O Capital
    • Télérama
    • Chronic'art.com

Folha de São Paulo

por Eleonora de Lucena

Alguns podem achar o resultado maniqueísta ou caricatural. Mas uma leitura atenta do noticiário mostra que a realidade, ainda que envolta em suposto glamour, é ainda mais escrachada que a ficção.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Cineweb

por Alysson Oliveira

A sagacidade da história está exatamente em retratar essa figura complexa e sua jornada e transformá-lo em uma figura típica de nossa era, fruto de um estágio do capitalismo que permite sua existência.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

Nesse filme maduro, e feito para um público em geral esquecido pelo cinema, o adulto inteligente, Costa Gavras mostra a antiga força do seu cinema. Sem ser panfletário, vai direto ao alvo e não mostra qualquer receio em afrontar o verdadeiro poder do nosso tempo.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

O Globo

por André Miranda

Como já havia feito em "O corte", Costa-Gavras consegue levar o espectador a nutrir simpatia por seu protagonista, por mais questionáveis que sejam seus atos. É aí que surge uma dúvida: será que as circunstâncias fariam com que todos nós tomássemos atitudes duvidosas?

A crítica completa está disponível no site O Globo

Variety

por Joe Leydon

Um ótimo melodrama passado no mundo contemporâneo das finanças e das trapaças, "O Capital" traz à tona nossas piores memórias da crise econômica de 2008.

A crítica completa está disponível no site Variety

Zero Hora

por Marcelo Perrone

Portanto, por mais absurdo e cruel que possam parecer certos movimentos da jogatina financeira e política do filme, o que se vê tem sólido embasamento no sistema que tensiona e pulveriza a economia de muitos países.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

CineClick

por Roberto Guerra

O cineasta também merece elogios pela habilidade insuspeita em transformar um drama sobre bancos e investimentos em algo atraente. Isso ocorre graças à dinâmica de thriller que dá à história...

A crítica completa está disponível no site CineClick

A Tarde

por João Carlos Sampaio

O cineasta trabalha com câmera oscilante, que parece denotar o desequilíbrio das instituições bancárias, o ambiente de podridão das negociatas, que sempre parecem colocar seus agentes no fio da navalha.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Critikat.com

por Alexis Gilliat

O filme caricatura, mas esta própria caricatura, por ser tão explícita (o que poderia lastimável), acaba atingindo o tom necessário para retratar personagens grosseiros. Depois, frequentemente, a oscilação do suspense basta para empolgar, fazendo esquecer o conto realista, teatral demais.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

Se o senso de oportunidade do cineasta é indiscutível, o mesmo não se pode dizer da eficácia política e do alcance estético de seus filmes.[...] Por trás (ou à frente) de uma trama financeira nebulosa [...] desenrola-se um drama humano bastante banal...

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

Revista de Cinema

por Gabriel Carneiro

“O Capital”, por oras, soa didático, querendo explicar e clarificar todos os pormenores das questões políticas e econômicas das fraudes, em outros momentos, sem saber como fazê-lo, simplesmente joga termos e jargões no meio do filme.

A crítica completa está disponível no site Revista de Cinema

Screen International

por David D'Arcy

Costa-Gavras oferece au público a mensagem que os executivos não são capazes de manter os seus valores, por causa do sistema em que trabalha. O filme não diz muito mais do que isso, e acaba revelando bem menos do que pode ser lido nos jornais.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Télérama

por Jacques Morice

Costa-Gavras não perdeu nada de sua indignação. Melhor. Pode-se discutir sobre o seu significado - que continua até hoje a defender a desregulamentação do mercado? [...] Seu objetivo é de entrar dentro do sistema financeiro, para se colocar no lugar do "inimigo" e ver como ele está organizado.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Chronic'art.com

por Vincent Garreau

Uma exibição impiedosa do mundo das finanças, mostrada pelos ângulos mais revoltantes. O que "O Capital" não percebe, é que a realidade descrita por ele coincide totalmente com os seus estereótipos.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com