Hannah Arendt - Ideias Que Chocaram o Mundo
    • Screen International
    • Variety

New York Times

por A. O. Scott

Seu clímax, em que Arendt defende-se contra os críticos, se equipara à algumas das grandes cenas de tribunal do cinema, e fornece um inteligente lembrete de que o trabalho para compreender o mundo é necessário, difícil e por vezes genuinamente heróico.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Folha de São Paulo

por Sérgio Alpendre

Com este "Hannah Arendt", Trotta encara um desafio e tanto --mostrar parte da história da pensadora alemã radicada nos EUA. [...] São momentos que ultrapassam a simples cinebiografia e fazem de "Hannah Arendt" uma ode ao questionamento e à inteligência.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

É admirável o modo como a veterana diretora [...] concilia a expressão da sutileza e da ambiguidade dos personagens com um estilo narrativo sólido e inexorável, daqueles em que um plano parece “exigir” o plano seguinte.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

O Globo

por Ely Azeredo

Da filósofa alemã, Von Trotta recorta uma fração da vida como residente em Nova York — e o faz com muita inteligência e afetividade. [...] Von Trotta oferece um retrato fascinante dessa personagem, às vezes contraditória, mas indispensável à compreensão da História.

A crítica completa está disponível no site O Globo

CineClick

por Daniel Reininger

Embora a discussão levantada seja interessante e renda bons diálogos, o ritmo lento, principalmente em seu início, pode não agradar a todos. [...] A cineasta tem posição clara a respeito das teorias e deixa pouco espaço para interpretações diferentes.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineweb

por Neusa Barbosa

Procurando não tomar partido da tese defendida por Hannah nos artigos e livro sobre Eichmann, o filme sem dúvida abraça a integridade pessoal e intelectual de sua fascinante protagonista.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Critikat.com

por Matthieu Amat

"Hannah Arendt", em seu gênero, é interessante e bem-feito, mas este gênero, precisamente, cria problemas. [...] É difícil evitar alguns riscos: "psicologização", "banalização", "espetacularização"...

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

As limitações do longa existem e estão bem à vista – mas nem são tão graves assim. Existe uma tendência ao academicismo [...]. Se às vezes inibe a emoção, o longa de Von Trotta não deixa de ser extremamente informativo sobre o percurso da biografada e intelectualmente estimulante.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

The Hollywood Reporter

por Deborah Young

Von Trotta parece emprestar um pouco do desdém por compromisso da personagem para desenvolver um roteiro útil que faz seu trabalho, revelando quem era Hannah Arendt [...] Não há nada de moderno ou extravagante para nos distrair do retrato de uma das mais importantes pensadoras do século.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Guillemette Odicino

Nós culpamos a diretora pelo didatismo: os flashbacks da paixão de juventude de Hannah por Martin Heidegger são acadêmicos [...] Von Trotta continua, com força, abrindo os olhos dos alemães para o seu passado, e suas grandes figuras femininas.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Críticos.Com.Br

por Luiz Fernando Gallego

Apesar do desempenho marcante da atriz Barbara Sukowa, o filme "Hannah Arendt", dirigido por Margarethe Von Trotta, sofre com um roteiro problemático assinado pela cineasta e por Pam Katz.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Screen International

por Dan Fainaru

O ato de pensar, em si, não é algo particularmente fotogênico [...] Isso pode explicar porque a tentativa de Margarethe Von Trotta em lidar com Arendt sob dois aspectos, filosófico e pessoal, no mesmo filme, embora seja bem pesquisado, parece mais uma palestra didática.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Variety

por Robert Koehler

A biografia de Arendt feita por Von Trotta parece um filme preso em outra época, apático e monótono, parecendo mais um esboço do que uma obra acabada.

A crítica completa está disponível no site Variety