O Homem Duplicado
    Você assistiu O Homem Duplicado ?

F. V. Fraga
    F. V. Fraga

Enviada em 11 de novembro de 2014
    Baseado no livro homônimo de José Saramago. O Homem Duplicado - Enemy (2014) é dirigido pelo canadense Denis Villeneuve, de Os Suspeitos (2013). Estrelado por Jake Gyllenhaal, o filme, assim como os livros de Saramago se destacam nos detalhes, a forma como se apresenta a história é mais importante do que o enredo em si. Recheado de metáforas e analogias o longa não é nada convencional, a fotografia amarelada e as tomadas da cidade de Toronto coberta por uma névoa, assim como o prédio Marlym Monroe em Mississauga, Ontario (Canadá), atribuem um tom onírico. Toda a construção de suspense do filme, desafiam o espectador a formular suas próprias interpretações, tornando o longa uma ótima adaptação e experiência cinematográfica.

Nota: 8 Aranhas.
    Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 22 de agosto de 2016
    “O homem duplicado” é um filme muito interessante, conta a historia de Adam Bell, interpretado por Jake Gyllenhaal que volta a explodir mentes I2 anos depois de Donnie Darko, Adam é um professor de historia que descobre que existe um homem igual a ele, não vou falar mais sobre o enredo para não estragar sua experiência, a atuação de Jake Gyllenhaal é muito boa nos trazendo duas personalidades, a fotografia do filme é ótima, a casa de Adam reflete exatamente o que é o personagem, os ângulos de câmera são incríveis, vale ressaltar uma cena que mostra a mudança de cenário da Mary(Mélanie Laurent), por fora do prédio sem causar reflexo ou o take que demora a revelar que Helen (Sarah Gadon) está gravida, sem contar as aranhas (que merecem um paragrafo a parte), e o diretor brinca muito com isso, a trilha sonora é pouco participativa, o roteiro é bom, não muito linear, eu sinto que o mistério do filme poderia ser melhor estendido para deixar o telespectador mais preso ao filme, o filme é curto pois mostra exatamente o que tem que mostrar, nenhuma cena a mais, o que também serve para as explicações que ficam extremamente subjetivas, e o diretor não faz questão algum de explicar, ele não tem uma cena épica ou algo do tipo pois o filme é simples ao mesmo tempo é extremamente complexo, “O homem duplicado” é um filme como eu disse, interessante, eu assisti em uma noite e pensei tanto nele que sonhei com o mesmo, no dia seguinte eu revi a busca de explicações, vou deixar o meu entendimento do filme no paragrafo abaixo.

spoiler:
    SPOLIER: primeiramente, vou me referir aos protagonistas como professor e ator, Segunda coisa, os protagonistas são a mesma pessoa, isso fica claro no filme em diversas cenas, como quando a mãe dele fala sobre seu belo apartamento, se referindo ao ator, e fala sore sua nobre profissão, se referindo a ele ser professor, ou seja, a mãe mistura a características dos dois, outras coisas, o ator não trabalha mais a 6 messes, o mesmo tempo de gravides de sua mulher e também é o período que ele começou essa fantasia de ser professor, entre outros pequenos detalhes que mostram que são e mesma pessoa, quando o professor não consegue falar que não dormiu com a mulher do ator, porque no subconsciente dele, ele sabe que dormiu. Vamos falar sobre as aranhas, as aranhas representam as mulheres na vida do nosso protagonista, a metáfora da aranha é para dizer que as mulheres da vida dele o mantem preso numa teia, são essas mulheres: a mãe, representada por uma aranha gigante, pois a mesma para ele é a soberana e que tem poder sobre tudo, a amante é representada pela aranha do corredor, que mostra exatamente o que a amante representa para o nosso protagonista, o corpo da mulher (o que importa na amante), mas sua cabeça de aranha para mostrar que ele está preso a ela, e antes de falar da mulher dele, eu tenho que explicar a cena na boate no inicio do filme, a onde aparentemente é um clube para satisfazer desejos, e o desejo dele é ver uma aranha ser esmagada, justamente para quebrar essa prisão, sendo assim na cena final ele recebe a chave para voltar ao clube e quando vai falar com a mulher dele a vê como a aranha, aranha essa que é a que realmente o assusta, e o lembra que ele está preso a ela pelo elo do filho, essa prisão pode ser encarada como uma forma de ditadura, como ele mesmo explica em suas aulas.
    Vale uma observação, eu não tenho uma conclusão para dizer se a amante dele realmente existe ou não, pois eles sempre transavam no escuro, quando foram para o claro ela repara na marca de aliança, mas ao mesmo tempo, o acidente me remete a pensar que é tudo da cabeça dele, até a escolha de elenco, a Mélanie Laurent que seria uma amante ideal vista sua beleza imensurável.
    Jefferson P.
    Jefferson P.

