Invocação do Mal 2
    • Folha de São Paulo
    • ScreenCrush

Críticos.Com.Br

por Octavio Caruso

Em uma indústria que despeja obras de péssima qualidade, “Invocação do Mal 2” dá ao público moderno um gostinho de como era viver a época de ouro do cinema de terror pensado para adultos. É uma experiência rara ser conduzido por um artesão inteligente que utiliza de vários recursos sensoriais...

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Quarto Ato

por Gabriel Amora

No fim, o público se surpreende com as peculiaridades que o diretor exibe [...] É catártico, mas não tem nada pior do que deixar de ver quando já somos presenteados com tamanha obra de exercício de cinefilia.

A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

Veja

por Rafael Aloi

A trilha-sonora e fotografia são o destaque do filme, e a maior fonte de pulos da cadeira do cinema. Abusando de imagens desfocadas e de movimento de câmeras [...] o terror cria um clima de tensão do começo ao fim.

A crítica completa está disponível no site Veja

CineClick

por Daniel Reininger

Wan oferece uma mistura perfeita de tensão e sustos, sem exageros, mas sempre capaz de manter a atmosfera opressiva da presença demoníaca. Embora a dinâmica familiar seja um pouco cansativa, [...] o longa é muito bem construído...

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Eficiente como exercício de gênero, esta continuação é um daqueles filmes de terror que conseguem causar um efeito muito mais duradouro do que os sustos pontuais: aqueles arrepios na nuca que voltam quando simplesmente nos lembramos das imagens que os provocaram.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cinepop

por Pablo R. Bazarello

Wan ainda arruma espaço para toques artísticos, como planos sem cortes pelo interior da casa, que conta com uma direção de arte de primeira. E se o que você procura é bicho papão, o roteiro introduz criaturas que tem tudo para se tornarem icônicas [...]

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Collider

por Perri Nemiroff

"Invocação do Mal 2" passa um tempo expressivo junto das vítimas. Margaret e Janet, em particular, formam uma dupla de irmãs bastante agradáveis, o que acaba amplificando a ameaça da entidade que ataca as duas.

A crítica completa está disponível no site Collider

Omelete

por Marcelo Hessel

Embora "Invocação do Mal 2" não seja tão bom no sentido de apavorar (não ficamos desnorteados no jogo de portas e corredores como no longa anterior), é evidente o esforço de Wan por tornar mais elegante seu trânsito pelo cenário.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Preview

por Edu Fernandes

"Invocação do Mal 2" oferece mais uma vez bons momentos para os apreciadores do gênero. Há surpresas e pistas falsas que prendem o espectador, além da tensão e sustos que se procura nesse tipo de atração.

A crítica completa está disponível no site Preview

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Tudo é construído para sentir medo, levar sustos e orquestrado pelo diretor, que manipula a audiência. Pode virar cult e ser grande sucesso, até para ser visto mais de uma vez.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

The Hollywood Reporter

por Sheri Linden

A perícia do diretor James Wan em construir obras do gênero continua em evidência [...] em um artesanal e profundo mergulho no pavor.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Owen Gleiberman

James Wan tem um dom que a maioria dos diretores de terror de hoje em dia não tem: a total noção do seu público - seu ritmo e pulso, a fim de manipular um momento ao ponto de quase controlar sua respiração.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cinegrafando

por Houldine Nascimento

Por meio de frequentes travelings e plongées, o diretor constrói sua narrativa e utiliza isso como estratégia para assustar a plateia [...] Mesmo se valendo de aspectos já vistos e que, portanto, não trazem exatamente uma novidade, James Wan consegue envolver os que assistem à "Invocação do Mal 2".

A crítica completa está disponível no site Cinegrafando

Cineplayers

por Felipe Leal

Foi por isso que James Wan desejou uma sequência? Para se aproveitar de um horror que nasce como complexo e justificar sua saída com uma megalomania que surge e morre no nada?

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Critikat.com

por Josué Morel

Embora o filme nunca esteja muito longe da visita a um museu [...], James Wan recupera, com certa maestria, uma forma de essência do gênero ao multiplicar os jogos de sombras e os enquadramentos que permitem a circulação dos corpos e das presenças entre a escuridão e a luz.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

O Globo

por Mário Abbade

A diferença em relação à mesmice que impera no estilo está nos ângulos inusitados e na movimentação de câmera de James Wan, que domina a linguagem cinematográfica para criar um efeito de desorientação nos personagens e transformar os espectadores em voyeurs.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Screen International

por Tim Grierson

Apesar de não possuir a mesma simplicidade e elegância do primeiro filme, "Invocação do Mal 2" não deixa de ser um filme de terror muito eficiente, construindo um ato final devastador baseado na conexão que o público realiza com os ótimos personagens principais da trama.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Playlist

por Russ Fischer

O diretor sabe quando deixar um momento de silêncio, e quando tentar algo mais forte. [...] A maior parte dos efeitos é minimalista, mantendo o foco naquilo que pode estar se escondendo nas sombras.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Cineweb

por Rodrigo Zavala

Há sustos, e muitos, e também cenas com muita qualidade de suspense psicológico. A expertise tira o filme do marasmo mas, como na produção anterior, Wan peca ao não entregar um desfecho sem explicar demais...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Fernando Masini

Apesar de garantir sustos, usando à exaustão a combinação de aparições fantasmagóricas em segundo plano e ruídos estridentes, quase tudo soa ultrapassado: o balanço que range no quintal, a garotinha com voz demoníaca, as cruzes invertidas, a Bíblia rasgada... Já vimos isso antes, certo?

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

ScreenCrush

por Erin Whitney

Enquanto o primeiro filme trazia um olhar novo ao estilo clássico de terror, a sequência prefere usar sustos baratos e uma história difícil de acreditar.

A crítica completa está disponível no site ScreenCrush