Se Eu Ficar
    • The Hollywood Reporter
    • Variety

Cinepop

por Raphael Camacho

Os diálogos movidos a rock and roll, o carisma dos personagens e o excelente roteiro adaptado são alguns dos destaques desse emocionante filme [...] fazendo com que o espectador não consiga desgrudar os olhos da telona.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Screen International

por John Hazelton

Uma mistura hábil e bem orquestrada entre romance, música e tragédia. O filme vai provavelmente deve ser mais sedutor para jovens mulheres, mas com Chloë Grace Moretz atuando, ele deve funcionar muito bem com este público.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Almanaque Virtual

por Raíssa Rossi

O excesso de clichês, misturado àquela sensação de já termos visto boa parte daquelas cenas em outras produções, faz o longa cair na armadilha da trivialidade. Ainda assim, "Se Eu Ficar" possui seus atrativos, especialmente ao público ao qual se destina.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Chicago Sun-Times

por Christy Lemire

Chloë Grace Moretz tem apenas 17 anos, mas [...] em "Se Eu Ficar”, sua presença segura e naturalista faz muito para tornar um material inconsistente palatável.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cinema com Rapadura

por Wilker Medeiros

Por muito utilizar o recurso do flashback, temos a impressão que a história caminha em um formato não linear, o que é de um acerto tremendo. Por somente dar pistas e revelar a trama pouco a pouco, o cineasta aguça a curiosidade do espectador, que a todo o momento tenta entender qual o sentido do conto ser levado daquela forma.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cineweb

por A redação

A comparação com "A Culpa é das Estrelas" é inevitável, até pelo longa ainda estar fresco na memória do público. Assim como este, ele também é o típico filme “feito para chorar”. Mas existia ali uma sinceridade muito mais eficiente do que a vista em "Se Eu Ficar".

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Diário de Pernambuco

por Raquel Lima

Nem "A Culpa é das Estrelas" teve o amor fluindo tão vigorosamente em diálogos que ignoram os meandros entre pieguice, inocência e odes apaixonadas.

A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

Estado de Minas

por Ana Clara Brant

No fim das contas, mesmo sendo uma lição meio piegas, o filme nos leva a refletir sobre várias questões relacionadas à família, ao amor, à amizade, à morte, a perdas e, sobretudo, a valorizar momentos simples do dia a dia, principalmente ao lado de quem gostamos.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

New York Times

por A. O. Scott

A contribuição de "Se Eu Ficar", como de "A Culpa é das Estrelas" e outros livros do mesmo tipo, é que ele atribui questões de vida ou morte a uma básica crise de identidade moderna.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por Mario Abbade

O diretor investe num bem precioso em relação à passagem da vida humana: as memórias dos bons momentos, a única herança possível ao final da existência. [...] Impressiona a bela interpretação de Chloë Grace Moretz.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Omelete

por Natália Bridi

Moretz, que equilibra bem delicadeza e força, também garante que sua personagem não pareça uma tola ao empunhar um violoncelo. [...] O que impede "Se Eu Ficar" de superar o estigma de filme adolescente é a sua incapacidade de abandonar os piores clichês do gênero...

A crítica completa está disponível no site Omelete

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Um filme simpático em sua construção, que se desenrola sem grandes tropeços, cumprindo com eficiência as expectativas – por mais descartáveis que sejam suas promessas.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

Assim como "A Culpa é das Estrelas", "Se Eu Ficar" é adaptado de um best-seller [...] e fala de amor e morte. Mas é menos lacrimoso. [...] O romance é o ponto forte, mas o diretor RJ Cutler abre a paleta temática para falar até de decisões profissionais.

A crítica completa está disponível no site Preview

CineClick

por Gustavo Assumpção

Com jeitão deprê, interpretações exageradas e um clima típico de filme adolescente, o longa aposta em uma narrativa simples e óbvia, claramente voltada para um público mais jovem.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineplayers

por Júlio Pereira

Embora “Se Eu Ficar” seja árduo para qualquer crítico de cinema por não sair minimamente do lugar comum dos romances teen contemporâneos, serve pelo menos enquanto revelador de alguns sintomas, dentre os quais o desgaste do gênero nos últimos anos e a coxinhização do pop rock.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

The Guardian

por Mike McCahill

O esperto elenco se ocupa com emoções insossas pelas salas de espera, mas a espécie de canção em modo karaokê do Smashing Pumpkins desesperadamente precisaria de alguém desligando os aparelhos.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Jon Frosch

Fácil saber por que Chloe Grace Moretz quis fazer "Se Eu Ficar" [...] Mas, passados alguns minutos da melosa história adolescente de amor e morte, é provável que você goste que ela não tivesse. Isto é, a menos que você também seja uma adolescente.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Justin Chang

Embora muitos espectadores possam ficar comovidos enquanto a tela se apaga com lentos tons de rock leve na trilha sonora, a execução geral é tão banal que é possível ficar mais emocionado com as boas intenções dos diretores do que com a emoção que de fato está na tela.

A crítica completa está disponível no site Variety