O Tempo e o Vento
    • Cineweb
    • Estado de Minas

Blogs Pop

por Rodrigo Ortiz

"O Tempo e o Vento" é uma produção que vai emocionar e envolver. Ótima adaptação, também deve agradar os fãs da obra original. Mas se você não gosta de dramas de época ou enredos mais lentos e pensativos, é bom ficar em casa mesmo.

A crítica completa está disponível no site Blogs Pop

Folha de São Paulo

por Eleonora de Lucena

Em meio a lançamentos imbecilizantes da atual safra de longas nacionais, "O Tempo e o Vento" é bem-vindo. Pode levar muitos a ler Veríssimo. Mas a fixação pela fórmula global transgênica de fazer cinema deixa muito rasa uma história tão vigorosa, violenta e apaixonante.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Ely Azeredo

O roteiro de Leticia Wierzchowski e do especialista em ficcionismo gaúcho Tabajara Ruas deixou de lado maiores preocupações de fidelidade ao original, após anos de tentativas para conciliar Verissimo com uma produção de fácil consumo.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

O maior acerto foi narrar a saga pela ótima de Bibiana (Fernanda Montenegro, comovente). Entre gerações de mulheres sofredoras, quem tira a trama da mesmice é o Capitão Rodrigo, na melhor atuação da carreira de Thiago Lacerda.

A crítica completa está disponível no site Preview

Cinepop

por Wilker Medeiros

E, mesmo não sendo um grande filme e constituindo-se bem inferior a obra original, no que se refere à dimensão da mídia, este "O Tempo e o Vento" poderá agradar alguns que estão habituados, e tem afeição, aos moldes televisivos e, claro, despertar também o interesse de outros em ir atrás do trabalho de Veríssimo [...]

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Gazeta do Povo

por Paulo Camargo

A produção, irregular mas tocante em alguns momentos, é construída a partir do encontro entre a personagem Bibiana, já idosa e interpretada por Fernanda Montenegro, com o fantasma de seu marido, o capitão Rodrigo Cambará (Thiago Lacerda)...

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

Rolling Stone

por Alessandro Giannini

Com Cleo Pires, Fernanda Montenegro, Marjorie Estiano e Thiago Lacerda nos papéis principais, "O Tempo e o Vento" vai além das outras versões ao criar um arco narrativo mais abrangente. E nesse detalhe reside a principal fraqueza do filme: abraçar um enredo que não se sustenta.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Cineplayers

por Heitor Romero

Monjardim erra aqui quase que nos mesmos pontos, em especial por transformar uma história densa e complexa em um dramalhão folhetinesco, com o uso irritante da trilha sonora e uma pretensão de épico que chega a ser risível.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Diário de Pernambuco

por Carolina Braga

Mesmo que o filme opte por narrar a história a partir do ponto de vista da ansiã Bibiana, o roteiro assinado por Letícia e Tabajara Ruas não deu conta de lidar com os saltos temporais muito marcados na literatura de Veríssimo.

A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

Estado de Minas

por Carolina Braga

o roteiro [...] não deu conta de lidar com os saltos temporais muito marcados na literatura de Veríssimo. Apesar de ter como trunfo uma potente narração – como é a de Fernanda Montenegro – para conduzir a saga, os frequentes saltos temporais comprometem a fluidez.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Omelete

por Míriam Castro

Quase 30 anos depois de sua adaptação mais célebre, "O Tempo e o Vento" tenta realizar uma missão ambiciosa. Como não poderia ser diferente com uma obra tão grande, faltaram diversos elementos, muitas modificações narrativas são discutíveis, mas o filme servirá pelo menos para levar a obra de Veríssimo aos que ainda não a conhecem.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Cineweb

por Alysson Oliveira

Com suas infindáveis e belas cenas de nascer e por do sol e romance meloso, no entanto, o filme é equivocado. Tão equivocado quanto o sotaque desencontrado dos atores e a música dos créditos finais, curiosamente cantada em inglês.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de Minas

por Bruno Porciuncula

Acostumado a dirigir novelas globais, [...] Monjardim transformou a história épica em um verdadeiro novelão, no pior sentido da palavra. [...] O ritmo lento e as diversas histórias que se atropelam são alguns dos problemas dessa adaptação...

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas