Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo
    Muito bom
    Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo

Da Desgraça ao Riso

por Francisco Russo

“Pimenta nos olhos dos outros é refresco”. O tradicional bordão não se aplica a Lalau, filho do célebre Ramon Velasco que vive viajando Brasil afora, apresentando seu show solo de humor. Abandonado pela mãe ainda criança, Lalau viaja ao lado do pai, um picareta profissional que sempre se meteu nas maiores confusões. Ao invés de sofrer pelos revezes da vida, ele resolveu, como o próprio diz, “fazer piada das minhas desgraças”. É assim, com um humor ao mesmo tempo ingênuo e autosarcástico, que Hugo Carvana conduz o divertido Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo.

A ironia está presente já no título do filme, um bordão dito por Ramon a todo instante que satiriza sua própria capacidade de fracassar nos planos que elabora. Este histórico é a grande matéria-prima usada por Lalau em seus shows, onde provoca gargalhadas por onde passa ao contar as trapalhadas do pai. Só que ele próprio as sentiu e sente na pele, o que gera uma relação conflituosa com Ramon. Ao mesmo tempo em que há respeito e agradecimento ao pai, há também a vontade de alçar voo solo, tanto artisticamente quanto na vida pessoal. Um sentimento sempre presente, amenizado pelas chantagens emocionais de Ramon, que explode de vez quando surge uma tentadora proposta financeira. Lalau a aceita, mesmo sabendo que entrará na grande especialidade do pai: a malandragem.

Malandragem que é o tema principal da carreira de Hugo Carvana como diretor. Lalau e Ramon são as novas versões do malandro típico de seus filmes, que aplicam golpes não apenas para se dar bem mas também por diversão. Pai e filho são, na verdade, duas crianças, que se divertem mesmo quando tudo dá errado – não no momento, é claro, mas depois, ao transformar o ocorrido em piada. Há um prazer no golpe aplicado que fica nítido ao espectador, em boa parte graças às inspiradas atuações de Tarcísio Meira e Gregório Duvivier.

Tarcísio surpreende ao usar seu sorriso inconfundível para compor o charme de Ramon Velasco, por vezes até mesmo fazendo piada de seu lado canastrão. Já Gregório brilha ao compor o guru indiano falsificado, fruto da proposta financeira recebida, com trejeitos típicos e um sotaque delicioso, que provoca risadas também pelo inusitado. A dupla, já na metade final, ganha a companhia de Carvana em um pequeno papel memorável, pela sensibilidade envolvida ao retratar a velhice do ator.

Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo é uma comédia leve e sem baixaria, que brilha pelos diálogos inspirados e grandes atuações de seus protagonistas. Destaque para a trilha sonora composta por Edu Lobo, com melodias agradáveis que dão à história um ar circense, como se a telona fosse um palco para que os artistas, Ramon e Lalau, pudessem se exibir ao respeitável público. Muito bom.