Uma Família em Tóquio
    • Screen International
    • Variety

Cinética

por Paulo Santos Lima

[O diretor Yoji] Yamada expõe-se com a maior integridade, chamando por Orson Welles, resistindo e tentando compreender o lugar das coisas e do seu cinema tão autoconsciente e franco, e por isso tão “fora de moda”.

A crítica completa está disponível no site Cinética

Folha de São Paulo

por Susana Schild

A cargo de um elenco entrosado, cria-se a estrada de mão dupla na avaliação entre as duas gerações [...] O ritmo lento e melancólico pode gerar impaciência mas compensar pela atmosfera contemplativa.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

CineClick

por Roberto Guerra

"Uma Família em Tóquio" é pontuado de referências à economia japonesa atual e menções a tragédias recentes do país, como o tsunami e o vazamento da usina nuclear de Fukushima. Um pano de fundo moderno para um estudo das relações familiares no Japão do século 21.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineweb

por Neusa Barbosa

O diretor é capaz de atualizar, em termos bem contemporâneos, esta que é uma crônica da vida familiar [...] A direção desses atores de várias gerações é um primor. O elenco inteiro vibra no mesmo diapasão, transmitindo emoções com autenticidade e delicadeza...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Cineplayers

por Heitor Romero

De certa forma, é louvável que o diretor tenha tido toda a cautela em mostrar que seu trabalho não se trata de uma obra com a ambição de estar à altura do filme de Ozu, mas por outro lado esse excesso de comedimento e humildade relegou o trabalho à condição de desnecessário.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Folha de São Paulo

por Sérgio Alpendre

Há espaço para a tragédia, mas também há esperança. As pessoas se revelam aos poucos, fazendo-nos lembrar da frase que Jean Renoir diz, por meio de seu personagem, em "A Regra do Jogo", de 1939: "O diabo deste mundo é que todos têm suas razões".

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Revista Interlúdio

por Leandro Cesar Caraça

A versão de Yamada procura seguir os mesmos caminhos da obra-prima de Ozu ["Era Uma Vez em Tóquio"], sem conseguir chegar ao brilhantismo do original. "Uma Família em Tóquio" é um filme agradável, simpático, conciliador. Muito diferente do cotidiano aparentemente frugal, mas desconcertante de Ozu.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Screen International

por Dan Fainaru

A nova variação da obra-prima de Ozu deve perturbar qualquer cinéfilo que se respeite. Em "Uma Família em Tóquio", algumas atuações beiram a caricatura.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Variety

por Maggie Lee

Com a garantia de ofender os fãs de Ozu e entediar as plateias em geral, "Uma Família em Tóquio" é uma "homenagem" insossa e indigesta de 146 minutos a "Era uma Vez em Tóquio".

A crítica completa está disponível no site Variety