Capitão Phillips
    • Rubens Ewald
    • Variety

Almanaque Virtual

por Victor Monteiro

A tensão permeia a trama durante todo o filme, [...] tornando o longa uma saga quase interminável de injeção de adrenalina no espectador, sem menosprezar as ricas intervenções inventivas de narrativa e montagem.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinepop

por Pablo Bazarello

A obra de Greengrass não é artística a ponto de afastar os fãs do bom cinema entretenimento. Esse é um suspense que deixará qualquer tipo de público na beira da cadeira o tempo todo.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

New York Times

por Manohla Dargis

Ação e inteligência são igualmente as forças motrizes de "Captain Phillips", que, como nos filmes de Bourne do Sr. Greengrass, impacta primeiro com o seu estilo e, em seguida, com suas ideias.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por Rodrigo Fonseca

É um filme de maturidade, crítico aos EUA (“Vocês roubaram nossos peixes, tomaram nossos mares, por isso, de pescadores, viramos piratas”, diz Muse), com Hanks na plenitude.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Cinema com Rapadura

por David Arrais

Com “Capitão Phillips”, Paul Greengrass consegue realizar mais um excelente trabalho em sua competente filmografia, enquanto Tom Hanks entrega uma performance poderosa, talvez a melhor desde “Náufrago”.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Papo de Cinema

por Rodrigo de Oliveira

[Paul Greengrass e Tom Hanks] transformam um longa-metragem que poderia ser apenas mais um drama baseado em fatos reais em uma experiência nervosa, contundente e extremamente emocionante.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

A Tarde

por Bruno Porciuncula

O britânico Paul Greengrass é um diretor hábil em contar histórias tensas [...] Com a câmera nervosa - mas sem exageros nos movimentos - e enquadramentos na altura dos atores, dá-se a impressão de que estamos em um documentário e somos as testemunhas oculares da ação.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Chicago Sun-Times

por Susan Wloszczyna

Se você já quis experimentar como seria ser mantido refém por um bando de desesperados e perigosos piratas de alto-mar, [...] "Capitão Phillips" é provavelmente o mais perto que você vai conseguir, ou deseja obter.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Chronic'art.com

por Yal Sadat

Ao misturar uma direção de espetáculo épico e um olhar cirúrgico de ex-repórter, Greengrass quase confere uma forma a esta melancolia, e traduz a hesitação da América.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

CineClick

por Daniel Reininger

A agonia de Tom Hanks, que passa boa parte da narrativa sob a mira de uma arma, é transferida para os espectadores de forma intensa e cria uma espécie de transe enquanto esperamos pelo pior.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineweb

por Neusa Barbosa

O que torna "Capitão Phillips" um filme hipnotizante não é apenas a força de uma eletrizante história real, ou a interpretação magnética de Tom Hanks [...]. É, especialmente, o delicado equilíbrio que o diretor Paul Greengrass infiltra nas nuances tanto do refém quanto de seus captores.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de Minas

por Helvécio Carlos

Hanks é simplesmente perfeito ao longo de duas horas e 14 minutos de projeção. [...] A ação dos piratas e a tensão provocada pela invasão do navio e o sequestro do capitão, que passa horas no baleeiro até ele se tornar insalubre, é outro ponto alto do longa.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

Em vez de seguir o exemplo de um Oliver Stone, querer demonstrar alguma verdade oculta ou discutir razões ideológicas, "Capitão Phillips" prefere recuar para níveis mais elementares, nem por isso menos politizados.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Omelete

por Marcelo Hessel

O que impede "Capitão Philllips" de se tornar um filme panfletário contra o descaso com que o mundo trata a África, em boa medida, é que não há muito espaço para discursos - depois que a premissa se estabelece, o resto é ação.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Screen International

por Mark Adams

Um drama de ação empolgante e muito bem feito, comandado por uma atuação eletrizante de Tom Hanks [...] Paul Greengrass é um diretor talentoso e seguro, que compõe um verdadeiro tom de filme épico...

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Mark Kermode

Apesar de toda a estética de ação e da tensão eletrizante, este não deixa de ser um filme sobre a globalização, sobre o que acontece quando os muito pobres e os muito ricos se encontram nos caminhos da economia mundial. Tom Hanks apresenta a melhor atuação de sua carreira.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Paul Greengrass se destaca novamente na recriação de um capítulo perigoso da era pós 9 de setembro [...] "Captain Phillips" é uma adaptação pulsante do sequestro do capitão de um navio de carga americano por piratas somalis.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Zero Hora

por Marcelo Perrone

O filme, para o bem e para o mal, é de Hanks, que se impõe tanto nas sequências de genuína tensão quanto nos excessos melodramáticos que deságuam na espetacular operação de resgate que uma tropa de elite americana coloca em curso.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

É uma aventura decente, bem realizada, com bastante suspense e emoção. Não se esconde também o fato evidente que é outra propaganda norte-americana mostrando como seu serviço de Marinha (em particular os Navy Seals) neste governo Obama está a postos para proteger os cidadãos norte-americanos.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Variety

por Scott Foundas

Este docudrama ágil de Paul Greengrass impressiona, mas nunca consegue estabelecer a mesma conexão emocional com o espectador que o cineasta estabelecia em seus filmes precedentes.

A crítica completa está disponível no site Variety