Críticas AdoroCinema do filme Deixe a Luz Acesa
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema Deixe a Luz Acesa

Romantismo gay
De Bruno Carmelo

Existem maneiras distintas de se interpretar um drama como este. Por um lado, é louvável que existam mais filmes sobre relações homoafetivas, tema tão raro nos cinemas. Na maioria dos casos, as histórias de amor gay tornam-se um produto de nicho, destinado aos cinemas de arte das grandes cidades, e nunca chegam ao público amplo. Assim, a simples existência de Deixe a Luz Acesa poderia ser interpretada como um mérito. Por outro lado, fica a impressão de que a temática mereceria uma abordagem muito mais complexa do que neste filme aqui.

Foto - FILM - Keep the Lights On : 200341Desde as primeiras imagens, vemos desenhos de nus masculinos. O cartaz mostra dois homens se beijando e o trailer, sem diálogos, mostra apenas a relação entre dois homens. A intenção aqui não é vender uma suposta originalidade da história, e sim a temática homossexual como principal chamariz. De maneira resumida, pode-se dizer que esta é uma conturbada história de amor entre Erik (Thure Lindhardt) e Paul (Zachary Booth), que se separam e se encontram várias vezes ao longo de dez anos.

Uma questão pode suscitar certos problemas éticos no que diz respeito aos clichês da representação de gays. Os dois homens encontram-se para uma noite casual, eles são vistos várias vezes multiplicando os parceiros – a maioria deles hedonistas e superficiais. Eles se envolvem com drogas, e quando ligam para o médico, é para saber o resultado do exame de HIV. Não digo que essas coisas não aconteçam, ou que não possam ser mostradas no cinema. O problema surge quando nada além disso é mostrado, criando a impressão de universalidade – ou seja, sugerindo que os romances entre dois homens estão necessariamente ligados à droga, à promiscuidade e às doenças venéreas.

Paul, por exemplo, não é visto usando drogas, mas o filme sugere que sempre que ele chega tarde em casa, é devido à dependência química. Estes homens quase nunca são vistos trabalhando, emitindo pensamentos sobre outras pessoas, sobre a sociedade, sobre a religião, sobre o que quer que seja. Este é um filme sobre o amor, onde nada mais se faz além de amar. Deixe a Luz Acesa é uma trama tão romântica quanto antissocial, idealista, e por isso pouco realista.

Foto - FILM - Keep the Lights On : 200341Outros problemas surgem no desenvolvimento do roteiro. As presenças femininas são superficiais, tristemente acessórias: as duas mulheres em cena são a irmã do protagonista (Paprika Steen) e sua melhor amiga (Julianne Nicholson). Nenhuma delas tem uma personalidade ou um desenvolvimento marcante, elas são apenas ferramentas acessórias do roteiro, para que Erik possa informar o espectador sobre os acontecimentos da história e sobre a passagem dos anos.

Como nem tudo são problemas, pode-se dizer em defesa do filme que Thure Lindhardt é de fato um bom ator, e que o cineasta Ira Sachs sabe construir algumas belas imagens etéreas – embora elas também não se diferenciem muito da estética comum ao gênero "indie gay". Tenho a impressão de que, se o roteiro trocasse um dos dois protagonistas por uma mulher, este seria um romance banal, que iria diretamente para as vídeo locadoras. Mas por causa de sua temática, ele desperta a curiosidade, e acaba chegando às telas. Resta torcer para que, com a provável multiplicação de filmes sobre amores entre pessoas do mesmo sexo, outras histórias mais complexas e interessantes sejam desenvolvidas. Os espectadores, de qualquer orientação sexual, certamente merecem mais do que uma enésima idealização do amor.

Dê sua opinião sobre esse filme

Nossas últimas críticas

De Robert Stromberg
Com Angelina Jolie, Elle Fanning
Fantasia
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Os Mercenários 3