O Apocalipse
    Horrível
    O Apocalipse

Fundo do poço

por Francisco Russo

Diz a Bíblia que, no juízo final, aqueles puros de alma, que acreditam em Deus, serão alçados ao paraíso. Os descrentes e pecadores permanecerão na Terra e viverão um verdadeiro inferno por sete anos, onde todo tipo de desgraça atingirá a humanidade. A série de livros "Deixados para Trás", de Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins, aborda justamente esta proposta. Trata-se de uma ficção científica de fundo religioso, que acompanha a vida daqueles que ficaram, cuja trama foi adaptada para o cinema em uma trilogia lançada diretamente em DVD no Brasil. Agora o primeiro destes filmes ganha uma nova roupagem e um novo título, com o objetivo maior de conseguir mais adeptos, ou melhor, espectadores. Para tanto os produtores conseguiram fisgar justamente o astro que, há tempos, perdeu o discernimento sobre qualidade na sétima arte: Nicolas Cage.

Cage é um caso impressionante em Hollywood. De ator em ascensão, presente em filmes cult como Coração Selvagem e Arizona Nunca Mais, a ganhador do Oscar por Despedida em Las Vegas. Promoveu uma reviravolta na carreira e passou a estrelar filmes de ação, um atrás do outro. De cara vieram sucessos: A Outra Face, Con Air, A Rocha. Aos poucos, o roteiro piorava e os clichês se repetiam. Ele pouco se importava e seguia em frente. Sem resistir a uma produção com um pé no trash, virou piada. "Mais um filme ruim de Nicolas Cage" se tornou lugar comum. Mas ele nunca havia se sujeitado a uma produção tão medíocre quanto O Apocalipse. E a palavra é esta mesma: medíocre.

É bem verdade que Cage, neste filme, até não está (tão) ruim assim. Seu piloto galanteador, com problemas no casamento, até oferece alguns momentos interessantes pela dubiedade inicial do personagem, impulsionada pela canastrice na arte da sedução. Sua responsabilidade maior é em ter aceito estrelar esta refilmagem; sem ele provavelmente o projeto não sairia do limbo.

O que mais impressiona em O Apocalipse é o quanto a produção é amadora. Seja em detalhes como uma fotomontagem grosseira em um porta-retrato ou nos efeitos especiais canhestros, passando pela trilha sonora manipuladora e por mensagens religiosas enfiadas goela abaixo do espectador. Logo nos 15 minutos iniciais o público já é brindado com uma discussão (???) sobre o papel do homem ao macular o mundo criado por Deus. Tudo sem sutileza alguma, com direito a dedo na cara e tudo o mais, onde leva quem falar mais alto. Por mais que a trama em questão possua um fundo religioso, há no filme uma necessidade de catequisar que incomoda - e muito! Só que, mesmo neste intuito, o filme fracassa pelo modo como a fé é apresentada: não há profundidade nem debate sobre o estado de espírito e sua importância, apenas sua utilização como meio de salvação. "Se você acredita em Deus, parabéns, seu lugar no céu está garantido. Se não, que pena, você vai sofrer na Terra mesmo". Um beabá tendencioso e interesseiro que subestima a inteligência do espectador.

Entretanto, os problemas maiores aparecem de vez é quando acontece o desaparecimento de milhões de pessoas, num estalar de dedos. É a hora do arrebatamento, de escolher quem fica e quem vai. O pânico se instaura por todo canto, causando os mais variados transtornos. No céu, Cage e sua tripulação precisam encontrar um meio de acalmar os passageiros. Em terra, sua filha (Cassi Thomson, perdida) precisa encontrar a mãe e o irmão sumidos. Ambos enfrentam problemas sérios, decorrentes da violência instaurada e também da imensa quantidade de situações absurdas. É hora também para que os passageiros discutam (a sério!) hipóteses insólitas como a possibilidade dos desaparecidos estarem invisíveis, de terem sido escondidos por algum ataque terrorista, de terem sido abduzidos... isto por um grupo de personagens absurdamente estereotipado. Em terra, a edição capricha nos saltos de tempo e de lugar, ressaltando mais uma vez o quão precária é a produção.

