O Homem do Futuro
Bom
O Homem do Futuro

MAL ENTENDIDO

por Roberto Cunha

Esse texto foi escrito cerca de 20 dias após a estreia porque só foi possível assistir o filme agora.

Ocupando a terceira posição do ranking nacional de espectadores há três semanas consecutivas, O Homem do Futuro revela sua condição de diferente dos últimos títulos nacionais com apelo popular e a dificuldade de bater no primeiro milhão de espectadores já é um sinal. A história é simples na essência, porém mais complicada do que as habituais, e isso faz toda a diferença junto ao grande público, atrapalhando no boca-a-boca.

Com um texto inicial (difícil), citando Einstein, buracos negros, entre outros termos técnicos, você é apresentado a João / Zero (Wagner Moura), professor de fisica e também cientista genial. Infeliz no amor, seu sonho é mudar um pesadelo de sua vida, quando há 20 anos pagou um mico diante de sua eterna paixão (Alinne Moraes). Obcecado pelo momento, ele bota para funcionar um de seus inventos e acaba viajando no tempo, enfrentando a tese de que mexer no passado significa alterar o futuro.

A trama poderia ter um viés mais popular, mas o roteiro fez um caminho menos convencional, complicou seu desenrolar, deu a impressão que tem um monte de furos (não tem) e acabou, para muitos, tornando-se um filme "mal entendido". O que é uma pena porque se existe um ponto negativo (verdadeiro) é somente o fato de terem vendido como comédia, quando na verdade é uma ficção científica romântica, já que os momentos de riso cedem espaço para o sorriso.

Do mesmo diretor e roteirista dos ótimos A Mulher Invisível e Redentor, o DNA de Cláudio Torres está também na escolha da trilha sonora de qualidade (R.E.M., INXS, entre outros) e elenco. Destaque para a música "Tempo Perdido" (Legião Urbana), praticamente um (merecido) personagem da história. Wagner manda bem em três personagens distintos e Alinne deu luz para sua Helena. O mesmo não se pode dizer de Fernando Ceylão, totalmente apagado e sem vida diante da dupla, que fez uma bela sequência de apelo romântico e sensual.

Sem apelar para palavrões ou nudez, o que se vê então é uma gostosa brincadeira com aquela vontade de mudar o destino, apresentando as possibilidades, as consequências e ainda uma brecha para se consertar o que ainda não ficou do jeito ideal. E assim, você e o personagem descobrirão que ser o protagonista da própria vida não faz de você o ator principal, porque sempre existirão os coadjuvantes e eles são igualmente importantes.

Veja os trailers, imagens e curiosidades em O Homem do Futuro.

• Lili O.

Gostei mt do homen do futuro, otimo filme.

• Airton S.

Muito bom! Show de bola! Roteiro inteligentíssimo! Ficção científica das boas!

• Eliana M.

filme ótimo , divertido e inteligente , vale a pena assitir

• Mateus S.

Ótimo filme! Excelente em tudo, desde o roteiro à trilha sonora!
    Com mais uma espetacular atuação de Wagner Moura!