Enviada em 27 de junho de 2014
    Sinceramente sai do cinema com a sensação de ter perdido tempo e dinheiro. Nada fez sentido. E por favor, não me venham com papo de ser um filme "complexo, diferente dos blockbusters atuais, desafiador, enigmático", não. Não é nada disso. É apenas algo que perderam completamente a mão e preferiram colocar como cult-bacaninha. Não faz pensar, apenas te coloca a dúvida: ainda vale a pena continuar assistindo adaptações superestimadas?
    Bruno A.
    Bruno A.

Enviada em 18 de junho de 2014
    Não li o tão aclamado livro de José Saramago que da vida ao filme, mas independente disso o longa é fraquissimo, uma história sem pé nem cabeça. Quando você finalmente acha que vai ter algumas respostas para as perguntas propostas, o filme acaba da maneira mais escrota possivel. Não recomendo.
    Hélio Ricardo R.
    Hélio Ricardo R.

Enviada em 22 de junho de 2014
    Estiloso, arrojado, moderno, inteligente. Difícil de ser enquadrado no perfil dos que buscam filmes fáceis ou blockbusters. Ao contrário do que por alguns foi dito, não é um exercício leviano de intelectualidade: é um passeio inusitado pela obra de Saramago, com um fio de tensão e incômodo poucas vezes vistos na direção de um thriller. Salve o cinema concebido como Sétima Arte: parabéns a Villeneuve por essa "afronta" ao comodismo reinante nas telonas atuais! Para ficar na memória!
    Lucia  Vieira
    Lucia Vieira

Enviada em 21 de junho de 2014
    Eu adoro cinema. Vejo praticamente tudo que posso. E sou do tipo que não quero criticar ou elogiar no caso deste, pra passar a ideia de cult. Ou de mim mesma uma cinéfila. O filme é uma droga.Não faz sentido. Um filme, como um livro deve provocar emoções, reflexões ou entretenimento. Esse não compõe nada disso.. Esse filme só me trouxe a infelicidade de ter gasto um ingresso. A gente fica até o fim. Mas que fim??!?!?!?! Honestamente deve ter feito o diretor rir. Só quem sabe um comentário plausível de uma pessoa comum, e não um critico, quem sabe me fará mudar de opinião.
    Danilo A.
    Danilo A.

Enviada em 20 de junho de 2014
    história fraca, clima de suspense sem razão de ser ao longo de todo o filme, e quando as coisas começam a ter um desfecho o filme acaba da maneira mais bizarra e surrealista possível. Não recomendo, perda de tempo...
    Thiago Petherson
    Thiago Petherson

Enviada em 1 de outubro de 2014
    A única coisa que se salva nesse filme, é a ótima atuação do Jake Gyllenhaal. Fora isso, é um filme totalmente sem nexo, apesar de ser baseado em uma obra do José Saramago. Consegui terminar esse filme sem entender como tudo aconteceu e também sem entender completamente NADA do final. Se alguém que leu o livro ou entendeu o final, me explique por favor, porque estou viajando. Esse filme se resume em uma história LIXO e uma atuação Fantástica. spoiler: Eu sei que parece que ele fazia parte de uma seita, que envolvia mulheres e aranhas. Mas alguém consegue me explicar a associação disso, com o filme e com seu final ? E outra, alguém consegue me explicar como eles puderam ser semelhantes ?
    Guillermo M.
    Guillermo M.

Enviada em 26 de novembro de 2014
    O filme é bom, mas os seus eventos necessitam de muita reflexão para serem compreendidos.
    Marina P.
    Marina P.

Enviada em 24 de maio de 2015
    O filme foi feito para críticos: parado, complexo, chato, sem sentido. E o enredo tinha tudo para ser bom, mas não é para o grande público. Horrível....aliás, para ser horrível tem que melhorar muito.