Frank
    • Screen International
    • Télérama

Almanaque Virtual

por Samantha Brasil

Satisfatoriamente [...] não cai na armadilha de ser apenas mais um filme indie e cult, com letras de músicas originais que falam sobre os sentimentos do protagonista e com personagens que se travestem com estilos descolados. O filme vai além disso, construindo personagens complexos...

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Críticos.Com.Br

por Octavio Caruso

Com um terceiro ato surpreendentemente emocionante, esse estranho e fascinante filme do diretor Lenny Abrahamson encontra uma forma original de abordar a angústia do processo criativo, indo contra o conceito mitológico de que a loucura pode ser uma benéfica força-motriz para a Arte.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

CineClick

por Edu Fernandes

Todo cuidado dedicado na aproximação dos espectadores com os personagens permite que o envolvimento sentimental aconteça lentamente. [...] Para resumir Frank em uma palavra, o termo seria "bizarro", mas no melhor sentido possível da palavra.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Chicago Sun-Times

por Brian Tallerico

Você consegue ser criativamente brilhante e normal? Você pode ter problemas psicológicos e ser criativo em uma visão de mundo despedaçado? Tais questões não são abordadas com demasia ou preciosismo em "Frank", [...] disposto a lidar com temas como uma banda improvisando até encontrar o tom certo.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

...é admirável observar como Michael Fassbender ilustra toda a complexidade de Frank sem poder empregar o recurso mais poderoso no arsenal de um ator: as expressões faciais. Em vez disso, ele modula a voz de Frank para que esta salte da empolgação criativa a um tom quase infantil...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cinemascope

por Jenilson Rodrigues

Ao levar para além da própria trama as bizarrices de um mundo moderno e bem esquisito por trás do show business da música indie, Lenny Abrahamson conseguiu dar vida a uma obra complexa, inovando em seu repertório.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

New York Times

por A. O. Scott

Sem pressa e sem chegar em lugar nenhum, "Frank" é uma soma de excêntricos momentos memoráveis, como um álbum de B sides e faixas perdidas que você encontra e não consegue parar de ouvir.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por André Miranda

“Frank” é uma produção estranha, aparentemente cômica no início, mas que aos poucos vai se tornando completamente obscura: uma mudança de tom bastante comum no mercado contemporâneo [...] O diretor Lenny Abrahamson foi bastante ousado, o que é muitíssimo mais do que a maioria dos cineastas faz hoje.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Rolling Stone

por Christian Petermann

O novo filme do cineasta irlandês Lenny Abrahamson é uma inspirada e envolvente comédia musical de humor negro. [...] "Frank" é uma divertida investigação sobre os terrores da fama e o mercado alternativo de música, que sempre come pelas beiradas.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

The Guardian

por Henry Barnes

Para um filme que homenageia os artistas que se arriscam, "Frank" pode parecer convencional demais às vezes. [...] Mas "Frank" faz um bom trabalho ao mergulhar em igual medida no surrealismo e no pop.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Excentricidade e loucura se misturam num coquetel de fato muito apetitoso em "Frank". [...] Espectadores particularmente mais jovens e ingênuos e fãs de música alternativa devem conectar-se a tal sensibilidade, de modo a gerar uma modesta legião de seguidores.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Peter Debruge

"Frank" é bem-sucedido como sátira e como homenagem à arte feita para poucos, aceitando os absurdos desta banda experimental até atingir o máximo efeito cômico.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cineweb

por Neusa Barbosa

O toque de realidade inserido pelo conhecimento de causa do corroteirista e as interpretações naturais do elenco ressaltam a humanidade de cada um. Caso o diretor perdesse a mão no meio de tantas excentricidades, tudo poderia se perder, ou soar falso. Não é isso o que acontece.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Papo de Cinema

por Conrado Heoli

Além de sua premissa e referências inusitadas, a produção dirigida pelo irlandês Lenny Abrahamson funciona como uma estranha e divertida fábula sobre arte, inspirações, aspirações, fama e as máscaras sob as quais nos escondemos.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Cinepop

por Alan Leonel

"Frank" é um daqueles filmes estranhos que te deixam com uma sensação esquisita quando os créditos começam a rolar. A história (parcialmente factual) de uma figura excêntrica [...] é o suficiente para que nos envolvamos com o filme. Pena que isso, majoritariamente, se deva apenas a uma pessoa.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Critikat.com

por Benoît Smith

Diante de "Frank", não ficamos muito interessados no lado borderline ou no espetáculo da loucura, calculado demais para convencer. [...] No entanto, o melhor aspecto do filme é a luta de poder relacionada a uma pessoa reduzida à sua imagem.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Omelete

por Marcelo Hessel

Com tanta cara de comédia excêntrica e tantas promessas de imprevisibilidade, no fim, "Frank" termina sendo bastante familiar nas suas viradas de trama e nos seus temas.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

O mais estranho é que Frank é vivido por um astro famoso hoje em dia que é Michael Fassbender e foi ele mesmo quem pediu o papel para a produção [...] Enfim, não é uma comédia mas tem muito humor...

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Screen International

por Tim Grierson

Um mergulho assumidamente idiossincrático na criatividade, ambição e doença mental, "Frank" tem mais defeitos do que qualidades, mas o seu retrato de uma banda liderada por um homem estranhíssimo possui todos os elementos de um filme "cult"...

A crítica completa está disponível no site Screen International

Télérama

por Frédéric Strauss

Através das situações marcadas por uma bizarrice forçada demais, o filme chega a um registro mais misterioso, mais doloroso. [...] Mesmo assim, paradoxalmente, falta um pouco de vigor a esta fábula sobre a criação...

A crítica completa está disponível no site Télérama