O Conselheiro do Crime
    • Chronic'art.com
    • Cinepop

Almanaque Virtual

por Sonia Rocha

Um filme emocionante, inteligente e sagaz que mostra que, por mais que inventemos um mundo polido com nossos pensamentos o que somos mesmo é bicho, e que ser poeta é o atestado de incompetência para viver nesse mundo.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

New York Times

por Manohla Dargis

A seriedade do Sr. Scott não é sempre bem servida pelos roteiros que ele filma, mas com o Sr. McCarthy ele encontrou um parceiro com convicções sobre o bem e o mal, ao invés de uma fórmula enlatada.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Blogs Pop

por Rodrigo Ortiz

“O Conselheiro do Crime” tem surpresas interessantes e um estilo que pode tanto agradar quanto confundir ou até ofender. E esse é seu principal mérito.

A crítica completa está disponível no site Blogs Pop

Cineweb

por Alysson Oliveira

"O Conselheiro do Crime" é, no fundo, um impiedoso estudo de personagens. Há uma trama sobre um carregamento de drogas atravessando a fronteira entre México e EUA, mas isso é um detalhe...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

O Globo

por André Miranda

A principal razão para se ver “O conselheiro do crime” é que se trata de uma história de Cormac McCarthy, com direito a tudo de bom o que o autor sempre ofereceu: personagens de moral dúbia, um paralelo religioso, a exploração do mal e o deslocamento cultural.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Robledo Milani

"O Conselheiro do Crime" é um grande quebra-cabeças, talvez o mais inteligente que Ridley Scott tenha executado nos últimos anos. É um filme de (muitos) altos e (poucos) baixos, e que numa visão geral se posiciona bem acima do que o cinema mundial está acostumado.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

Os personagens elocubram sobre a ganância - tema central aqui -, e é nessa investida filosófica que Scott derrapa no artificialismo. Se o elenco não fosse tão brilhante (Fassbender dá outro show), a receita poderia desandar.

A crítica completa está disponível no site Preview

Cinema com Rapadura

por Thiago Siqueira

A verborragia de Cormac McCarthy e a escala excessivamente grandiosa da direção de Ridley Scott acabam por afastar o público das tragédias que ocorrem durante o desenrolar deste drama, que ainda conta com um elenco estelar.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Folha de São Paulo

por Alexandre Agabiti Fernandez

Com essa galeria de tipos marcados pela cupidez e pela corrupção, McCarthy poderia ter ido mais fundo em um estudo sobre a ganância. Mas acabou escrevendo um thriller vazio, cheio de inverossimilhanças.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Omelete

por Marcelo Hessel

"O Conselheiro do Crime" soa muito estranho para os padrões dos suspenses hollywoodianos porque o seu miolo não envolve viradas constantes de roteiro. McCarthy descreve o encontro de duas linhas retas rumo à ruína, e desconcerta o espectador o fato de, pelo caminho, termos pouco mais de meia-dúzia de monólogos sobre moral e perversão...

A crítica completa está disponível no site Omelete

Screen International

por Tim Grierson

Para um filme em que quase nada acontece, "O Conselheiro do Crime" é surpreendentemente tenso quando o plano dá errado e as forças do mal começam a cercá-los. Embora o filme não seja repleto de ação, Scott garante que o suspense funcione...

A crítica completa está disponível no site Screen International

Chicago Sun-Times

por Dan Callahan

Este é um filme que não parece muito interessado ​​em seu próprio enredo, que envolve uma transação de drogas que deu errado. Ele está interessado, infelizmente, em muitas cenas inertes em que McCarthy permite que seus personagens falem longamente sobre grandes questões como a morte, o amor, o dinheiro, o desespero, a família [...]

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

CineClick

por Daniel Reininger

O roteiro, por exemplo, não está entre os melhores trabalhos de McCarthy [...] Os diálogos também são problemáticos. [...] Scott, como diretor, também tem sua parcela de culpa, afinal ele prefere a superficialidade narrativa em prol de grandes cenas de ação.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Gazeta do Povo

por Paulo Camargo

A genialidade de McCar­thy se faz presente em vários aspectos: principalmente nos diálogos verborrágicos e cortantes [...] Pena que tudo isso não compense a frouxidão da narrativa, que embora ofereça bons momentos, tem elementos demais, pontas soltas e não arrebata como deveria.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

The Guardian

por Katey Rich

Com a maioria da ação acontecendo fora de quadro, os personagens falam o tempo inteiro, mas sempre em metáforas e grandes frases que demorarm a cena toda para fazer sentido. E com personagens sempre aparecendo e desaparecendo, [...] fica difícil saber onde a história quer chegar.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

As estrelas, o sexo exótico e a violência criativa vão chamar um público à procura de emoções baratas, mas a decepção generalizada trará números de bilheteria menos impressionantes do que um pacote ilustre como este deveria gerar [...]

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Peter Debruge

Scott e seu elenco mal escolhido de grandes estrelas trabalham desajeitadamente com diálogos profundamente filosóficos, alienando o público que teria se contentado alegremente com um filme de gênero mais convencional.

A crítica completa está disponível no site Variety

Zero Hora

por Daniel Feix

Também não é à toa que as duas melhores sequências tenham a ver com sexo (a bela cena de abertura, quase toda rodada sob lençóis brancos) e violência (o assassinato do motoqueiro na estrada em meio ao deserto). Ridley Scott conseguiu fazer um filme sexy e sanguinário. Mas que oferece pouco além disso.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cineplayers

por Silvio Pilau

"O Conselheiro do Crime" é um verdadeiro equívoco do início ao fim [...] Essas intermináveis digressões sobre o nada e o menos ainda, disfarçadas de reflexões existencialistas sobre a natureza do ser humano, repetem-se por toda a produção.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Chronic'art.com

por Mathias Kusnierz

Filme estranho, que mais parece um acidente de percurso. Nos vinte minutos, não dá para entender absolutamente nada [...] "O Conselheiro do Crime" gira em falso, e desperdiça toda a sua energia.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Cinepop

por Wilker Medeiros

Por fim, diria que "O Conselheiro do Crime" já pode ser considerado um dos longas mais fracos de Ridley Scott, que coleciona, em seu currículo, uma lista extensa de mancadas.

A crítica completa está disponível no site Cinepop