Vou Rifar Meu Coração
    • O Globo
    • Cineweb

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

... As manifestações daquelas dores e lembranças podem vir até embaladas numa roupagem cafona, mas jamais deixam de refletir sentimentos profundamente reais e, por isso mesmo, tocantes.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cinepop

por Georgenor de S. Franco Neto

E como é gratificante ver um documentário que trata a música brega com respeito sem deixar de lado o certo humor característico do gênero. O filme é cheio de acertos.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

... O documentário desenvolverá generosamente as linhas contidas em potência nessa abertura: imersão na paisagem física e humana; respeito e carinho pelos personagens e curiosidade por sua história; tentativa de encontrar o universal na experiência particular.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

A Tarde

por José Carlos Sampaio

Ana Rieper não folcloriza, sequer tece comentários diretos ou não, deixa que as cabeças e corações falem abertamente. O resultado é uma obra muito sincera, que respeita as intimidades e não vai além do que cada um se dispõe a revelar.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Cinética

por Filipe Furtado

"Vou Rifar meu Coração" tem um ponto de vista e o apresenta com desenvoltura, sabe onde quer ir e o alcança.

A crítica completa está disponível no site Cinética

Jornal do Brasil

por Gabriel Medeiros

"Vou Rifar Meu Coração" revela a verdadeira música popular brasileira, para além da bolha criada nos grandes centros urbanos. [...] Acerta em cheio.

A crítica completa está disponível no site Jornal do Brasil

CineClick

por Roberto Guerra

"Vou Rifar Meu Coração" tem o mérito de abrir caminho para a intimidade de um rico grupo de personagens com quem o público pode facilmente se identificar, mesmo não partilhando o mesmo gosto musical ou contexto social.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Críticos.Com.Br

por Carlos Alberto Mattos

Talvez um pouco mais de pesquisa e uma montagem menos dispersiva levassem a uma exposição ainda melhor desse condensado de retórica afetiva em torno do brega. Mas o filme tem qualidades de sobra para se destacar num gênero hoje tão prolífico.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Estado de Minas

por Sérgio Rodrigo Reis

Sem errar na mão, a cineasta se apropria dos casos, das curiosidades e da dor alheia para provocar na plateia às vezes risos, às vezes compaixão e até certo incômodo com o espelho que se coloca diante de todos. O filme não é uma obra-prima. É apenas correto.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

Nesse sentido, "Eu Vou Rifar meu Coração" não deixaria de ser um interessante "estudo" sociológico do ato de amor à brasileira.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Marcus Preto

O objetivo aqui não é questionar a fragilidade [do rótulo "brega"] e nem o preconceito que carrega. Mas, isso sim, validar a carga dramática das canções, que muitas vezes soa exacerbada demais para se parecer com a vida real.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Marcelo Janot

Além de investir em crônicas saborosas como a do sujeito que tem duas mulheres, o documentário abre espaço para a fala de cantores como Wando, Agnaldo Timóteo e Odair José, o que amplia seu escopo ...

A crítica completa está disponível no site O Globo

Cineweb

por Alysson Oliveira

Apesar do universo rico e que desperta curiosidade, a diretora perde o foco ao longo do filme. O resultado final é uma sequência de depoimentos que raramente dialogam.

A crítica completa está disponível no site Cineweb