22 de março de 2013 No cinema | 1h 13min | Documentário
    3.5
    4.5
    Vou ver

Sinopse

Na maioria dos países do mundo, a indústria de vestimentos efetua estudos sobre o corpo do cidadão médio, para encontar o tipo de roupa que combina perfeitamente com o habitante do país. Mas este não é o caso do Brasil. Como nenhuma pesquisa do tipo foi realizada, os fabricantes apoiam-se em medidas estrangeiras, gerando produtos pouco adaptados à morfologia do brasileiro. Este documentário estuda as consequências desta realidade, passando pelos fatores financeiros e de saúde pública.

Muito ruim

Alerta! Calamidade pública!

por Bruno Carmelo
    Talvez você não esteja sabendo, mas existe um problema aparentemente muito sério no comércio brasileiro: a falta de medidas nas roupas. As saias apertam na cintura, os sapatos machucam, as calças precisam ser reduzidas, as camisas exigem ajustes, é sempre necessário provar antes de comprar. Isso tudo pode levar a problemas médicos (dores na coluna, por exemplo) ou econômicos (desperdício de tecido, baixa rentabilidade na indústria têxtil). O tema deste documentário é inusitado, e poderia ter rendido um estudo aprofundado sobre a cultura local, o corpo dos brasileiros e a herança colonial. No entanto, o diretor Paulo Pélico parece mais fascinado com as muitas dezenas de entrevistados que tem à sua disposição. Usando uma montagem excessivamente fragmentada e precária do ponto de vista técnico, o filme faz desfilar uma pessoa atrás da outra, cada uma com seus vinte segundos de tela, para da

Trailer

Elenco

Fotos

Curiosidades das filmagens

Filmagens

Foi rodado ao longo de quatro anos, no Brasil e nos Estados Unidos.

Mostra de Cinema

Fora de Figurino foi apresentado na 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2011.

Detalhes técnicos

Nacionalidade Brasil