A Caça
    Obra-prima
    A Caça

Condenação prévia

por Francisco Russo

O diretor Thomas Vinterberg despontou no cinema mundial com o aclamado Festa de Família, pedra fundamental do movimento Dogma. Desde então até fez filmes interessantes, como o surtado Dogma do Amor e o soturno Submarino, mas jamais havia chegado perto da mesma consagração - até agora. Em A Caça, Vinterberg demonstra algo raro entre os diretores: a sabedoria na condução de uma história, de forma a gerar uma tensão crescente a partir de fatos da própria vida em comunidade. O terror que toma conta do protagonista Lucas e de cada um dos que o cercam é típico da própria índole humana, nada mais do que isto. Por mais que por um lado seja revoltante, por outro é perfeitamente compreensível.

Tudo começa quando a pequena Klara (Annika Wedderkopp, de um ar angelical que dá ainda mais crédito à personagem) diz à diretora da creche que Lucas, seu professor, lhe mostrou as partes íntimas. Na verdade ela, que tem apenas cinco anos, apenas reagiu a uma paixão não correspondida pelo professor. Não há qualquer conotação sexual na acusação – na verdade ela nem tem noção do peso do que disse -, apenas repetiu algo ouvido em sua própria casa. Se para Klara a acusação era apenas uma vingança infantil, para os adultos é uma acusação muito séria. Pedofilia não é brincadeira e, como um dos personagens diz ao longo do filme, "crianças nunca mentem".

A simples acusação é suficiente para que a vida de Lucas se transforme por completo. O até então boa praça e amigo de todos logo se torna um pária na sociedade, sofrendo graves consequências físicas e, principalmente, morais. Tem início uma batalha ingrata, a de provar sua inocência em uma comunidade que não se importa mais se há provas que confirmem a acusação. Lucas está marcado, para sempre, como pedófilo. Muitos fugiriam para recomeçar em outro lugar, mas ele decide enfrentar de frente. É sua vida que está em jogo.

Todo este processo de linchamento público é apresentado de forma cuidadosa pelo diretor, tanto no sentido da tensão crescente mas também de justificar os atos dos lados envolvidos. É justamente por isso que, por mais que o tratamento recebido por Lucas seja por vezes revoltante, é difícil apontar seus detratores como culpados. Afinal de contas, coloque-se no lugar deles. Não teria você a mesma reação de repúdio e asco ao saber de uma acusação deste tipo, que alguém de plena confiança teria se aproveitado de uma criança próxima?

Em meio a todo este turbilhão de emoções, há Mads Mikkelsen. O intérprete de Lucas tem uma atuação brilhante, daquelas de encantar. As mudanças na vida de seu personagem são transmitidas com extrema sutileza, ora pelo choque causado pela acusação ora pela revolta de ter sido condenado sem provas. Em meio à tamanha turbulência, é impossível não se emocionar com os rumos de sua vida a partir da histeria generalizada que toma conta da comunidade em que vive.

Tendo por base um tema polêmico e bastante difícil, não só pelo assunto em si mas também pela diversidade de pontos de vista envolvidos, A Caça é um excelente filme que merece ser visto, mas apenas por aqueles que tenham estômago forte. Trata-se de um filme assustador, tanto pelo lado da acusação quanto pelo da condenação prévia, mas também eletrizante. Um dos melhores filmes do ano, sem sombra de dúvidas.

• Natália Pontes
      Tive que assistir para apresentar um trabalho sobre homens na docência da faculdade, de início me causou certo espanto as crueldades que acontecem com Lucas, mas nada diferente do que aconteceria se fosse no Brasil, foi até menos violento que aqui. Depois me recusei a acreditar que ele era abusador, com o ponto que as possíveis investigações são feitas sem uma comprovação de algum fato e msm assim deixam o caso ser levado adiante.
      tbm gostaria de saber!
    • Natália Pontes
      de onde tirou essa conclusão?
    • Felipe Lopes
      De onde tirou isso?
    • MATHEUS ARTHUR FACHIN
      Não ficou claro mas ele abusou do irmão da Klara é ele que da o tiro no Lucas no final.
    • S é r g i o
      Qual parte onde eu disse que : TEM QUE ter uma mente doentia para IMAGINAR, ESCREVER, PRODUZIR e GOSTAR de uma História PODRE como esta que vc não entendeu pra dizer que não tenho argumentos ? Quem não tem argumentos e se mostra uma sociopata como todos que gostaram deste filme é vc... EU GOSTO e VIVO PELO AMOR, não me faz bem assistir a filmes com temas desta natureza, nem me lembro pq assisti a este LIXO... POIS NÃO ACRESCENTA NADA sob O ASPECTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA, e digo mais, este tipo de filme deveria ser proibido, pois não apenas dá a sugestão para que outros sociopatas façam o mesmo como os ensina a não cometerem o mesmo erro que o PSICOPATA do filme '' em tese '' cometeu. Enfim, um filme que não agrega nada. Simplesmente nada.SE ENXERGA sua Louca Varrida.
    • Isabely
      É uma tristeza que você pense assim. Diz que o filme é podre, mas não apresenta nenhuma justificativa, apenas ódio gratuito.
    • JR Junior
      Leonino=macaco= ladrão e mentiroso, morrem tragicamente! que pena.
    • S é r g i o
      O sociopata quer falar sobre educação. kkk ( maldita inclusão digital )
    • David Dassler
      Quer assistir outro muito bom, nessa linha de filmes? Um contratempo , filme espanhol. Vale a pena !
    • David Dassler
      Pode me ajudar a entender porque o Natal no filme é significativo ?
    • David Dassler
      Sim, a menina tinha uma fixação por Lucas.E aqui eu pergunto ... se crianças não tem maldade, porque ela inventaria justamente uma coisa que ouviu do irmão em casa sobre assunto não corriqueiro ?
    • David Dassler
      Não são todos que entendem ...
    • David Dassler
      Melhor interpretação do final. Eu também entendi assim.
    • David Dassler
      Não se sabe quem deu o tiro, mas para mim a mensagem que ficou é que o tiro simboliza que, por mais que o personagem não tenha abusado de crianças, tanto que foi solto porque a menina mentiu (A casa onde Lucas morava não tinha porão) para as pessoas do vilarejo ainda pesava a acusação.
    • David Dassler
      O filme é bom. Não é filme para quem gosta de ver sangue. É filme para quem pensa.
    • David Dassler
      Ótimo filme. Vale a pena assistir, até mesmo para termos uma idéia de como o assunto é tratado em países de cultura mais avançada, onde a pessoa não é assassinada na rua apenas pela suspeita, como ocorreria no Brasil. Apesar do linchamento moral e da alguma violência, há uma certa dignidade para com o suspeito. Crianças não mentem é uma premissa ultrapassada. Crianças mentem sim, e muito. Foi uma mentira que acabou com a reputação do personagem. Ficou claro que ele não abusava de crianças, mas no final do filme, o tiro na árvore demonstra que para a população, a acusação ainda pesava.
    • JR Junior
      Sua mãe deve gostar! afinal não te deu educação fdp
    • S é r g i o
      A melhor maneira de sintetizar este filme é um LIXO que só sociopatas com mentes doentias iguais a do roteirista e do diretor para conseguirem imaginar, escrever, produzir e gostar de uma história PODRE como esta.
    • Adão Miranda
      Eu entendi que a caça é o Lucas que foi caçado pela sociedade moralmente, fisicamente e de todas as formas possíveis.