Ela
    • Instituto Moreira Salles
    • Revista Interlúdio

Almanaque Virtual

por Emmanuela Oliveira

De todo o benefício que "Her" nos traz, o melhor é a sacudidela, o dedo na cara, repreensão que provoca a vontade de abraçar logo após o fim da projeção, longa e ternamente, um querido alguém de carne e osso.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinema com Rapadura

por Diego Benevides

Tudo é encantador em “Ela”. Apropriando-se de uma temática que nunca sai de moda, os relacionamentos, [Spike] Jonze utiliza a ficção científica para dar o charme e a graça que a história precisa para se diferenciar. [...] Como adicional, Joaquin Phoenix esbanja química com a voz de [Scarlett] Johansson...

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Nossos sentimentos, enfim, são reais ou apenas expressões químicas de nossos pensamentos e dores? Não, mais importante do que isso: faz alguma diferença? De acordo com este lindo filme de Spike Jonze, não, não faz.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cinepop

por Wilker Medeiros

Primoroso, mesmo, é constatar o poder que a obra emana. O quanto nos faz pensar, não apenas no que se refere ao conto, em sua forma literal, mas o conteúdo elucidado fora da tela. Pode até parecer preocupante pra alguns, mas fará com que outros se deparem com a mesma situação.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Estado de Minas

por Carlos Herculano Lopes

O diretor [Spike Jonze], com genialidade e sensibilidade rara, cria um relacionamento entre um homem e uma máquina. [...] Realidade que nos faz refletir e até imaginar que essa história de amor incomum [...] não está assim tão longe de se concretizar.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

Em vez de fazer um enésimo filme de crítica aos efeitos desumanizantes da tecnologia, Jonze sonda o relacionamento como paixão. A descoberta, o fascínio, a entrega são revisitados no modo fantasioso que Hollywood domina [...] Jonze entrega um dos mais lindos, e tristes, espetáculos do ano.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Gazeta do Povo

por Paulo Camargo

Um filme sensorial (a trilha da banda Arcade Fire tem papel fundamental), que se apropria lentamente do espectador, para acompanhá-lo por muito tempo, "Ela" não discute se um dia as máquinas poderão pensar, mas se nós, recolhidos em nós mesmos, voltaremos a sentir.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

Papo de Cinema

por Rodrigo de Oliveira

"Ela" é uma história de amor cativante, com momentos sublimes de melancolia, humor e paixão. Theo e Samantha são os namorados menos óbvios, o casal mais inesperado do cinema. E, talvez por isso, sua jornada seja tão bela.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Preview

por Mariane Morisawa

"Ela" mostra como a paixão quase nunca está ligada à realidade, mas à ideia do outro criada na nossa cabeça, ainda mais num tempo em que muito se fala (ou escreve, nas redes sociais) sem nada dizer.

A crítica completa está disponível no site Preview

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Muito mais que um simples história de amor, “Ela” já acontece no presente que vivemos. Nos facebooks anônimos, nas pessoas que não conversam e não largam seus celulares dito inteligentes, na tirania da Internet, na solidão das grandes cidades ou pequenas vilas, no estilo daquilo que convencionamos chamar de vida.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Zero Hora

por Roger Lerina

"Ela" é descolado: as reminiscências do passado enchem a tela como fotos de Instagram; o protagonista é sensível, tímido, bem-humorado e atrapalhado – e de bigode –; a trilha sonora é da banda Arcade Fire; [...] O filme, todavia, é muito mais do que um mero videoclipe hipster.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cineweb

por Alysson Oliveira

É com Samantha que Theodore rompe suas barreiras, suas melancolias, e reencontra a si mesmo – enfim, é preciso se apaixonar por uma máquina para ele se lembrar do humanismo que existe dentro dele mesmo.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

A Tarde

por João Carlos Sampaio

[Spike] Jonze propõe questões morais avançadíssimas a partir do universo que cria. Seria sadio um ser humano se envolver emocionalmente com uma máquina? Que tipo de preconceitos uma relação como esta encontraria na vida em sociedade? [...] Parece loucura [...], mas a trama é tão bem engendrada que todas estas projeções vão se fazendo pertinentes.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

CineClick

por Cristina Tavelin

Uma das obras mais bonitas e sensíveis dos últimos tempos [...] Ela deixa de lado julgamentos e evidencia os limites da realidade a partir da percepção de cada um. Além disso, não importa o tipo de material - nada dura para sempre.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineplayers

por Pedro Tavares

O cinema de Jonze [...] investiga a percepção de uma possível realidade e com diagnóstico pronto, pois entre todos os chamarizes de sua história, a ideia de colocar Theodore em locais sempre povoados e que nunca o tiraram da solidão é a mais simples e eficaz.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

O Globo

por Daniel Schenker

Spike Jonze se distancia dos clichês ao abordar a oposição entre real e virtual [...] Os sentimentos se revelam soberanos em “Ela”, um filme dolorosamente romântico em que os personagens não são afetados por preocupações habituais como dinheiro reduzido ou falta de emprego. Eles pairam acima dos problemas práticos do cotidiano, que não interferem em suas jornadas.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Omelete

por Marcelo Forlani

Disfarçado como um romance futurista, "Ela" vai enchendo a tela de questionamentos contemporâneos. Alternam-se nos 126 minutos do filme risos que vêm da graça e outros que vêm do constrangimento...

A crítica completa está disponível no site Omelete

Screen International

por John Hazelton

Um drama romântico engraçado e comovente - e bastante excêntrico - baseado em uma excelente atuação de Joaquin Phoenix. Com certeza, esta história de amor futurista vai agradar os críticos [...] e cativar os cinéfilos mais jovens e modernos.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Tom Shone

"Ela" demonstra o desejo, acima de tudo, de ser apreciado, aprovado. O pedido emotivo mais direto vem de Rooney Mara que diz a Theo "vem deitar de conchinha comigo", e o pedido retorna, como se a tecnologia tivesse nos levado não à fase adulta, mas de volta à infância...

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Variety

por Scott Foundas

Após décadas sendo retratada como um agente de destruição ou, no melhor dos casos, o indicador de um futuro distópico, a inteligência artificial torna-se romântica em "Ela", um filme singular, divertidíssimo e sutilmente profundo sobre nossa relação com a tecnologia - e uns com os outros.

A crítica completa está disponível no site Variety

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

Jonze gosta de construir situações surpreendentes [...] Como seu cinema é muito cerebral, às vezes se torna um tanto frio. É um pouco o caso aqui, embora Joaquin Phoenix esteja muito bem no papel do atrapalhado Theodore...

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

"Ela" está longe de ser uma obra-prima. Mas de uma coisa ninguém poderá acusá-lo: de estar alheio a questões centrais do cotidiano e do imaginário de nossa época.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

Revista Interlúdio

por Bruno Cursini

Ainda sendo esta outra produção dito alternativa/indie/hipster/cult a lidar com personagens desalentadas, o que torna o desânimo de sua encenação mais aceitável é a maneira como [Spike] Jonze conduz a personagem que, em tese, tinha tudo para tornar o filme algo próximo do insuportável: Samantha [Scarlett Johansson]...

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio