Heleno
    • Veja
    • Rubens Ewald

O Globo

por Ely Azeredo

... [Rodrigo] Santoro, também participante do projeto como coprodutor, faz seu tributo à humanidade do craque, buscando "sua essência", transmitindo suas euforias e dores.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Revista Interlúdio

por Andrea Ormond

Se acabamos fantasmas nas arquibancadas de General Severiano, se acabamos espectadores de Pelé no cinema, é porque a vida não faz o mínimo sentido. Explorando esta falta de sentido, "Heleno" me parece quase irretocável.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Cinema com Rapadura

por Thiago César

"Heleno" é um ótimo representante da nova safra de produções nacionais, cada vez mais ousadas na forma e no conteúdo.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Demonstrando inteligência ao manter as cenas de futebol na periferia da narrativa, [...] o diretor José Henrique Fonseca [...] ainda acerta ao frequentemente enfocar Heleno partido ao meio por cortinas, portas ou sombras, ilustrando com delicadeza a própria natureza do sujeito.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cineplayers

por Bernardo D.I. Brum

Essa é a tragédia de Heleno, espírito acima do corpo, uma figura única do futebol: de tão maior que a vida, acabar sendo tão pouco. Talvez só mesmo o cinema, a luz que se projeta em meio às sombras, para conseguir sua redenção.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

Em magnífico preto e branco, fotografado por Walter Carvalho, "Heleno" remonta a um tempo de romantismo. Anos de ouro, sem as inquietações do presente. [...] Um belo filme.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

Fazia tempo que [Rodrigo Santoro] não parecia tão entregue e apaixonado por um personagem. É um trabalho que deve lhe render muitos louros.

A crítica completa está disponível no site Preview

Zero Hora

por Marcelo Perrone

Enquadrar tão rica e nebulosa história em um filme foi um desafio cumprido de forma muito eficiente pelo diretor José Henrique Fonseca em "Heleno" ...

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Rolling Stone

por André Rodrigues

Contado por meio de vários flashbacks e com uma atuação empolgante de Rodrigo Santoro [...], o filme capta a essência de um jogador que buscava desesperadamente algum tipo de compreensão.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

A Tarde

por João Carlos Sampaio

Talvez esteja aí, aliás, o grande mérito do filme, o de evitar juízos de valor sobre o homem [...] Talvez o filme encontre dificuldade de alcançar grandes plateias por contar a história de um homem que acabou derrotado ...

A crítica completa está disponível no site A Tarde

CineClick

por Roberto Guerra

Mais que embasar, Santoro deu alma ao longa numa interpretação apaixonada e densa. Sem dúvida seu melhor trabalho no cinema até aqui. [...] Apesar de deixar algumas lacunas em aberto, o filme resgata a contento parte da história de um dos maiores craques dos gramados do país.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineweb

por Neusa Barbosa

A proposta do diretor José Henrique Fonseca [...] é ousada já que, assumidamente, não procura realizar um filme sobre futebol. [...] "Heleno" focaliza um personagem trágico, que flertou com a fama e a glória mas tinha encontro marcado com a queda.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Juca Kfouri

Uma boa notícia para quem gosta de cinema e uma má para quem gosta de futebol: com excelente fotografia em preto e branco de Walter Carvalho, "Heleno" não é um filme sobre o jogo; nem mesmo é sobre o jogador.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

O Heleno do filme tem só duas motivações: as mulheres e o futebol. [...] Mas há, por outro lado, delicadezas dignas de nota. Uma delas é a escolha da trilha sonora ...

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

Jornal do Brasil

por Alice Turnbull

Mesmo em meio a esse turbilhão dramático que por vezes enfraquece o filme, a força do ídolo alvinegro é perfeitamente resgatada e marcada em nossa época através da impactante atuação de Rodrigo Santoro.

A crítica completa está disponível no site Jornal do Brasil

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

... fiquei com a desagradável sensação de que Heleno não é, dramaturgicamente, um personagem tão intrigante quanto parecia (ou poderia) ser. É só a história do sujeito que tinha o rei na barriga e vai para a vala.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Omelete

por Marcelo Hessel

O problema de "Heleno", ao tornar patologia os excessos do jogador, é que isso tira do personagem sua única glória: jogar não pelo prazer de jogar, mas pelo prazer narcisista de reafirmar seu gênio ante os demais.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Revista Interlúdio

por Cesar Zamberlan

... Não dá para dizer que "Heleno" seja um bom filme. É, sim, um filme estranho, com asperezas, irregular e imperfeito, e os bons momentos, que são muitos, só acentuam [...] a sensação de que falta algo ao filme.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Veja

por Isabela Boscov

Um filme muito bonito, muito chique, mas que não cumpre nada daquilo que propõe.

A crítica completa está disponível no site Veja

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

O que vemos é uma repetitiva e aborrecida insistência em mostrar Heleno com duas mulheres [...] Este é um filme sobre um ídolo do futebol, onde não tem futebol. [...] Para o desastre não ser completo, felizmente Rodrigo se defende bem ...

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald