Sammy: A Grande Fuga
    Legal
    Sammy: A Grande Fuga

Uma simpática aventura

por Roberto Cunha

A tartaruga Sammy já deu o ar de sua graça nos cinemas brasileiros no ano passado, na mesma época, e fez a festa da criançada que teve a oportunidade de assistir As Aventuras de Sammy. Produção belga destinada ao público infantil, essa sequência Sammy: A Grande Fuga dá um salto no tempo e apresenta o mesmo personagem, agora já adulto e com um netinho chegando no pedaço.

Se voce faz parte da turma que é seguidora fiel dos filmes da Pixar e costuma torcer o nariz para outras animações de estúdios diferentes, pode começar a exercitar a "nariba" porque o traço dos personagens continua o mesmo, os efeitos e o visual da produção, de uma maneira geral, também não mudaram muito. O roteiro é da mesma pessoa do filme anterior e a novidade na direção é a entrada de Vincent Kesteloot para dividir com Ben Stassen, que tocou o original. É muito importante frisar, porém, que deixar de levar a garotada para ver essa simpática aventura chega a ser um crime, porque não se pode esquecer que os critérios dos baixinhos são diametralmente opostos aos dos altinhos.

Na história de agora, Sammy e um amigo acabam capturados quando cuidavam dos netos, mas os pequeninos conseguem escapar, enquanto os adultos vão parar em um aquário enorme.

Lá, o vovôs conhecem um cavalo marinho marrento pacas, que tira a maior onda de líder do pedaço, pajeado por duas enguias asseclas e trapalhonas. O cara vive fazendo uns planos de fuga que nunca dão certo, mas agora vai ter a concorrência da dupla de quelônios veteranos e das tartaruguinhas, que lá fora também vão botar para quebrar na tentativa de salvar seus parentes e o resto dos prisioneiros. Assim, não faltarão pequenos conflitos e aquele climinha de suspense para mobilizar a diminutas mentes diante da telona.

Entre as eventuais referências mais visíveis para os grandões, além de O Poderoso Chefão, claras alusões aos personagens de Procurando Nemo, Happy Feet - O Pingüim e A Era do Gelo, entre outros. Na trilha, a curiosidade fica pela inusitada presença de "Rock the Casbah" (The Clash), "Rock Lobster" (B-52's) e, creio, até Jimi Hendrix. Esse temperinho extra vale mais para os grandinhos poderem curtir a aventura com os filhotes, que certamente vão se divertir na companhia dessa bicharada aquática, colorida e em 3D. Fuja do preconceito e deixe os pequenos encararem essa "grande fuga".