Livre
    • Critikat.com
    • Revista Interlúdio

O Globo

por Mario Abbade

Em sua melhor interpretação, Reese deixa de lado a imagem criada na fábrica de sonhos e se entrega de corpo e alma ao personagem, em um desempenho rico em nuances físicas e emocionais.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Cinepop

por Raphael Camacho

Uma espécia de "Na Natureza Selvagem" light, onde, por meio de flashbacks, vamos conhecendo os traumas, as escolhas e os dramas da protagonista, interpretada de maneira competente pela ex-legalmente loira Reese Witherspoon.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Almanaque Virtual

por Zeca Seabra

Apesar de apelar para os lugares comuns e recorrer a vitimação vulgar, o diretor dribla o melodrama barato com eficiência cênica conseguindo imprimir uma credibilidade madura em uma narrativa que favorece a introspecção e o silêncio.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Chicago Sun-Times

por Susan Wloszczyna

Decidi relevar boa parte dos erros de casting ao ser levada às lágrimas por [...] uma serenata para Strayed numa interpretação comovente de "Red River Valley". Mesmo quando "Livre" desliza, retoma o seu caminho com relativa facilidade.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cinema com Rapadura

por David Arrais

O grande mérito dos realizadores é transformar, de uma forma extremamente criativa, uma história aparentemente clichê em uma grande narrativa, com ares de fábula, sobre autoconhecimento, perdão e a capacidade de se renovar.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Papo de Cinema

por Roberto Cunha

Mesmo tendo um ou outro clichê, não falta bagagem nessa “trama” sobre uma jovem que estava mais sozinha quando acompanhada, e aprendeu a tirar o peso das costas na medida que uma nova vida ia surgindo, passo a passo.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen International

por Marc Adams

Um filme poderoso e emocionantemente memorável, com Witherspoon no centro de um filme com a emoção sempre à flor da pele. [... O filme faz] ótimo uso dos belíssimos cenários e do roteiro impactante.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Henry Barnes

A premissa parece melosa, mas Vallée [...] confere energia ao filme fragmentando a narrativa. Ele cria uma montagem alucinatória com duas horas da trilha e da história de Cheryl no passado, costurada com canções, frases e poesia...

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Variety

por Justin Chang

Uma saga duramente bela e emocionalmente impactante sobre perseverança e autodescoberta, que representa uma boa adição às recentes histórias de sobrevivência nos cinemas. [...] Reese Witherspoon mostra uma de suas melhores atuações em anos.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cinemascope

por Sttela Vasco

Sua jornada em busca de si mesma é louvável e inspiradora [...], mas a sensação não se mantém ao longo da obra. Chega-se ao fim de "Livre" exatamente como quem percorreu 4.200 quilômetros: satisfeito pelo que trajeto cumprido, mas aliviado por finalmente o ter concluído.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Rolling Stone

por Hamilton Rosa Jr.

O esmero talvez seja calculado demais (de olho na possível candidatura ao Oscar). Mesmo assim, é difícil não se comover com uma história real como essa, que, além de tudo, é muito bem contada.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Zero Hora

por Daniel Feix

"Livre" não chega a oferecer uma experiência radical como a de "Na Natureza Selvagem" (2007) — nem imagens impactantes como as do filme de Sean Penn —, mas a viagem à intimidade de sua personagem é recompensadora.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

A Tarde

por Adalberto Meireles

"Livre" não consegue fugir ao estereótipo forjado por "127 Horas" e "Na Natureza Selvagem". [...] Não deixa de ser, no entanto, um filme tocante, em que a dor e a ferida sinalizam que o desespero chegou ao extremo.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Não é um filme especial ou fora do comum, mas conta muito bem uma história interessante e seu maior mérito talvez seja quebrar o clichê de interpretações de Reese, que esta desenvolta, adulta, mais livre e convincente.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Télérama

por Frédéric Strauss

Um bom senso modesto guia a direção de Jean-Marc Vallée, cineasta da compaixão gentil. Ele sabe tornar a trajetória da corajosa Cheryl eloquente o suficiente, sem torná-la exemplar demais.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Cineplayers

por Francisco Carbone

Pode embarcar sem medo aqui; não tem nada de especial, mas é um pequeno filme ao menos que aparenta honestidade, mesmo que não tenha absolutamente nada de novo.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cineweb

por Alysson Oliveira

É preciso simpatizar com a protagonista e sua causa para embarcar em sua jornada – algo que se torna difícil dadas as idas e vindas no tempo, fraturando o desenvolvimento da narrativa sem muito critério.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de Minas

por Carolina Braga

Mesmo que tenha narrativa fragmentada e isso ajude a prender a atenção, ótima trilha sonora, paisagens naturais de tirar o fôlego, "Livre" é apenas um filme de personagem.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Critikat.com

por Josué Morel

O diretor utiliza um leque de procedimentos extremamente grosseiros: música repleta de significados, voz over, planos próximos nos corpos e nos objetos, câmera lenta, enfim, o básico do cinema "sensorial" tão acadêmico quanto publicitário.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Revista Interlúdio

por Wellington Sari

Embora não use maquiagem, tenha um corte de cabelo banal e vista-se de maneira totalmente funcional, os gritinhos de dor da atriz e as breves interjeições, intercaladas com frases lamuriosas, enquanto tira a bota e analisa o machucado no pé, são tudo, menos livres e selvagens.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio