A Cor Púrpura
    Você assistiu A Cor Púrpura ?

marinasilper
    marinasilper

Enviada em 28 de abril de 2015
    Um filme envolvente, que já se inicia expondo os abusos aos quais as mulheres negras eram submetidas (quiçá ainda são, tendo em vista o longa "Preciosa - Uma História de Esperança"). É interessante como o longa desmistifica o estereótipo do negro (nesse caso, exclusivamente, o sexo masculino) martirizado no início do séc. XX e revela que o mesmo escraviza seus iguais. Aqui, o sexo masculino se revela dominador, possuidor de uma mercadoria que ora é negociada, ora descartada. Essa mercadoria, que vem a ser a mulher, é inserida em um mundo, que se chama matrimônio, mais parecido como uma relação patrão - empregada doméstica estilo cama, mesa e banho (com direito a alguns golpes de UFC). A narração, as vezes presente, similar ao início de uma carta ("Querido Deus..."), é a única forma da personagem externar seus sentimentos. Com belas atuações, um destaque vai para Oprah Winfrey, que em momentos engraçados ou dramáticos, soube cativar e tocar o espectador. Para aliviar a trama forte, Spielberg inseriu sutis momentos de humor ao longa, o que deus um toque de esperança e beleza nas simplicidades do contexto vivido. Com uma fotografia belíssima e atuações dignas de Oscar (o que, injustamente, não se concretizou), "A Cor Púrpura" é um belo e triste relato sobre a condição da mulher, promovendo debates que vão além das telas de cinema.
    Iara Almeida
    Iara Almeida

Enviada em 29 de novembro de 2014
    Definitivamente perfeito, é sem dúvidas o filme mais incrível que vi até o presente momento. Atuação impecável, a história essa nem há como eu mensurar a grandeza. Fiquei muito emocionada, pois mostra a força que tem uma mulher e como ela é poderosa só por ser uma mulher. Incrível!!
    Daniel F.
    Daniel F.

Enviada em 26 de julho de 2014
    Um dos filmes mais injustiçados da história do Oscar. História linda, tocante, dá pra se emocionar desde a primeira cena, com uma direção absolutamente impecável. Imagino quão grande deve ter sido a repercussão da atuação da brilhante estreante, Whoopi Goldberg. Todas as atuações foram excelentes, do Dani Glover a Oprah Winfrey. Um dos melhores filmes que já assisti e um dos que mais me emocionei, e olha que não foram poucos.
    dionath G.
    dionath G.

Enviada em 6 de julho de 2014
    Personagens próximos da realidade e uma historia comovente e Spielberg,mais uma vez nos presenteia com um filme perfeito.
    Veck
    Veck

Enviada em 27 de outubro de 2015
    Um dos melhores filmes que eu já assisti em minha vida. Chorei muito no final. É lindo, emocionante, perfeito, incrível. Impossível não se apaixonar pela Celie. Assistam! É maravilhoso.

spoiler: A parte que eu mais gostei foi quando Celie lê as cartas que ficaram por anos escondidas. E no final quando Celie reencontra-se com sua irmã no meio das flores de cor púrpura. É lindo... Choro todas as vezes.
    Aline F.
    Aline F.

Enviada em 21 de julho de 2013
    Filme lindo, forte e direto.
    Todos deveriam assistir, vale muito a pena.
    O Oprah tá incrível!
    William
    William

Enviada em 4 de julho de 2013
    Lindo filme, nos faz refletir como muitas pessoas sofreram/sofrem por simplesmente serem o que são, sejam negras, mulheres ou até crianças, quando se estão à mercê de pessoas supostamente superiores.
    Muito emocionante.
    Thais M
    Thais M

Enviada em 2 de julho de 2013
    Esse foi um dos filmes mais lindos que eu já vi . Uma história com amores de várias formas,que mostra como o racismo , machismo era "comum" naquela é momento me deu raiva de ver o conformismo da personagem principal , pois ela era muito ingenua e doce .Todos os personagens mereciam o Oscar , todos me emocionaram , chorei muito do inicio ao fim. Só via Whoopi Goldberg como comediante , mas depois desse filme vi como ela é perfeita .Uma pena a carreira dela e dentre outros não estar tão em evidencia nos filmes atuais.
    Cristiane S
    Cristiane S

Enviada em 16 de junho de 2013
    Um ótimo filme, que narra a estória ( e porque não HISTÓRIA) de uma mulher negra, que vive em pleno anos de 1900, oprimida pelo preconceito e machismo inerentes à época. Para assistir e refletir. Um verdadeiro clássico.
    LC B.
    LC B.

Enviada em 7 de setembro de 2013
    A Cor Purple é um filme dirigido e adaptado por Steven Spielberg, baseado no romance de Alice Walker. A história acontece no ano de 1906 em uma pequena cidade dos EUA, uma jovem chamada Celie (Whoopi Goldberg ) é abusada sexualmente pelo seu próprio pai com quem tem dois filhos. Após o nascimento das crianças, Celie torna-se estéril, e seu pai entrega-as para adoção. Celie não é apenas sexualmente abusada, mas também torna-se vítima de violência psicológica, situação que se repete com seu marido Albert ( Danny Glover) , que, por sua vez, seu sofrimento se agrava por acrescentar doses de violência física na relação. Vale ressaltar aqui , que boa parte da agressividade de seu marido é oriundo do seu machismo. Em seus breves momentos de alegria, Celie encontra-se acompanhada pela sua irmã Nettie, de quem nutre um amor incondicional. spoiler: Assediada pelo seu cunhado, Nettie por sua vez, é expulsa de casa e promete sempre manter contato com sua irmã através de cartas
    . Vivendo uma vida solitária e humilhada, Celie sempre fica à espera do contato de sua irmã, spoiler: porém seu marido intercepta todas as cartas
    . Com o passar do tempo, Albert ( marido de Celie) mantém um caso com uma cantora de blues, Shug Avery (Margaret Avery), quem posteriormente torna-se aliada de Celie.
    O filme aborda a questão da opressão em diferentes ângulos, desde da questão da mulher na sociedade até a do negro, o enredo é narrado pela personagem principal que se vê oprimida e sem direito ao minimo de dignidade humana.