma cômica, porém sem perder o respeito com o sofrimento de quem lá vive nesta situação.

O filme é dirigido e escrito por Olivier Nakache e Éric Toledano. No elenco estão os atores Omar Sy, Charlotte Gainsbourg, Tahar Rahim e Izïa Higelin como protagonistas.
    Julio Davila
    Julio Davila

Enviada em 13 de julho de 2015
    Uma comédia romântica divertida e crítica.

Os mesmos diretores/escritores que criaram Intocáveis (2012), um filme que fez enorme sucesso mundial, escreveram e dirigiram Samba, um filme engraçado, portador de boas atuações e um roteiro irreverente.
    Samba (Omar Sy) é um imigrante do Senegal que vive há 10 anos na França, trabalha em um restaurante como lavador de pratos, mas tem problemas com a imigração e acaba por ser preso. Alice (Charlotte Gainsbourg) é uma executiva que sofreu uma crise de burnout devido ao trabalho excessivo e, agora, trabalha como voluntária em uma ONG que ajuda imigrantes em situação irregular como parte de seu tratamento. Duas vidas com poucas perspectivas que se cruzam e iniciam um relacionamento insólito.
    A história é interessante e engraçada mas o diretor faz excelente uso do filme ao expor a realidade do imigrante na Franca. As dificuldades enfrentadas pelo protagonista condizem com as dificuldades enfrentadas por imigrantes contemporâneos. Problemas com documentos, polícia e trabalho atormentam a vida de Samba e o filme não foge dessas questões, mas também não as aprofunda muito. O humor é o ponto alto do filme e ele funciona principalmente pela química dos protagonistas, Omar Sy (um dos atores mais carismáticos da atualidade, seus personagens sempre irreverentes divertem espectadores de todas as nacionalidades) e Charlotte Gainsbourg.
    O filme apresenta uma cinematografia bonita (afinal de contas é filmado na França) e uma trilha sonora agradável (brasileiros irão apreciar de modo especial pois há uma musica do Jorge Ben Jor e um personagem brasileiro que é muito divertido). O filme abre com uma bela e apreciável cena longa mas o resto do filme não conta com nada de impressionante no aspecto da direção.

Engraçado, inteligente e cativante, Samba é uma bela e irreverente experiência.

Nota: 7/10
    cinetenisverde
    cinetenisverde

Enviada em 17 de janeiro de 2017
    Filme que faz uma crítica (válida) ao sistema de imigração francês, mas ao mesmo tempo flerta com a mistura de culturas e experiências. Tenta abraçar o mundo com essa ideia, dá seus tropeços por causa disso, mas ainda mantém sua força dramática nos ombros da sempre competente atuação de Omar Sy (Intocáveis), que faz o papel de um trabalhador africano ilegalmente por 10 anos, e que mesmo assim é preso e condenado a sair do país (curioso a sentença não definir para onde, pois isso não importa para a justiça francesa).