Atrás da Porta
    Fraco
    Atrás da Porta

Um jeito estúpido de ser

por Roberto Cunha

Cultuado por alguns cinéfilos de carteirinha por ter realizado obras como Mephisto (1981), Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 82, e Coronel Redl (1985), ambos premiados no Festival de Cannes, o roteirista e diretor húngaro Istvan Szabo volta aos cinemas brasileiros anos depois de Adorável Julia, lançado em 2005. Com Atrás da Porta, ele traz uma complicada relação entre uma patroa e sua governanta na Budapeste dos anos 60.

Sem fazer rodeios, a primeira conversa entre a solitária Emerenc (Helen Mirren) e Magda (Martina Gedeck), uma escritora que precisa de uma funcionária para os afazeres do lar, é reveladora. Curto e grosso no sentido mais literal da expressão, esse diálogo escancara os alicerces de uma amizade que será construída com base num misterioso jogo entre duas mulheres.

Retratando a quase paranóica rotina de uma senhora semi-reclusa com um jeito muito peculiar de amar o próximo ("Não sei porque gosto de você"), o roteiro tem um estranho humor nas entrelinhas dos diálogos e sequências, algumas delas bizarras. E insere ainda um questionamento religioso, um flerte com a fantasia e uma personagem com uma fria lógica sobre a morte: "O máximo que se pode fazer por alguém é evitar que sofra". Mas fica a impressão que ele não se aprofunda em nada, revelando muito, mas convencendo pouco.

A história tem começo, meio e fim, mas carece de uma viscosidade maior para manter você grudado na trama. Entre os destaques, os acordes de Robert Schumann (1810-1856) escorando as atuações da dupla, a sempre boa Mirren (com zero de maquiagem) e Gedeck, do ótimo A Vida dos Outros. Baseado no romance da premiada e popular escritora Magda Szabo (mesmo nome e profissão da antagonista), não dá para dizer que é um drama comum, de fácil assimilação. Atrás da Porta bate de frente com um ponto crucial para qualquer obra: o ritmo. Mas se o andamento de um filme não é algo que preocupa você, entre sem bater, e aproveite!

• Lucia L.
      Também adorei! Filme lindo, pra audiências especiais!