A bem da verdade, a trama de O Apocalipse poderia ser resumida em cerca de 20 minutos. Todo o restante é mera encheção de linguiça para trabalhar a questão do pânico e do desconhecimento sobre o que está acontecendo. Inclusive, a descoberta de que Deus está de alguma forma envolvido na história é feita de forma risível, ainda mais pela segurança com que é afirmada. Um punhado de diálogos piegas e um  desfecho repleto de falsa tensão completam este show de horrores. Nicolas Cage já fez muita porcaria, mas desta vez ele se superou: O Apocalipse é o fundo do poço que poderia chegar. Resta apenas torcer (rezar?) para que a anunciada sequência jamais saia do papel - pelo bem dos espectadores, de Cage e até do Espírito Santo. Amém.

• Eliane Maria da Silva Teixeira
      Eu não sou religiosa e gostei do filme, e só pensar que é um filme baseado em um história de um livro, e por acaso este livro é a Bíblia! Menos neurose meu povo! É uma história fictícia, apenas isso!!!
    • Benedicto Ismael C.
      Não acho que Apocalipse seja o pior filme de Cage, O filme Score to Settle, ajuste de contas, desapontou a muitos. Em Apocalipse as incoerências resultam da linguagem simbólica da Bíblia que contradiz muitas coisas impossíveis face as leis naturais da Criação. O tema se refere ao Apocalipse, as revelações de João. O Fim dos Dias não é o fim de tudo, mas o fim do prazo dado á humanidade para alcançar a Luz e sair das trevas. Os golpes das irradiações da Luz, com força até então jamais havida, representados pelos cavaleiros do Apocalipse, promoverão uma gigantesca aceleração dos efeitos das ações dos seres humanos, (a grande colheita) fazendo tudo oscilar afetando drasticamente a população do além e do aquém.
    • Cristopher
      bebedores de toddynho é top,mas vc esta certo ele falam essas coisas porque não sabem oque esta por vir,será um inferno na terra que eles vão passar
    • JamyMilanoTerra1
      Vai te lascar, travequinho!
    • Pedro Lucas
      O imbecil é você! Passa pano pra qualquer porcaria só pq exalta seu deuszinho.Vc não tem como ter um argumento para defender essa catástrofe.
    • Pedro Lucas
      pq n é assim que se faz um trabalho bem feito
    • Pedro Lucas
      Você ta cego??? O filme é AMADOR EM TUDO!!!TUDO antes do arrebatamento é encheção de linguiça IDIOTA que nao acrescenta nada, e quanto tempo é isso?? 30 minutos? Uma hora?TUDO é mal feito... passageiros que n se conhecem começam a conversar do nada, todos estereotipados, brigam do nada... fora que o avião é completamente mal feito! A cabine do piloto n é daquela forma, são passageiros de menos e um avião espaçoso demais para os lados...TUDO é defeito, a historia e os dialogos são um lixo amador sem tamanho e sim, é feito SIM SÓ PARA CATEQUIZAR goela abaixo.
    • Efraim Costa
      Belo comentário, cara!
    • Eduardo Machado
      O FILME É UMA MERDA!Feito para religiosos sem a preocupação de contestar as palavras de um pastor ou líder manipulador. O assunto tratado: arrebatamento, não é uma unanimidade religiosa. É muito contestado por teólogos sérios. Só algumas alas mais fundamentalistas dão crédito ao entendimento raso de pastores de esquina.Uma pena ver o Nicolas Cage indo tão fundo nessa bizarrice cinematográfica!
    • Senna
      O problema desse filme é a historia de merda, os atores estão até ok, mas a historia não tem como terminar de ver o filme...
    • Alex Lexton
      site de merda,critica incoerente,nivel baixo,não respeita um ator como Nicolas Cages,eu já assisti esse filme ele não é ruim.mas tambem não é lá grande coisa,esses merdinhas do sites ,esses viadinhosai são frescurentos!!
    • Alberto Carvalho
      Candidato a pior filme da história do cinema.
    • Bruno Padilha
      Acabei de ver esse filme e me encantei! Se eu tivesse visto a crítica antes, teria ido correndo ver e já teria visto há muito tempo, pois esses críticos militants esquerdistas anticristãos chatos bebedores de toddynho comunistas hipócritas sempre dizem o contrário da realidade. Podem criticar efeitos da produção, atuações, etc. mas a mensagem do filme´e excelente e contradiz por completo esse criticozinho que deve ter ficado com a carapuça doendo no cu por saber que irá pro inferno pra sempre sim! Dando um leve spoiler, como um personagem que é reverendo (ou pastor) da igreja do filme, inclusive, que não é arrebatado, já desmentindo essa análise tendenciosa. Não levem a sério os críticos ou façam o contrário do que eles dizem. A mídia é inimiga do povo!
    • D.j. L.
      Só acho um desrespeito ao Nicholas Cage desmerecer tudo o que o cara já fez pelo cinema, e falar que ele está no fundo do poço apenas porque ele fez um filme com temática religiosa.Eu pergunto: E DAÍ??Eu gosto do site adorocinema, mas na boa, essa crítica foi ridícula, totalmente parcial... vcs não analisaram a produção do filme, que tem bons efeitos SIM por exemplo. Vcs fizeram questão de apenas descer o cacête, sem argumento, apenas pra atacar a produção que vai contra o que vcs acham legal.NÃO SOU RELIGIOSO, NÃO VOU EM IGREJA ALGUMA, NÃO LEIO A BÍBLIA, ME INTERESSO E ESTUDO DEMAIS ASSUNTOS CIENTÍFICOS mas eu RESPEITO a crença das pessoas. Por mais que eu não acredite nas mesmas coisas, RESPEITO É BOM NÉ??? Essa galera LGBT extremista e o escambau fica pregando respeito, mas eles mesmos não respeitam ninguem (antes que vcs falem merda tenho amigos gays tambem, porém ao contrário da maioria eles respeitam o fato de eu nunca querer dar a bunda)Então o que REALMENTE ENCHE O SACO são críticas parciais como essa, sem analisar a produção e os atores envolvidos, e falar um monte de groselha apenas porque o tema não é o que vcs queriam que fosse.O que REALMENTE ENCHE O SACO eh querer enfiar goela abaixo que homem dando a bunda pra outro é que eh o certo, ou mulher colando velcro com outra eh que vai fazer nascer mais bebês... vão te catar!Adorocinema, na boa.. se eh pra fazer esse tipo de crítica direcionada, melhor nem fazer! Repito, gosto do site, muitas críticas são sérias e com conteúdo, mas essa crítica aqui foi uma MERDA. E não estou nem aí pro autor da crítica, foi uma merda mesmo e pronto. VAMOS VER SE VCS VÃO SER PELO MENOS MACHO E DEIXAR MINHA OPINIÃO AQUI SEM APAGAR A POSTAGEM.Cage eh, sempre foi e continua sendo um grande ator. E tem no mínimo uns 500 filmes piores que O Apocalipse_X_
    • Alessandro Thomé
      É que eu não queria te deixar sozinha.
    • Jhonatan Lance
      kkkkkkk você tambem é chato pra karalio
    • L4CR4D0R4
      e tem gente dizendo que o filme foi bom só por causa que fala da bíblia...
    • Maria Mercedes
      Felizes sao os ouvem e acartam como verdade. Mais apesar de Deus nos amar tanto, temos o direito ao livre arbitrio. Deus na sua infinita bondade, tem usado de muitas ferramentas para que todos tenha a opção consciente da sua escolha.
    • Maria Mercedes
      Assisti o filme e amei, e quanto as criticas.Entendo que nao e contra o filme e sim, a mensagem. Pois sempre incomodou muitos e nos tempos de hoje nao e diferente. Nos tempos de Noe foi a mesma coisas...era tido como louco e quando virao que tinha razao ja era tarde demais. Apocalipse 1.3 Bem aventurado aquele que ouvem as palavras desta profesia, e guardam as coisas que nela estao escritas; porque o tempo esta proximo.
    • Alessandro Thomé
      Até aqui a galera da religião vem azucrinar?Olha, eu não acreditava, mas agora acredito: o Diabo existe, e ele mora em cada um e vocês que rezam.Que gente chata do cacete!