Retorno a Ítaca
    • Estado de São Paulo
    • O Globo

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

Com extrema presença cênica até mesmo quando em silêncio, cada revelação é dolorosamente intensificada em seu sabor pela vida mesmo quando não se tem nada.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cineweb

por Neusa Barbosa

A panorâmica sobre Havana que abre Retorno a Ítaca, de Laurent Cantet, define o olhar do filme sobre aquele país – que é amoroso, realista e procura ser abrangente, nunca miúdo. Ou seja, explora as contradições do apego difícil por Cuba que une um quinteto de amigos maduros, cujo reencontro move a trama.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

O filme toma a forma de acerto de contas de uma geração que sonhou, apostou alto e perdeu. E, mesmo assim, preserva sua dignidade porque, de uma forma ou de outra, tentou viver algo que ia além da mera sobrevivência individual.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

O Globo

por Susana Schild

"Retorno a Ítaca" pode ter na sua radical concepção seu maior trunfo, ao colocar o espectador como testemunha de trocas íntimas e verdadeiras de personagens “reais”. Esta concepção, no entanto, também pode representar um entrave, pelo eventual tom didático de algumas exposições de motivos.

A crítica completa está disponível no site O Globo