O Homem Duplicado
    • Rolling Stone
    • Rubens Ewald

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Você não precisa conseguir decifrar os simbolismos da narrativa ou a natureza exata por trás de suas aranhas gigantes para apreciar e reconhecer o fato de que este trabalho de Denis Villeneuve é capaz de criar uma atmosfera carregada, tensa e sombria...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cinema com Rapadura

por Guilherme Augusto

“O caos é uma ordem por decifrar”. Após terminar de assistir “O Homem Duplicado”, esta frase simplifica bem o desafio que o novo filme do canadense Denis Villeneuve nos proporciona, instigando o público a decifrar e tirar sua própria conclusão do caos que acabou vivenciando.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinemascope

por Joyce Pais

[Denis] Villeneuve desempenhou um meticuloso trabalho de ambientação, onde conseguiu, de forma sensível e perspicaz, capturar toda a atmosfera do livro e desenhá-la por meio de uma fotografia impecável, trabalhada nos tons pastéis (vistos também no figurino de Adam), sobretudo de marrom, amarelo e ocre, e no uso da minimalista trilha sonora que repete e acentua a tensão construída lentamente cena a cena.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Almanaque Virtual

por Raíssa Rossi

[...] Denis Villeneuve nos presenteia com uma obra surrealista repleta de mistérios, com interessantes discussões metafísicas, onde tudo está interligado no roteiro do espanhol Javier Gullón. O caos é uma ordem por decifrar.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cineweb

por Nayara Reynaud

O cineasta do Canadá apresenta ao espectador seu thriller essencialmente psicológico, mas como algo bem longe do comum. O diretor [...] exercita uma construção fílmica mais baseada em simbologias do que em grandes ações propriamente ditas...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Screen International

por Anthony Kaufman

"O Homem Duplicado" é um nebuloso suspense metafísico que sempre está um passo à frente do público. Embora tenha pouca história e construção de personagem, o diretor desenvolve um quebra-cabeças minimalista que funciona como um bom contraponto ao grande suspense hollywoodiano "Os Suspeitos".

A crítica completa está disponível no site Screen International

Zero Hora

por Marcelo Perrone

A eficiente encenação proposta por [Denis] Villeneuve estimula o espectador a refletir sobre questões que vão da crise de identidade do homem em uma sociedade na qual a individualidade se dilui em sonhos, frustrações e costumes padronizados à projeção que se faz ao ambicionar ter a vida de outro. [...] É um filme estranho, que transita entre a representação alegórica de uma realidade opressiva e distorcida e um plano onírico no qual se projetam desejos e delírios.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cineplayers

por Heitor Romero

É um filme de enlouquecedora dinâmica cíclica, propositalmente montado e narrado de forma a fechar uma roda tão estreita e tortuosa, que o próprio espectador tem que lutar para não perder o fio da meada e deixar escapar a distinção entre cenários e personagens, onde começa uma coisa e onde termina outra.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Critikat.com

por Ferhat Abbas

Neste jogo de pistas, quem constrói verdadeiramente a teia de aranha, e quem é a presa? Seria ele mesmo? Seu alter ego? A esposa grávida? O filme funciona com indícios, afim de melhor construir a intriga, como um jogo lúdico.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Preview

por Mariane Morisawa

"O Homem Duplicado" é bem mais experimental, com tempos longos e algumas maluquices no meio do caminho. [...] Enigmático e intrigante, o filme discute a questão da identidade na atualidade.

A crítica completa está disponível no site Preview

Télérama

por Pierre Murat

O cineasta também se limita: ele se perde em sua própria habilidade, que o distancia da emoção. "O Homem Duplicado" torna-se rapidamente - do início ao fim - um soberbo objeto frio, o mergulho de um neo-David Cronenberg estetizante...

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Peter Debruge

Um trabalho de ficção especulativa ao mesmo tempo perturbador e insuportável, diferente de tudo que existe no que diz respeito ao tema, ritmo e tom. O filme deve ter sucesso em encontrar um público por sua simples bizarrice.

A crítica completa está disponível no site Variety

Omelete

por Marcelo Hessel

"O Homem Duplicado" é o típico filme de festival que pretende tocar certos temas mas se considera inteligente demais para de fato abordá-los diretamente.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Revista Interlúdio

por Sérgio Alpendre

[Denis] Villeneuve investe na atmosfera, normalmente sua força (e muitas vezes a única). Mas exagera desta vez. O excesso de música estranha e imagens oníricas no início parecem querer jogar o espectador forçadamente dentro de um clima de suspense (algo que o título original, "inimigo", reforça). [...] A melhor coisa de todo o filme é a canção dos Walker Brothers que o encerra, o que de certo modo diz muito sobre suas insuficiências.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Rolling Stone

por Christian Petermann

O roteiro do espanhol Javier Gullón [...] não é feliz em providenciar as pistas necessárias para a compreensão. Resta um bom trabalho duplo de [Jake] Gyllenhaal, uma ótima última cena com a francesa Mélanie Laurent e uma fotografia de tons desmaiados e enevoados...

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

O final é tão aberto que fica difícil decifrá-lo. Pode se perguntar se Adam e Anthony são a mesma pessoa? Nunca são vistos juntos diante de uma terceira pessoa. E suas esposas se parecem muito.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald