A Série Divergente: Insurgente
    • Rubens Ewald
    • Variety

Cineweb

por Nayara Reynaud

O drama pessoal da protagonista não alcança a representação universal, nem a crítica que se deseja fazer aos governos autoritários e a estratificação das classes sociais. [...] Se o primeiro filme deixava a narrativa em aberto, este consegue dar um fim a sua trama episódica, sem encerrar a história da série...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Cinema com Rapadura

por Thiago Siqueira

A despeito do aparente comprometimento dos atores e até do próprio diretor desta sequência, o filme jamais chega perto de cumprir seu potencial, graças a um roteiro que insiste em não fazer sentido.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinepop

por Renato Marafon

A troca na direção é visível: as belíssimas cenas de um futuro caótico com uma fotografia espetacular deram espaço para uma direção insegura e cenas esquecíveis. [...] Um filme mediano, sem ritmo, que mescla cenas de ação com cenas entediantes e entrega uma fórmula falha e cansativa.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

O Globo

por Thales de Menezes

Comparado à série de cinema "Jogos Vorazes", outra em que uma garota comanda uma revolta, "Insurgente é até melhor. É inteligente, divertido e  tem bons atores. [...] O melhor do elenco é Miles Teller, o garoto bateirista de "Whiplash", [...] que irá provocar muitas reviravoltas na trama.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Screen International

por John Hazelton

O segundo volume da série Divergente mostra alguns sintomas de "capítulo do meio", mas no final representa um bom retorno do elenco liderado por Shailene Woodley, com direção ágil de Robert Schwentke, efeitos visuais impressionantes e uma reviravolta bem escondida.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Sheri Linden

Uma sequência mais coesa e envolvente. [...] Não há dúvidas de que o longa tem uma trama mais direta e sucinta que seu antecessor. Isso não é suficiente, porém, para balancear sua seriedade muitas vezes opressiva (embora Miles Teller tenha cenas muito benvindas) ou para tapar os buracos da premissa.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Cineplayers

por Marcelo Leme

"Insurgente" não é medíocre e nem desnecessário, tem uma ideia autêntica e relevante, [...], mas é uma obra mal executada que raramente faz justiça à proposta ofertada e despenca sobre sua falta de aspiração cinematográfica, transformada num enlatado comercial usual e ineficiente.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

CineClick

por Daniel Reininger

"Insurgente" sofre com roteiro sem sentido, personagens com atitudes ilógicas e motivações rasas que transformam a frágil história criada por Veronica Roth em filme dispensável.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Empregando qualquer desculpa para tentar incluir sequências de ação em um projeto repleto de falatório desinteressante, os roteiristas apelam não só para [...] cenas envolvendo sonhos, como ainda investem um longo tempo em incidentes grandiosos que ocorrem apenas dentro de uma simulação...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Omelete

por Natália Bridi

Com Tris e seus auto-questionamentos no centro, o público que ainda busca os caminhos da libertação cultural e sexual encontra voz. Descobre que é especial, não importa o que os outros digam.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Tive certa dificuldade em acompanhar a história, a princípio, porque ela vai pulando de um grupo para outro [...] Não sei se foi a projeção, mas o novo "Insurgente" me impressionou menos e deixou muitas dúvidas. Não gostei dos efeitos, nem de Shailene de cabelo curto, que já impressiona menos.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Variety

por Peter Debruge

Enquanto esperamos mais um anos antes de as coisas se tornarem realmente interessantes na "Série Divergente", esta sequência de ficção científica requenta muito do que já aprendemos no primeiro filme.

A crítica completa está disponível no site Variety