Woody Allen - Um Documentário
    • Critikat.com
    • Omelete

Cinepop

por Pablo R. Bazarello

"Woody Allen: Um Documentário” é um deleite para qualquer cinéfilo, uma grande homenagem, divertida e informativa, para um dos grandes nomes do cinema atual e de todos os tempos.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

O Globo

por Mario Abbade

Alternando momentos de intimidade com outros em sets de filmagem, Weide comprova que optar pelo formato convencional não impede um resultado divertido e interessante. E mostra ainda hilárias controvérsias que fazem parte da genialidade de Woody Allen nos diferentes campos em que o diretor atua.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Screen International

por Mark Adams

Um mergulho delicioso na carreira de Woody Allen como diretor. O filme esclarecedor, divertido e engraçado de Robert Weide oferece um olhar raro sobre o cineasta normalmente muito reticente em discutir o seu próprio trabalho.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

[...] o documentário pode ser até decepcionantemente burocrático em sua abordagem, mas ao menos isso permite que sua estrela principal brilhe sem precisar concorrer com eventuais firulas narrativas. E, convenhamos, Woody Allen é interessante e divertido o bastante para dispensar a ajuda de seu próprio documentário.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

[O filme aborda] o escândalo do divórcio sem entrar muito em detalhes (a atual esposa mal aparece e não da entrevista, os filhos adotivos são vistos uma única vez). Apesar disso, o filme é muito interessante e revela Allen em detalhes...

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

The Guardian

por Peter Bradshaw

Eu assisti a este filme empolgante com um grande sorriso no rosto. Não acho que qualquer pessoa apaixonada por Allen, ou por cinema, seja capaz de reagir de maneira diferente.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Télérama

por Pierre Murat

Quanto aos depoimentos, é uma catástrofe. Os atores (Diane Keaton, Mariel Hemingway, Owen Wilson) se perdem entre elogios e clichês. Tentando agradar, Martin Scorsese só diz banalidades. [...] Ou seja, quando Woody sai da imagem, é melhor pensar em outra coisa.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Brian Lowry

Fazendo idas e voltas entre o homem e seus filmes, o documentário em duas partes inclui entrevistas com todos os tipos de colaboradores, atores e ex-namoradas de Allen para criar um retrato íntimo e compreensivo.

A crítica completa está disponível no site Variety

Chronic'art.com

por Murielle Joudet

Robert B. Weide se contenta de retraçar o percurso, retilíneo como uma linha cronológica, de seu modelo. [...] Entre o televisual e o cinematográfico, "Woody Allen: Um Documentário" parece um ótimo bônus para DVD.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Critikat.com

por Fabien Reyre

Repleto de imagens de arquivo, de trechos de filme e de depoimentos, inclusive do próprio Woody Allen, o documentário é prejudicado por uma falta cruel de ponto de vista. [...] Parece mais uma biografia muito oficial e muito autorizada do que um trabalho de jornalista, e mais ainda, um trabalho de cineasta.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Omelete

por Marcelo Hessel

O filme engessa Woody Allen como "autor", como ícone - justamente o que ele renega. [...] "Woody Allen: Um Documentário", com toda a sua bajulação e seus pedestais, não faz justiça à essência de Woody Allen.

A crítica completa está disponível no site Omelete