Até o Fim
    • CineClick
    • Télérama

Almanaque Virtual

por Sonia Rocha

A película prende a atenção do espectador, sem ser exaustiva, e deixa-o divagar naquilo que não mais pertence ao seu registro. Começa e termina na hora certa. É fiel ao que se propõe.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

A única resposta que o filme oferece de forma inequívoca é a perseverança daquele homem – ou melhor: do Homem – diante da própria finitude. Uma resposta talvez óbvia, mas que Robert Redford, depois de décadas de uma carreira riquíssima, encarna com uma dignidade absolutamente comovente e inesquecível.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Folha de São Paulo

por Thales de Menezes

Mas brilha o grande ator de outrora, uma presença magnética na tela, sem medo de exibir mãos e rosto enrugados, barriga e músculos flácidos, a pele com manchas de senilidade [...] "Até o Fim" é, na essência, um drama sobre o homem diante de sua mortalidade. E é também um filme de ação empolgante, que deixa qualquer um grudado na poltrona.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Mário Abbade

Em “Até o fim”, o ator, aos 77 anos, brinda o público com uma atuação soberba, levando, sozinho, o filme nas costas. Econômico, Redford calca sua interpretação quase exclusivamente no olhar. O diretor J.C. Chandor faz também uma profunda reflexão sobre o instinto de sobrevivência, contrapondo esperança e fatalidades, num cenário que sublinha a magnitude da natureza.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Cinema com Rapadura

por Guilherme Augusto

Logo nos primeiros minutos, [Robert] Redford mostra ser perfeito para o papel. Sem dizer nenhuma palavra, o ator transmite uma confiança que nos faz acreditar que ele poderá resolver qualquer ocorrência adversa. Mesmo com 77 anos e muitas rugas, ele ainda é dono de um rosto expressivo, perfeito para o personagem.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

A Tarde

por João Carlos Sampaio

A ausência de falas não significa falta de história. Muito pelo contrário, a obra é uma criativa narração, cheia de surpresas, apresentadas a partir de uma câmera muito bem posicionada para provocar ansiedade e suspense.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Cineweb

por Alysson Oliveira

Há algo de alegórico, pois não há nada de mais assustador do que um pequeno barco pequeno e solitário num oceano hostil: a grandiosidade da natureza ameaçando engolir ao homem. Esse é um filme de terror.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Omelete

por Marcelo Hessel

O cinema moral de Chandor nos coloca em tramas de crise para nos lembrar disso, da responsabilidade que temos com o mundo de renovar os contratos sociais que firmamos dia após dia. E civilização depende de comunicação, de comunhão.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Papo de Cinema

por Rodrigo de Oliveira

O primor técnico do filme chama a atenção. Na falta de diálogos, os sons que cercam o protagonista ficam bastante perceptíveis. [...] Em dado momento, é verdade, os desafios por que passa o protagonista começam a soar exagerados, como se uma verdadeira maré de azar tivesse chegado e nunca ido embora.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen International

por Tim Grierson

Cativante tanto dramaticamente quanto como exercício minimalista de narrativa, "Até o Fim" é uma história de sobrevivência no mar beneficiada pela ênfase no realismo e pela recusa de permitir que qualquer emoção falsa atrapalhe esta fábula fria.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Peter Bradshaw

Apesar de toda a austeridade e silêncio do filme, ele consegue ser cativante e emocionante. Mesmo assim, é estranho o toque "Titanic" que aparece na história, assim como o final ambíguo do filme.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Télérama

por Jérémie Couston

Um puro exercício de estilo e sadismo como Hitchcock adorava fazer, [...] Felizmente, J.C. Chandor [...] nunca cede às facilidades do flash back...

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Justin Chang

Um sucesso impressionante, um drama que se passa inteiramente no mar, quase sem diálogos, dependendo basicamente do instinto de sobrevivência. Este emocionante projeto estrelado por Robert Redford encontra vários desafios de marketing...

A crítica completa está disponível no site Variety

Rolling Stone

por Peter Travers

"Até o Fim" vai ao ponto: não tem nenhum diálogo, nem flashback ou recordações sobre o passado. [Robert] Redford interpreta com inteligência, leveza e nuance, nos mantendo na corda bamba, assim como acontece com seu alter ego na tela.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

CineClick

por Roberto Guerra

Toda a carga de veracidade que este filme leva ao espectador começa a ser minada pela falta de sorte um tanto exagerada do personagem. Redford, é desnecessário dizer, está ótimo no papel.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Télérama

por Jacques Morice

Nós temos a desagradável impressão de assistir não a uma experiência extrema, mas a uma espécie de prova com um MacGyver da vela. Só faltou o canivete.

A crítica completa está disponível no site Télérama