O Diário da Esperança
    • Critikat.com
    • The Hollywood Reporter

Screen International

por Dan Fainaru

Por trás da história familiar dos dois irmãos [...] encontra-se uma acusação feroz sobre a falta de humanidade dos homens uns com os outros, mostrada da maneira mais fria e objetiva que o ponto de vista da câmera seria capaz de fazer.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Variety

por Alissa Simon

Apesar da dificuldade de traduzir o tom singular da premiada literatura de Agota Kristof, Szasz e o corroteirista Andras Szeker conseguiram captar sua essência, criando uma parábola universal sobre a desumanidade e a divisão da Europa no pós-guerra.

A crítica completa está disponível no site Variety

O Globo

por Mario Abbade

Para passar sua mensagem realista, mas extremamente desconfortável, János (do contundente “Woyzeck”, de 1994) substitui o ponto de vista das crianças por uma narrativa em primeira pessoa, mais descritiva, a fim de ilustrar como a frieza foi tomando conta dos sentimentos mesmo daqueles de pouca idade.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Naturalmente não é um filme fácil mas a guerra nunca é. Eu o assisti duas vezes e depois mais um trecho de novo. A tragédia da guerra raramente foi mostrada com tanta agrura e simplicidade.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Cineweb

por Rodrigo Zavala

O pungente declínio físico e moral embalado pela guerra são o cerne de O Diário da Esperança, asfixiante trabalho dirigido pelo húngaro János Szász (de "Woyzeck"). Uma adaptação do primeiro livro, não menos angustiante, "Le Grand Cahier"...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Télérama

por Frédéric Strauss

O diretor sabe olhar a violência cara a cara, sem abusar dos efeitos melodramáticos. [...] O olhar do cineasta aos dois irmãos, no entanto, é menos convincente: insensíveis por resistirem aos obstáculos, eles se tornam apáticos.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Chicago Sun-Times

por Godfrey Cheshire

Bem realizado, porém medíocre e entediante, "O diário da esperança" é mais um na longa série de filmes europeus que fazem um show grotesco dos horrores da guerra, e frequentemente pela ótica desiludida e inocente da infância.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Critikat.com

por Eva Markovits

Mesmo sem levar em consideração o fator "adaptação literária", resta um filme que escapa à complacência e ao melodrama, mas avança em um ritmo arrastado, pouco fluido, e busca em vão captar a impenetrável introspecção destes dois personagens desencarnados.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

The Hollywood Reporter

por Boyd van Hoeij

Tecnicamente quase impecável em excesso, o filme suaviza muitas nuances do original, substituindo o suspeito e perturbador ponto de vista das crianças no livro por uma voice-over distante, sequências animadas bonitinhas e duas atuações inexpressivas que tornam difícil se preocupar com esses gêmeos.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter