Las Acacias
    3,6
    Você assistiu Las Acacias ?

Phelipe V.
    Phelipe V.

Enviada em 18 de janeiro de 2014
    Las Acacias tem uma premissa muito simples, praticamente sem pretensão alguma, para contar a história de Rubén, um caminhoneiro que costuma fazer o trajeto do Paraguai até a Argentina, mas que, dessa vez, tem que transportar, por causa de um pedido de seu patrão, Jacinta e sua filha, Anahí (uma bebê encantadora, aliás). E é só isso. Não sabemos de onde Jacinta veio, e não descobrimos inicialmente para onde, ou porque, ela "vai". Passando-se em grande parte dentro de uma boleia de caminhão, descobrimos esses detalhes corriqueiros à medida que os personagens vão tomando conhecimento um do outro. À primeira vista pode parecer um filme chato, ou maçante, mas nunca é.

Mantendo a atenção o tempo todo em cima de seus dois protagonistas, o estreante Pablo Giorgelli tenta evidenciar a todo momento que, por trás daqueles olhos melancólicos e solitários, existem muitas camadas de complexidade. É verdade que há poucos diálogos ao longo dessa trajetória, mas eles não fazem falta na narrativa porque dentro dos espaços vazios do filme, muitas coisas são ditas. Os olhos de Jacinta e Rubén talvez digam mais do que as palavras que eles proferem. Entretanto, mesmo que não sejam prioridade na trama, quando ditas, as falas são verdadeiras descobertas. O fato, por exemplo, de Jacinta repetir algumas vezes que Anahí não tem pai deixa no ar dúvidas muito pertinentes.

Por meio dessa introspecção, a história contada vai bastante além do que soa em sua superficialidade. E é possível acompanhar o desenvolvimento dos personagens, que começam acanhados, quase que tentando não evidenciar perceber um a presença do outro, e, ao longo da trajetória, tudo mudar gradativamente e um carinho mútuo começar a surgir. Não há como negar a transformação desses personagens, e o diretor exemplifica isso em pequeníssimos atos, como por exemplo, o de entrar no caminhão. No início, podemos perceber Rúben de dentro da boleia, deixando que a mulher que ele teria que levar até Buenos Aires subisse, com todas as malas e a criança, por conta própria. Lá na frente, a cena é a mesma, mas a dinâmica é outra: o caminhoneiro se oferece para segurar a filha da acompanhante, para que ela pudesse subir e assim, se acomodasse com maior facilidade.

Surpreendentemente, é com a segurança na condução de seu filme que Pablo Giorgelli alcança um êxito que nem todo mundo consegue em seu primeiro trabalho. E, a bem da verdade, foge de diversos clichês do gênero road-movie, mas também não deixa de ser um exemplar dele. Não cai na pieguice e não tem grandes arroubos dramáticos, mas, ainda assim, é muito tocante. Um caso muito fino e plausível de uma obra que não faz, em momento algum, desses artifícios, uma necessidade. Muito pelo contrário, encontra na simplicidade, nas pessoas comuns, na ode ao que pode ser considerado banal, algo de profundo e poético.
    Beto M.
    Beto M.

Enviada em 2 de agosto de 2022
    Filme horrível: parado, sem história nem um mínimo diálogo que permita ao espectador ficar acordado. Não sei em qual tipo de pessoa que escreveu a sinopse: quem não assistiu ou quem assistiu, ficou indignado por 1,5 perdida de vida e faz o mesmo pra outros...
    E. Chavez
    E. Chavez

Enviada em 14 de outubro de 2021
    Filme simples, bem simples, até demais...estamos acostumados a filmes de "carona", de viagens espetaculares com grandes histórias contadas pelos protagonistas, mas esse vai na contramão e mostra uma outra abordagem...filme bem maçante, tedioso...a garota acaba propiciando alivios cômicos que salvam a lerdeza da trama, mas bem...não é muito...filme muito bem feito, pelos detalhes e tudo mais, mas cansativo de se ver.
    Claudia M.
    Claudia M.

Enviada em 23 de janeiro de 2014
    Simples, despretensioso, doce. Amei. Quero Anahí pra mim.
    Lara  L.
    Lara L.

Enviada em 18 de setembro de 2013
    A grande revelação do filme foi à pequena Anahi que surpreende pela simpatia e espontaneidade, o enredo e lento, por vários momentos me pequei cochilando. O filme deixou a desejar, são poucos os dialogo. Esse filme e prova que nem sempre a critica tem razão, quando cheguei à sala de cinema esperei ver bem mais. spoiler:
    Rafael d.
    Rafael d.

Enviada em 7 de outubro de 2013
    Apos ver a excelente pontuacao feita pelo site, fui assistir o filme e eita filme ruin do caramba! pra comeco de historia 80% do filme se passa dentro dum caminhao, e 80% do filme nao tem dialogo, somente o barulho do caminhao, depois a historia mais sem que nem porque, um caminhoneiro que da carona a uma mulher e acaba gostando dela, coisa mais banal. HORRIVEL e nao percam o tempo assistindo este LIXO