O Som ao Redor
    • Screen International
    • Revista Piauí

A Tarde

por João Carlos Sampaio

Eis uma obra madura, com pujança para se tornar um divisor de águas no cinema nacional. [...] Um filme que acredita no cinema, no engenho da construção de uma cena, no seu poder de provocar reações sem pirotecnias e feitos impossíveis.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

CineClick

por Roberto Guerra

Apontando sua câmera para o mundano – que aqui é colocado em lugar de destaque -, o cineasta cria uma espécie de thriller de muitas camadas no qual a tensão e angústia são crescentes e desconcertantes para o espectador.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

[O filme é] implacável ao retratar esta classe média como um grupo que, mesmo bem intencionado, parece cego às diferenças econômicas e sociais do país ...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cineweb

por Alysson Oliveira

Kleber Mendonça Filho fez uma obra-prima, um filme que tem muito a dizer sobre o estado de coisas contemporâneo do país.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

O filme detém-se, de maneira naturalista, no cotidiano dessas pessoas, registrando-as, sem julgar, da atormentada pelo ruído canino a outra que faz sexo com um eletrodoméstico. [...] Para resumir numa palavra: "O Som ao Redor" é um filmaço.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Ricardo Calil

O ímpeto de usar todas as armas à disposição somado à maturidade para manejá-las tornam "O Som ao Redor" uma experiência rara no cinema brasileiro recente.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Gazeta do Povo

por Paulo Camargo

Com uma narrativa inteligente, de impressionante fluência, Mendonça opta pela contenção: faz um filme que nunca grita. Sugere, deixando espaço para que o espectador pense ...

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

New York Times

por A. O. Scott

A câmera de Mendonça passeia sorrateiramente entre os cômodos, como os intrusos que às vezes saltam os muros ou passam pelos corredores das casas, e ela expõe um mundo de relações complexas e contradições latentes.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por Consuelo Lins

Poucas vezes a tensão social urbana no Brasil foi filmada com tamanha crueza, perspicácia e humor, como em "O som ao redor".

A crítica completa está disponível no site O Globo

Revista Interlúdio

por Cesar Zamberlan

"O Som ao Redor" é um dos poucos, pouquíssimos, filmes no Brasil contemporâneo que dá conta destas relações que marcam o país pós Lula: esse crescimento econômico maluco que vem modificando a paisagem urbana e provocando algumas mudanças sociais bastante interessantes ...

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Revista de Cinema

por Celso Sabadin

Prevalece a sensação do triste aprisionamento de todos aqueles personagens, cada qual deles refém de processos seculares da nossa história que, com o passar do tempo, se tornam mais agudos e mais insustentáveis.

A crítica completa está disponível no site Revista de Cinema

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

"O Som ao Redor" surpreende, interessa, informa, polemiza. É sempre muito interessante. Assista!

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Variety

por Jay Weissberg

É muito claro que o excepcionalmente talentoso Kleber Mendonça Filho sabe muito bem o que está fazendo, e por quê. [...] "O Som ao Redor" é soberbamente construído, apresentando atuações maestrais e imagens belíssimas.

A crítica completa está disponível no site Variety

Preview

por Mariane Morisawa

O mosaico aqui não é imposto pela mão do roteirista e do diretor e, no entanto, toda a sociedade brasileira atual e sua relação com o passado estão ali expostas. O resultado é completo, como o Brasil merece.

A crítica completa está disponível no site Preview

Cinética

por Luiz Soares Júnior

O filme é construído com todos aqueles detalhes que "não deveríamos ver" na vida real, que não fomos feitos – por nossa altura, compleição física e psicológica, mas sobretudo por nossa integração às normas e aos desvarios que "o sono da Razão produz" – para ver.

A crítica completa está disponível no site Cinética

Omelete

por Marcelo Hessel

A chegada dos vigias é o pretexto para Mendonça fazer em "O Som ao Redor" um panorama da convivência problemática que temos hoje com os espaços públicos e privados nas grandes cidades ...

A crítica completa está disponível no site Omelete

Rolling Stone

por André Rodrigues

Este primeiro longa-metragem do realizador pernambucano Kleber Mendonça Filho [...] está impregnado de grandes cenas com tanto poder de sugestão e sentidos ocultos, que podem ser apreciadas várias vezes.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Screen International

por Stephen Dalton

Uma obra-prima do desconforto e da violência latente [...] O filme é poderoso, de deixa muitas questões suspensas.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Revista Piauí

por Eduardo Escorel

A dificuldade de sustentar o interesse pelo que ocorre durante os 80' iniciais de "O som ao redor", decorre também da apatia do elenco [...]. A opção de Kleber Mendonça Filho por atuações em tom monocórdico empobrece os personagens.

A crítica completa está disponível no site Revista Piauí